38% dos brasileiros buscam segundo emprego para fechar as contas, diz pesquisa; veja dicas para conseguir renda extra

Estudo da fintech Acordo Certo aponta que a principal motivação da busca por renda extra é o pagamento de dívidas, seguido do aumento das contas domésticas.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Cerca de 38% dos brasileiros foram obrigados a buscar uma renda extra para conseguirem fechar as contas do fim do mês, sendo que mais da metade (57%) iniciou as atividades por causa da pandemia. Os dados são de uma pesquisa da Acordo Certo, fintech especializada na recuperação de crédito.

Segundo o levantamento, as principais motivações das pessoas que multiplicaram as suas jornadas de trabalho são:

  • pagamento de dívidas (50%);
  • aumento das contas domésticas (30%);
  • perda do emprego fixo (17%).

De acordo com Bruna Allemann, educadora financeira da Acordo Certo, o segundo ponto está diretamente ligado ao contexto atual do Brasil: “Diante da incerteza econômica marcada pela queda da renda familiar e o aumento da pobreza no país, muitos precisaram recorrer a um segundo emprego para manter as contas da casa em dia”, explica.

Já o último ponto reflete a realidade de mais de 10 milhões de brasileiros. Conforme a última pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no Brasil chegou a 9,8% no trimestre encerrado em maio.

Diante desse cenário, o iDinheiro ouviu especialistas para entender o que levar em consideração na hora de procurar uma renda extra para complementar o orçamento financeiro.

Cuidados necessários com o orçamento financeiro

Como apontam tanto os dados da pesquisa quanto a educadora financeira Bruna, em um cenário de instabilidade econômica e alta da inflação, o orçamento mensal dos brasileiros não está sendo suficiente para sustentar todas as despesas da casa: “Nesta circunstância, as pessoas estão buscando por outras opções para fechar o mês no azul, sem dívidas para pagar”, complementa.

Nesse sentido, para além da escolha de uma renda extra, a especialista também alerta que é importante olhar para o orçamento financeiro e organizar as contas nesse momento:

“O descontrole precisa ser trabalhado racionalmente. Defina suas prioridades, gastar não é uma opção, a não ser que seja para você pagar as parcelas da sua negociação de dívidas. Muitas vezes o descontrole pode soar como a falta de comprometimento consigo mesmo e suas contas. Reverta o quadro, utilize a disciplina para se organizar financeiramente e crie hábitos saudáveis com o dinheiro”.

Pagamento de dívidas

Como dito anteriormente, a pesquisa aponta que metade das pessoas estão buscando uma renda extra para efetuar o pagamento de alguma dívida. Por isso, Bruna explica que utilizar a renda extra para sair das dívidas é uma boa solução para não continuar com as contas no vermelho:

“Use o dinheiro para arcar com dívidas específicas, que estejam consumindo a renda mensal. Antes de realizar o pagamento, é importante que o consumidor analise suas dívidas”.

Dessa forma, para quem possui mais de uma dívida, é importante analisar e entender qual é mais urgente, evitando prejuízos maiores ao bolso: “A conciliação de débitos deve começar pelas despesas essenciais como: alimentação, educação, transporte e moradia, que podem afetar no dia a dia da família”, completa.

Principais dicas para quem está em busca de renda extra

Ainda de acordo com a pesquisa da Acordo Certo, as principais atividades realizadas pelas pessoas que buscam renda extra são:

  • venda de comida (15%);
  • serviços freelancer relacionados à profissão (13%);
  • atividades domésticas (13%);
  • serviços de manutenção (13%);
  • venda de vestuário (12%);
  • venda de produtos de catálogo (11%);
  • motorista de aplicativo (8%);
  • serviços estéticos (8%).

Nesse sentido, segundo a líder de Conteúdo do iDinheiro Amanda Gusmão, que escreve guias e artigos com o objetivo de ajudar quem precisa ganhar uma renda extra, é necessário ter alguns cuidados importantes na hora de escolher qual atividade será realizada para complementar o orçamento:

“Existem alguns caminhos para quem deseja gerar renda extra. No entanto, para ter sucesso nesse projeto, é preciso identificar quais opções são confiáveis, lucrativas e, principalmente, compatíveis com a sua capacidade de investimento, seja de recursos financeiros, seja de tempo”, explica.

Por isso, confira as orientações e as dicas da especialista para quem está em busca de uma renda extra:

  • Cuidado com as ofertas de dinheiro fácil e rápido. Em muitos casos são tentativas de atrair um grande volume de interessados para promover outros serviços, ou seja, não é você quem ganha a renda extra, mas quem promove tal oportunidade.
  • Saiba que formas de ganhar dinheiro fácil como indicar novos usuários para redes sociais ou permanecer conectado em um jogo são opções com baixo retorno financeiro e que podem ter entraves na hora de receber os ganhos.
  • Entenda que para ganhar dinheiro extra, será preciso dedicar algum tempo da sua rotina, até mesmo para as oportunidades de ganhos pela internet. Em alguns nichos, inclusive, o valor conquistado será proporcional à dedicação.
  • Prefira atividades em que você tenha mais afinidade. Pessoas que não gostam de vender, por exemplo, podem atuar com prestação de serviços e conquistar a sonhada renda extra de forma agradável.
  • Verifique se a renda extra através de alguma atividade além da sua profissão é a melhor forma de aumentar os seus ganhos mensais, como a partir de investimentos de recursos disponíveis ou até mesmo através de uma transição de carreira que possa aumentar a sua remuneração principal.
  • A redução de despesas também pode ser um caminho interessante para garantir mais dinheiro no final do mês.

Ideias para obter renda extra

Além das dicas da especialista Amanda, a educadora financeira Bruna também listou algumas atividades que podem ajudar quem está em busca de ideias para obter renda extra: venda de itens pessoais, venda de doces e salgados nas redes sociais, transforme hobbies em dinheiro, utilize a criatividade para criar produtos artesanais, realize tarefas em empresas como freelancer ou até mesmo passeios com cachorros aos fins de semana.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, com dicas para renda extra? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp