Banco Central possibilitará conta-salário integrada ao PIX ainda neste ano

A conta-salário integrada ao PIX é uma das novidades do sistema de pagamentos do Banco Central. PIX por aproximação e Saque PIX são outras funcionalidades.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Na última quinta-feira, 28, o Banco Central anunciou que possibilitará ao longo deste ano a conta-salário integrada ao PIX.

No momento, somente usuários de contas corrente, poupança e pré-paga podem realizar operações por meio do novo sistema de pagamentos instantâneos.

Conta-salário integrada ao PIX

Durante a abertura da 12ª Reunião Plenária do Fórum PIX, o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, exibiu itens da agenda de inovações para o sistema.

Além de integrar a conta-salário ao PIX, o autoridade monetária também pretende incluir aplicativos de bancos na lista de contatos do celular, a fim de identificar com mais rapidez quem possui chave cadastrada.

“Isto visa a aperfeiçoar a experiência do usuário ao facilitar a identificação, entre seus contatos, de quem possui chave PIX registrada”, afirma o diretor.

O Banco Central também anunciou que irá criar uma ferramenta de devolução de recursos pelo provedor do recebedor, em situações de falhas operacionais ou fraudes.

“Enfatizo que essa é mais uma inovação que será agregada às regras PIX e trará proteção adicional para os usuários. Além disso, permitirá maior eficiência no processo de devolução de recursos indevidamente creditados”, explica Mello.

Outras funcionalidades do PIX

João Manoel também ressaltou outras funcionalidades do PIX que já haviam sido anunciadas pelo Banco Central. Alguns exemplos são o PIX por aproximação e Saque PIX, que possibilita o saque de dinheiro em espécie no comércio, por exemplo.

Além disso, haverá o iniciador de pagamentos no PIX, em que a organização será agregada ao open banking.

“O objetivo é permitir que os iniciadores possam ser participantes do PIX assim que todas as especificações técnicas que estão sendo definidas no open banking estejam implantadas”, destacou o diretor do Banco Central.

De acordo com ele, dois recursos funcionarão no segundo semestre de 2021: o débito automático e o PIX Garantido, que possibilita o parcelamento das compras.

“Continuaremos o desenvolvimento de novos produtos e aperfeiçoamento do que já está disponível, para termos um meio de pagamento que atenda cada vez mais às necessidades da sociedade brasileira e tenha uma diversidade crescente de casos de uso”, afirmou João Manoel.

No total, 737 instituições financeiras já fazem parte do PIX. Segundo o diretor, o processo de inclusão está aberto permanentemente e, no momento, Banco Central está analisando 40 pedidos de adesão.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp