Celular roubado no Carnaval: Veja o que fazer para evitar maiores prejuízos financeiros

Especialistas da Kaspersky explicam o que fazer para diminuir prejuízos financeiros em caso de roubo ou furto do seu smartphone.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Depois de três anos sem Carnaval por causa da pandemia de Covid-19, a tradicional folia voltou a ocupar as ruas de todo o país em 2023. No entanto, apesar do clima de festa, é importante ficar atento aos possíveis roubos e furtos de celulares, documentos, cartões e demais itens pessoais.

Diante disso, o iDinheiro reuniu as principais dicas e informações sobre o que fazer caso tenha seu celular e documentos roubados durante o Carnaval 2023.

Teve o celular roubado? Saiba o que fazer

Segundo os especialistas da Kaspersky, a primeira coisa a ser feita caso o seu celular seja roubado é utilizar o IMEI. O International Mobile Equipment Identity ou IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é um código numérico único e global.

Ele está presente em aparelhos que se conectam às redes celulares, como smartphones, tablets e modems 4G ou 5G. Além disso, o número pode ser consultado na caixa do celular ou no adesivo em sua bateria.

“De posse dele, o usuário consegue bloquear o aparelho ligando para a operadora, bem como registrar um boletim de ocorrência. Além disso, esse número também serve para que, caso o celular seja encontrado, a polícia possa devolvê-lo”, explicam os especialistas.

O segundo passo é entrar em contato com as instituições financeiras para notificar que o telefone vinculado à sua conta foi roubado e peça o bloqueio de qualquer transação feito por este dispositivo.

“Repita esse processo para todas as instituições financeiras e comerciais, pois os criminosos podem tentar efetuar compras usando o dispositivo e a conta da vítima”, complementam.

icon

Como consultar o IMEI do celular?

É possível encontrar o IMEI do celular na caixa do aparelho ou no adesivo em sua bateria. Além disso, a consulta também pode ser feita discando o código *#06*#. Quem possui um aparelho iPhone também pode encontrar o IMEI na seção “Dispositivos” da Apple ID.

Veja o que fazer em caso de roubo e furto de documentos pessoais

Para além dos casos de celular roubado, o que pode acontecer durante o Carnaval e também em outros momentos do ano é o roubo de documentos pessoais, como RG e CNH.

Nesse caso, é importante realizar um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima ou, em alguns casos, pela internet. No caso de roubo de passaporte, o registro deve ser feito na Polícia Federal.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre o que fazer caso tenha o celular roubado no Carnaval 2023? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp