Quase 50% dos brasileiros cairiam em pirâmide financeira, aponta pesquisa; saiba como se proteger

Especialistas dão dicas sobre como se proteger e investir com mais segurança.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Golpes conhecidos como “pirâmide financeira” estão cada vez mais comuns. Segundo uma pesquisa feita pela ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) em conjunto com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quase 50% das pessoas cairia em um golpe de investimentos atualmente.

Além disso, um estudo recente conduzido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), aponta que 14% dos internautas brasileiros afirmam já terem perdido dinheiro em esquemas fraudulentos.

Pensando nisso, o iDinheiro reuniu dicas de especialistas sobre como se prevenir contra golpes financeiros como o da “pirâmide financeira” e como investir como mais segurança.

O que é o golpe de pirâmide financeira?

Como explica Mario Micucci, Pesquisador de Segurança de Computadores da ESET, os golpes de pirâmide são um esquema de negócios que se apresenta como uma oportunidade de obter um grande retorno econômico e que consiste em formar uma rede baseada na confiança.

Dessa forma, os novos participantes que ingressam o esquema, iludidos com a ideia de formar parte de um modelo de negócios atrativo, devem investir dinheiro e captar novos investidores que queiram fazer parte dessa rede.

Assim, é justamente com o dinheiro investido pelos novos participantes que os golpistas pagam aos mais antigos.

Saiba como se proteger desse tipo de golpe

Segundo a ESET, esse tipo de esquema é baseado na confiança. Nesse sentido, quando as pessoas percebem que aqueles que estão envolvidos, recebem o que foi prometido e são pessoas de confiança, como familiares ou amigos, elas ficam imediatamente tentadas a participar.

Por isso, é importante ficar atento para não cair nesse tipo de golpe, mesmo que se trate de pessoas conhecidas, já que os criminosos atuam pagando os primeiros investidores até que a rede cresça o suficiente e atinja novas vítimas.

A ESET também destaca que é possível identificar esse tipo de golpe pela promessa de altos lucros em períodos de tempo muito curtos, o que gera uma grande tentação.

Outro ponto importante é que os esquemas fraudulentos não se deterioram progressivamente. O sistema começa a funcionar até que um dia os criadores da bolha desaparecem e o sistema para de funcionar. Isso, logicamente, é difícil prever.

Como investir com mais segurança

Além desses cuidados, é importante ficar atento e pesquisar sobre as aplicações antes de começar a investir:

Mesmo que a empresa exista é preciso cuidado, pode ser que seu CNPJ esteja sendo utilizado como fachada para disfarçar um esquema fraudulento. É interessante ver sempre se a empresa está registrada em órgão oficiais, como é o caso da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)”, explica o CEO da Morais Advogados Associados.

Além disso, o especialista alerta que, para fugir desse tipo de golpe, o caminho é uma pesquisa minuciosa sobre um negócio antes de investir nele, sendo fundamental não se deixar enganar também com promessas de ganhos exorbitantes.

Outro ponto importante é ter cuidado com as promessas relacionadas ao mercado de investimentos. O especialista destaca que isso se tornou o disfarce ideal para novas pirâmides financeiras, apresentando ótimas condições através de supostos investimentos em ações na bolsa de valores e também de investimentos em criptomoeda, NFTS, etc.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre como se proteger do golpe da pirâmide financeira? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp