Carteira do Google lança pagamentos com QR Code no Brasil

Carteira do Google tem nova funcionalidade que busca democratizar o pagamento por aproximação. Entenda mais!

Escrito por Marcos Lourenço

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Google anunciou nesta terça-feira (14) o lançamento de uma nova funcionalidade do aplicativo Carteira do Google.

A nova função permite aos usuários do aplicativo realizar pagamentos com cartões cadastrados a partir da leitura do QR Code presente nas maquininhas de cartão.

Fique por dentro de todas as notícias sobre maquininhas no nosso grupo exclusivo do WhatsApp!

A intenção é tornar smartphones com o sistema Android, que não possuem a tecnologia NFC, capazes de fazer pagamentos digitais de débito e crédito por aproximação. O objetivo final é democratizar o acesso a uma tecnologia acessível somente a celulares equipados com a ferramenta NFC.

Segundo a International Data Corporation (IDC), cerca de 60% dos smartphones vendidos no Brasil nos últimos três anos não possuem essa tecnologia. Uma pesquisa realizada pela consultoria eMarketer, afirmou que apenas 25% dos brasileiros utilizam esse meio em 2023. Com essa nova função da Carteira do Google, o número de usuários que fazem pagamentos por aproximação deve aumentar. 

A novidade foi desenvolvida pela equipe global de engenharia do Google e o Brasil é o primeiro país a recebê-lo. O pagamento com QR Code funcionará com os cartões da maioria dos bancos brasileiros e com bandeiras das principais redes de cartões, sendo eles:

  • Elo;
  • Mastercard; 
  • Visa. 

A funcionalidade está disponível em pontos de venda, como lojas, que utilizam maquininhas de cartão das empresas como Cielo, Getnet e Rede – empresa de meios de pagamentos do Itaú Unibanco.

Como fazer pagamentos com a Carteira do Google

Para realizar pagamentos com a Carteira do Google, o usuário precisa baixar o aplicativo, adicionar um cartão de crédito ou débito. Após a adição, o app estará pronto para pagamentos por aproximação ou leitura de QR Codes.

Caso queira pagar usando o QR Code, vá até uma loja física e faça sua compra. Na hora do pagamento peça ao vendedor para gerar um QR Code. Após essa etapa, abra a Carteira do Google e selecione a opção ‘Pagamento por QR Code’ na tela inicial. Depois, aponte a câmera para a imagem e aguarde a leitura, confira os dados da compra e confirme a transação.

PagSeguro Moderninha Smart
PagSeguro Moderninha Smart

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre as novas funcionalidades do Google? Então, não deixe de participar do grupo do iDinheiro no WhatsApp sobre o tema e ativar as notificações push.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp