“Dinheiro esquecido”: BC libera consulta e pedidos de resgate para novo grupo

Pessoas nascidas após 1983 podem consultar os valores disponíveis e solicitar o resgate. Ao todo, são estimados R$ 8 bilhões a serem devolvidos.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Central liberou nesta segunda-feira, 21, a consulta ao dinheiro “esquecido” para pessoas que nasceram a partir de 1984 ou empresas abertas após o mesmo ano. A consulta pode ser feita através do novo site Sistema Valores a Receber, criado pelo BC para consulta e agendamento de saldos esquecidos pelos brasileiros nos bancos.

De acordo com a autarquia, cerca de R$ 8 bilhões estão esquecidos em contas ou foram cobrados indevidamente, e devem ser devolvidos para os clientes, sendo 3,9 bilhões de “dinheiros esquecidos” na primeira fase e o restante, ao longo de 2022.

Banco Central libera consulta de “dinheiro esquecido”; confira o passo a passo

Calendário de liberação – Sistemas Valores a Receber

As consultas de valores e pedidos de resgate devem ser feitos de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa)Período de agendamento (consulta e resgate)Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 19687 a 11/312/3
Entre 1968 e 198314 a 18/319/3
Após 198321 a 25/326/3
Fonte: Banco Central

Como consultar o valor:

1. Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;

2. Use seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem valores a receber;

3. Caso tenha valores para receber, guarde bem a data que o sistema vai lhe informar.

Como solicitar o resgate do dinheiro “esquecido”

Depois de acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período previamente informados, siga o passo a passo para solicitar o resgate do valor:

1. Faça login no site com a sua conta gov.br (nível prata ou ouro). Se você ainda não tiver login gov.br, faça o seu cadastro gratuito no site ou pelo App Gov.br (disponível no Google Play e App Store). Lembrando que não é possível acessar o sistema com login Registrato.

2. Leia e aceite o termo de responsabilidade.

3. Verifique o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. 

4. Clique na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor por Pix em até 12 dias úteis. Nesse caso, você deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: Essa opção indica que a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. Nesse caso, você deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada, por TED ou DOC.

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

  1. Manoel Francisco

    Boa Noite eu preciso muito desse dinheiro tem como vc me ajudar amem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp