Prazo para pagar inscrição do Enem 2021 acaba hoje; Veja como gerar GRU, o boleto do Exame

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o Enem 2021, e que não foram isentos da taxa de inscrição, têm até esta segunda-feira, 19, para realizar o pagamento da taxa.

Cindy Damasceno

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o Enem 2021, e que não foram isentos da taxa de inscrição, têm até esta segunda-feira, 19, para realizar o pagamento da taxa. Para confirmar a candidatura, os alunos devem gerar o GRU, a Guia de Recolhimento da União. O boleto, no valor de R$ 85, pode ser pago pela Internet ou presencialmente em agências bancárias, lotéricas ou agências dos Correios.

As inscrições do Enem 2021 se encerraram na última quarta-feira, 14. Caso a taxa de inscrição não seja paga, a candidatura é cancelada e não é possível realizar o Exame.

Continua após a publicidade

Como pagar a taxa de inscrição do Enem 2021

  • Primeiro, acesse o perfil do candidato na Página do Participante. É preciso possuir conta vinculada ao Governo Federal.
  • No menu do canto esquerdo, selecione a opção “Pagamento/Isenção”.
  • Na nova tela aberta, verifique a caixa de diálogo com a opção em azul. Clique em “Baixe seu boleto”.

Pronto! Agora, o documento pode ser pago via Internet Banking, ou presencialmente em agências bancárias, agências dos Correios e Lotéricas ainda nesta segunda.

Esqueceu a senha? Veja como gerar o Boleto do Enem 2021

Como a plataforma de inscrição do Enem está ligada à Conta Gov.br, é possível recuperar a conta. Estar com o acesso atualizado é importante porque somente a partir deste cadastro o candidato terá acesso à Página do Participante ou ao aplicativo do Enem. Dados como local de provas e Cartão de Confirmação de Inscrição só podem ser acessados através desta conta.

Veja como recuperar a senha a seguir:

  • Acesse a página inicial da Conta Gov.br.
  • Digite o CPF do candidato na seção “Acesse sua conta” e clique em Avançar.
  • Na próxima tela, clique em “Esqueci minha senha”
  • Para confirmar sua identidade, resolva os questionamentos em tela. O processo serve para garantir que o participante não é um robô.
  • Escolha a melhor forma de receber o código de verificação de recuperação da senha. Após selecionar a opção desejada para recuperação de senha, clicar em “Avançar”.
  • O candidato será direcionado para uma nova página para adicionar o código de verificação. Ao confirmá-lo, a plataforma irá direcioná-lo para tela de modificação de senha.

Ainda está com dúvida? O Enem possui um telefone para atendimento aos participantes, além de um canal virtual para perguntas frequentes. Basta ligar para 0800 616161, ou acessar o Autoatendimento.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o tema? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

One thought on “Prazo para pagar inscrição do Enem 2021 acaba hoje; Veja como gerar GRU, o boleto do Exame

  1. Bernardete

    Não vou pagar um boleto se eu estudei em escola pública

    Não sei pq que eu perdi a carência se e um direito que mim pertence
    Sou pobre não tenho dinheiro pra pagar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.