Agências do INSS terão funcionamento especial durante o final de ano

O funcionamento das agências do INSS e dos bancos será em esquema especial durante o Natal e o Ano Novo de 2020. Saiba mais.

Escrito por Rodrigo Salgado

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O funcionamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será em esquema especial durante as festas de final de ano. Por isso, os aposentados, pensionistas e demais segurados da Previdência Social deverão ficar atentos ao cronograma (confira abaixo).

Além disso, o telefone 135 também funcionará em horário reduzido. Nesse sentido, os cidadãos que precisarem de informações, solicitar benefícios ou agendar serviços durante o período deverão utilizar o aplicativo Meu INSS, nos celulares ou nos computadores.

Funcionamento das agências do INSS no final de ano

  • 24 de dezembro, véspera de natal: das 7h às 14h
  • 25 de dezembro: fechadas
  • 31 de dezembro: das 7h às 14h
  • 1º de janeiro: fechadas

O telefone 135 funcionará das 7h ás 22h nas vésperas do Natal e Ano Novo e não oferecerá serviços nos feriados.

Funcionamento dos bancos

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também divulgou o horário de funcionamento dos bancos durante as festas de Final de Ano.

O expediente será em horário especial, porém, dependerá da localidade no país.

Expediente em 24 de dezembro:

  • Estados com horário de Brasília: funcionamento das 9h às 11h
  • Estados com diferença de 1 hora em relação a Brasília: das 8h às 10h (9h às 11h no horário de Brasília)
  • Diferença de 2 horas em relação a Brasília: das 8h às 10h (10h às 12h em Brasília)

Ademais, não haverá expediente bancário nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. Ou seja, o último dia útil do ano com expediente para atendimento ao público será dia 30 de dezembro.

Outras funcionalidades como aplicativos, internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente.

Demais funcionamentos

O funcionamento de outros estabelecimentos – como comércios, shoppings, instituições públicas, etc – varia de acordo com determinações locais (Prefeituras e Governos de Estado). Por isso, procure informações em seu estado ou sua cidade.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro de todas as notícias  pelo seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp