BC deixa de regular vale-alimentação e vale-refeição

BC espera mais competitividade e eficiência na oferta de vale alimentação e vale-refeição.

Escrito por Lilian Calmon

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O Banco Central (BC) retirou os benefícios de vale-alimentação e vale-refeição do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Com a mudança, que entra em vigor em 1º março, as empresas do setor não precisarão mais seguir regras específicas da autoridade monetária. Para os trabalhadores, não haverá impacto de imediato.

Atualmente, o mercado está concentrado em quatro grandes empresas: Alelo, Sodexo, Ticket e VR Benefícios. Com a retirada da regulamentação do BC, as exigências vão diminuir, permitindo que outras empresas, com um capital próprio menor, também participem dele.

Com informações do Valor Econômico e Extra.

Vale alimentação e vale-refeição: BC espera mais competitividade e eficiência na oferta desse serviço

Publicada em janeiro, a nova resolução do BC faz parte das iniciativas do governo para reduzir os custos operacionais do pagamento de alimentação aos trabalhadores das empresas privadas.

Em nota, a autoridade monetária disse que as recentes legislações trabalhistas e a Resolução n° 289 podem contribuir para um ecossistema de pagamentos mais equilibrado, mais competitivo e eficiente.

“Com isso, melhoram as condições para a expansão do universo de empresas que oferecem esse serviço e o desenvolvimento de novos modelos de negócios, beneficiando tanto os estabelecimentos comerciais que aceitam esse meio de pagamento, quanto os trabalhadores”, explicou o BC sobre a mudança.

Para Associação de Bares e Restaurantes, decisão é movimento natural

Para a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a decisão é um movimento natural e a medida está dentro do processo de otimização dos programas de benefício trazido pela Lei 14.442/2022.

Também em nota, o presidente-executivo entidade, Paulo Solmucci, afirmou que o próprio BC, em reuniões das quais participaram o Ministério da Economia, o Ministério do Trabalho e as empresas de vale-refeição e trabalhadores, já tinha manifestado que não cabia a eles regular.

“Entendemos que o Banco Central deixa claro, com essa norma, que se trata de programas que têm objetivos e normas que devam ser conduzidas pelos órgãos apropriados, em especial, o Ministério do Trabalho”, completou.

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso, como esta sobre BC deixar de regular vale-alimentação e vale-refeição? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp