Prazo para pagar inscrição do Enem 2021 acaba hoje; Veja como gerar GRU, o boleto do Exame

Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o Enem 2021, e que não foram isentos da taxa de inscrição, têm até esta segunda-feira, 19, para realizar o pagamento da taxa.

Escrito por Cindy Damasceno

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, o Enem 2021, e que não foram isentos da taxa de inscrição, têm até esta segunda-feira, 19, para realizar o pagamento da taxa. Para confirmar a candidatura, os alunos devem gerar o GRU, a Guia de Recolhimento da União. O boleto, no valor de R$ 85, pode ser pago pela Internet ou presencialmente em agências bancárias, lotéricas ou agências dos Correios.

As inscrições do Enem 2021 se encerraram na última quarta-feira, 14. Caso a taxa de inscrição não seja paga, a candidatura é cancelada e não é possível realizar o Exame.

Como pagar a taxa de inscrição do Enem 2021

  • Primeiro, acesse o perfil do candidato na Página do Participante. É preciso possuir conta vinculada ao Governo Federal.
  • No menu do canto esquerdo, selecione a opção “Pagamento/Isenção”.
  • Na nova tela aberta, verifique a caixa de diálogo com a opção em azul. Clique em “Baixe seu boleto”.

Pronto! Agora, o documento pode ser pago via Internet Banking, ou presencialmente em agências bancárias, agências dos Correios e Lotéricas ainda nesta segunda.

Esqueceu a senha? Veja como gerar o Boleto do Enem 2021

Como a plataforma de inscrição do Enem está ligada à Conta Gov.br, é possível recuperar a conta. Estar com o acesso atualizado é importante porque somente a partir deste cadastro o candidato terá acesso à Página do Participante ou ao aplicativo do Enem. Dados como local de provas e Cartão de Confirmação de Inscrição só podem ser acessados através desta conta.

Veja como recuperar a senha a seguir:

  • Acesse a página inicial da Conta Gov.br.
  • Digite o CPF do candidato na seção “Acesse sua conta” e clique em Avançar.
  • Na próxima tela, clique em “Esqueci minha senha”
  • Para confirmar sua identidade, resolva os questionamentos em tela. O processo serve para garantir que o participante não é um robô.
  • Escolha a melhor forma de receber o código de verificação de recuperação da senha. Após selecionar a opção desejada para recuperação de senha, clicar em “Avançar”.
  • O candidato será direcionado para uma nova página para adicionar o código de verificação. Ao confirmá-lo, a plataforma irá direcioná-lo para tela de modificação de senha.

Ainda está com dúvida? O Enem possui um telefone para atendimento aos participantes, além de um canal virtual para perguntas frequentes. Basta ligar para 0800 616161, ou acessar o Autoatendimento.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o tema? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Bernardete

    Não vou pagar um boleto se eu estudei em escola pública

    Não sei pq que eu perdi a carência se e um direito que mim pertence
    Sou pobre não tenho dinheiro pra pagar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp