Abono salarial 2023: Caixa abre consulta a lote extra; veja quem recebe

Pagamento será feito em 17 de abril; Ao todo, serão disponibilizadas 4,1 milhões de parcelas, totalizando R$ 4 bilhões.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Nesta segunda-feira, 10, a Caixa Econômica Federal (CEF) disponibilizou a consulta ao lote extra do abono salarial, pago no próximo dia 17 de abril. Segundo o calendário inicial, o pagamento será feito para as pessoas que nasceram nos meses de maio e junho.

Com o lote extra, os trabalhadores identificados após revisão de dados pelo Ministério do Trabalho e Emprego recebem na mesma data. Ao todo, serão disponibilizadas 4,1 milhões de parcelas, que totalizam R$ 4 bilhões.

Lote extra do abono salarial 2023

Segundo a Caixa, foram incluídos no lote extra trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril que não receberam o valor correspondente ao Abono Salarial no primeiro e segundo lotes em razão de alguma divergência identificada nos sistemas pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Além disso, no último dia 5 de abril, o Ministério do Trabalho e Emprego informou que incluiu mais 1,4 milhões de trabalhadores após uma revisão de dados.

Quem tem direito ao abono salarial

Tem direito ao abono salarial os trabalhadores que atendem aos seguintes critérios:

  • estar cadastrado no programa PIS/PASEP ou no CNIS (data do primeiro emprego) há pelo menos cinco anos;
  • ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • ter recebido até 2 (dois) salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado.
  • ter exercido atividade remunerada, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica/Governo) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou no eSocial do ano-base considerado para apuração.

Calendário de pagamentos atualizado do abono salarial 2023

O calendário de pagamentos do abono salarial 2023 foi divulgado em dezembro e segue o mês de nascimento do trabalhador, no caso de quem receber o PIS. Já receberam as pessoas que nasceram em janeiro, fevereiro, março e abril.

Calendário de pagamentos do PIS 2023

Nascidos emData da liberação do saqueData limite de saque
Lote extra (nascidos em janeiro, fevereiro, março e abril)17 de abril28 de dezembro
Maio17 de abril28 de dezembro
Junho17 de abril28 de dezembro
Julho15 de maio28 de dezembro
Agosto15 de maio28 de dezembro
Setembro15 de junho28 de dezembro
Outubro15 de junho28 de dezembro
Novembro17 de julho28 de dezembro
Dezembro17 de julho28 de dezembro
Fonte: Codefat

Como consultar o abono salarial PIS-Pasep 2023

Quem tem direito ao abono salarial pode consultar as informações sobre o valor do pagamento, a data e o banco de recebimento através dos seguintes canais:

  • Aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
  • Portal gov.br.

Os trabalhadores do setor privado, que têm direito ao PIS, também podem consultar as informações através dos aplicativos Caixa Trabalhador e Caixa Tem.

Já quem recebe o Pasep, também pode fazer a consulta através dos seguintes canais:

  • Portal do Banco do Brasil;
  • Central de Atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 729 0001 (interior).

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre o pagamento do lote extra do abono salarial 2023? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp