Como usar o décimo terceiro salário com inteligência? Especialistas dão dicas!

A primeira parcela do décimo terceiro salário deve ser paga agora em novembro. Saiba como usar essa bonificação com mais eficiência!

Escrito por Júlia Ennes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Muitas empresas devem depositar a primeira parcela do décimo terceiro salário agora em novembro. O benefício é um alívio para o orçamento de muitos brasileiros que precisam quitar dívidas e arcar com as contas de final de ano

Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), quase 90% dos brasileiros pretendiam utilizar o 13º salário para quitar dívidas, em 2019. Em um ano como 2021, em que a pandemia da Covid-19 continuou impactando o país e os trabalhadores, o décimo terceiro pode ser um alívio ainda maior. 

Pensando nisso, iDinheiro conversou com especialistas em educação financeira para saber como usar o 13º salário com mais eficiência. Confira a seguir.

Cuidados para não se empolgar com o dinheiro extra do 13º

O décimo terceiro pode ser uma mão na roda para muita gente. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para não se empolgar demais com o dinheiro e acabar bagunçando as finanças.

Segundo o professor e coordenador de cursos de pós-graduação em finanças da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) Marcelo Cambria é importante que o 13º não seja visto como um recurso para extrapolar e sair da rotina. “É preciso entender que é um recurso tanto quanto os outros que entraram ao longo do ano e, portanto, tem que ser usado com inteligência”, afirma. 

Além disso o professor ressalta que é importante sempre seguir o planejamento financeiro. “Se a pessoa já tem um planejamento do tipo ‘com isso eu consigo pagar as contas e ainda reservar 30%’, ela deve fazer isso também com o 13º salário”, aconselha.

Já para a educadora financeira da Ativa Investimentos Bia Moraes, o décimo terceiro deve ser tratado como um extra. Portanto, na hora de se planejar, as finanças do dia a dia devem caber no salário mensal. “Acho que as finanças pessoais do dia a dia têm que caber no salário mensal – aquele salário que todo mês cai na sua conta. Já o 13º, acredito que ele tem que ser tratado como algo à parte”, afirma. 

A educadora financeira destaca ainda que o décimo terceiro pode ser usado para lidar com objetivos. “Por exemplo, se a pessoa está endividada, ela pode usar o 13º para quitar essa dívida. Se ela tem um objetivo para curto, médio ou longo prazo, pode usar o 13º para pelo menos atingir parte desse objetivo, se não der para usar para conquistar todo ele”, sugere.

Lei também: Antecipar décimo terceiro: entenda o que é e como funciona

Como usar o décimo terceiro com mais inteligência?

Segundo os especialistas consultados, planejamento é a palavra-chave para usar o 13º salário de forma mais eficiente e sem atrapalhar as finanças. Para Marcelo Cambria, utilizar o décimo terceiro com mais eficiência significa ser inteligente e definir certas prioridades. A principal dica é sempre quitar as dívidas para evitar maiores problemas no futuro.

“Se você tem dívida e ela conta com uma taxa alta, para que manter a dívida se você pode amortizá-la ou até quitá-la com o 13º? Se você está vendo que vai ter uma saída de caixa grande, por conta do início do ano, por que já não se planejar e guardar esse recurso em um instrumento de alta liquidez – como um CDB, que é corrigido a taxa DI – para que se tenha esse recurso com um pouco de valorização até a data em que você for usá-lo?”.

Bia Moraes destaca que é importante definir com antecedência o que será feito com a gratificação para não se deixar levar pelos desejos consumistas quando ela entrar na conta. “Antes mesmo de receber o 13º, a pessoa tem que se planejar e entender como está a vida financeira, quais metas ela tem, se tem alguma dívida para quitar. Organizar o que vai fazer, para não seguir os desejos consumistas- que sempre existem, porque seres humanos são seres impulsivos”, aconselha Moraes.  

Além disso, o planejamento também é importante para aqueles que estão pensando em se dar um presente ou presentear um amigo ou familiar. Cambria destaca que mais uma vez é importante ter certeza de que isso não vai atrapalhar suas finanças, tanto do mês corrente, quanto dos próximos meses. 

Saiba mais sobre o 13º salário

O décimo terceiro salário é uma garantia para todos aqueles que trabalham com carteira assinada (CLT). A partir de quinze dias de trabalho, o funcionário já tem direito a esse benefício, cujo valor é proporcional ao tempo de serviço. 

Conforme previsto na Lei 4.749 de 1965, o décimo terceiro pode ser pago em duas parcelas. A primeira deve ser paga entre fevereiro e novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro. Caso o empregador opte pelo pagamento em parcela única, ela deverá ocorrer até 30 de novembro.

Quer continuar acompanhando notícias que impactam o seu bolso? Assine a newsletter do iDinheiro e se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp