Maquininha PAN é boa? Descubra as taxas, vantagens e como comprar!

Saiba os principais detalhes da maquininha PAN, veja as vantagens, desvantagens e valores e confira se a opção vale a pena!

Escrito por Thainá Cunha

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


A maquininha PAN não está disponível no catálogo da marca. Conheça outras alternativas parecidas com ela!

idinheiro-logo Maquininha Pan
maquina-Banco-Pan

Saiba Mais
CustoO preço era 12x de R$4,90, mas a maquininha não está disponível para aquisição atualmente.
TarifaA partir de 1,48% no débito, de 3,50% no crédito à vista e de 4,49% no crédito a prazo.
Principais vantagensBaixo custo de aquisição
Não requer CNPJ
NFC
Principais desvantagensAceita poucas bandeiras
Requer conta no Banco PAN
Tipo de conexãoChip ou Wi-Fi 
BateriaLonga duração
ComprovanteVia SMS
Volume de vendasBaixo

Para empreendedores que buscam ampliar suas formas de pagamento, a maquininha PAN pode ser uma alternativa interessante e acessível. O recurso não está disponível para compra no momento, mas como oferece soluções atrativas para quem precisa de uma maquininha de cartão simples e fácil de usar, vale a pena saber como ela funciona, caso volte ao estoque.

Além disso, embora o serviço não esteja entre os líderes do segmento atualmente, pode trazer uma série de benefícios para os clientes do banco que contratarem a ferramenta. Nesse caso, vale a pena conhecer mais sobre as suas funcionalidades e principais vantagens.

Pensando nisso, nós preparamos um conteúdo especial com tudo que você precisa saber sobre a maquininha PAN antes de incorporá-la aos seus negócios. Entenda mais sobre suas taxas, funções disponíveis e como solicitar a sua!

A maquininha PAN é boa? 

Em um primeiro momento, pessoas que estão em busca da melhor máquina de cartão de crédito para o seu negócio podem se perguntar se a maquininha PAN é boa. Apesar de não estar consolidada no mercado como uma das líderes nesse segmento, o serviço faz parte do catálogo de uma das instituições financeiras mais conhecidas do Brasil.

Assim, é possível analisar mais sobre os seus recursos e funcionalidades, além de outras considerações que podem ajudar a determinar se a maquininha pode atender às suas necessidades.

Com duas modalidades, atualmente, a maquininha PAN faz parte do conjunto de soluções do Banco PAN, que, em 2011, passou a fazer parte do grupo BTG Pactual. Por esse motivo, suas operações também se tornaram digitais, de modo que a solicitação e o gerenciamento das atividades da máquina são feitos pelo aplicativo.

Ademais, os valores de pagamento são enviados diretamente para a conta do cliente, que pode utilizá-los já como saldo disponível. Em termos técnicos, a maquininha PAN apresenta todas as principais funcionalidades desse recurso, incluindo tecnologia NFC, para pagamentos por aproximação e visor digital.

Sua bateria é de longa duração, o que a torna ideal para vendas externas ao estabelecimento. E ainda, ela é uma alternativa interessante de máquina de cartão de crédito para autônomos e microempreendedores individuais.

Em termos de taxas de serviço, suas tarifas são competitivas, com valores acessíveis semelhantes aos praticados no mercado. E não é necessário possuir smartphone para utilizar a maquininha PAN, uma vez que ela acompanha chip com plano gratuito e funciona com Wi-Fi.

No que se refere a prazos, após o pedido, a maquininha PAN é enviada ao cliente em até 15 dias úteis, com todos os equipamentos necessários. Enquanto isso, o vendedor já poderá acessar outros recursos da Turbo PAN em seu celular, incluindo a conta de recebimento dos pagamentos. No geral, a maquininha PAN é boa para quem busca um equipamento com as principais funcionalidades e tarifas acessíveis.

Quais as vantagens da maquininha PAN?

Além das características técnicas do equipamento, conhecer os pontos positivos desse serviço ajuda o vendedor a escolher a melhor alternativa para o seu perfil. Por isso, veja os principais benefícios que acompanham a maquininha:

Não precisa ter CNPJ

Grande parte das maquininhas de cartão de crédito exigem que o vendedor possua um CNPJ ativo para adquirir o aparelho. Porém, a maquininha do Banco PAN não possui essa exigência, permitindo que pessoas físicas também solicitem o recurso.

Dessa forma, autônomos informais e profissionais independentes também podem oferecer essa forma de pagamento para os seus clientes, por exemplo. Quanto aos recebimentos, eles caem diretamente na conta PAN do vendedor, sem necessidade de adicionar outros dados ou possuir uma conta corrente jurídica.

Praticidade

A maquininha PAN oferece uma série de praticidades para o vendedor, que permitem utilizar o serviço mais facilmente no dia a dia. Podemos citar a bateria de longa duração e a conexão com chip permitem o uso da maquininha fora do estabelecimento, para vendas externas sem necessidade de outros equipamentos junto.

Além do mais, mesmo que seja um modelo mais simples, para um baixo volume de vendas, a maquininha também permite pagamentos por aproximação.

Vale ainda referir que o vendedor não precisa transferir nenhum recurso, uma vez que as movimentações são debitadas diretamente na sua conta. E ao trabalhar com as principais bandeiras do mercado, a maquininha também oferece mais alternativas para os clientes escolherem, aumentando as possibilidades de vendas do negócio.

Portal de vendas

Outra vantagem interessante da maquininha PAN é o Portal de Vendas, uma plataforma exclusiva para o vendedor acompanhar seus recebimentos e movimentações. A página está diretamente associada ao perfil do negócio, e apresenta um extrato completo de todas as vendas dentro de determinado período.

Dessa forma, o responsável poderá realizar a conferência dos valores e monitorar seu fluxo de vendas com mais facilidade. Ainda, a plataforma está diretamente conectada à conta corrente do empreendedor, contabilizando seus lucros e pagamento de taxas, por exemplo.

Caso o vendedor realize vendas parceladas, o portal também informará sobre todas as parcelas já recebidas e a receber, permitindo um controle financeiro muito mais completo e eficiente.

Quais os pontos negativos dessa máquina?

Por outro lado, também existem alguns pontos negativos que podem influenciar na experiência do vendedor. Nesse caso, vale a pena conhecer essas desvantagens antes de tomar uma decisão e escolher a maquininha PAN definitivamente. Confira as principais ressalvas quanto ao equipamento e seus recursos:

Poucas bandeiras

Até o momento, a maquininha PAN trabalha apenas com as principais bandeiras do mercado. Isso permite que um grande número de clientes possam realizar pagamentos por meio do aparelho, uma vez que inúmeros cartões de crédito e débito operam com essas bandeiras.

No entanto, a falta de diversidade pode ser um problema, uma vez que o vendedor pode comprometer sua venda se a maquininha não aceitar determinada bandeira do cliente. A maquininha PAN por exemplo, o, ainda não aceita vale-refeição e vale-alimentação.

Nesse caso, a opção se torna inviável para profissionais e empreendedores que atuam no ramo alimentício, por exemplo, uma vez que o pagamento não é aceito pela maquininha. No futuro, existe a possibilidade de parcerias com novas bandeiras. Mas, no momento, o catálogo reduzido da maquininha PAN ainda pode ser um ponto negativo.

Ainda, o equipamento não possui alternativa de pagamento com QR Code, uma opção que está se popularizando entre os consumidores. Para isso, seria necessário possuir uma tela digital e disponibilizar a conexão necessária com aplicativos de pagamento.

Precisa ser cliente PAN

Outro ponto negativo quanto à maquininha PAN é que é necessário ser cliente PAN para solicitar o equipamento e acessar suas ferramentas. Isso porque os recebimentos e cadastro do vendedor estão diretamente vinculados a sua conta digital na instituição.

E, uma vez que não é necessário ter um CNPJ para contratar o serviço, qualquer pessoa física pode ter acesso ao aparelho, desde que possua uma conta aberta no Banco PAN. Esse requisito pode ser um ponto negativo para empreendedores e pessoas que buscam uma alternativa de maquininha com menos burocracia.

Nesse caso, é preciso enviar uma proposta de abertura de conta e aguardar aprovação, para, em seguida, poder solicitar o serviço. Além de burocrático, também pode ser um processo demorado, pouco prático para quem tem urgência em contratar esse tipo de equipamento. Porém, tal requisito também é solicitado por outras fintechs que oferecem maquinhas, como é o caso da máquina do C6 Bank.

Suporte não é 24 horas

Ainda, algumas pessoas apontam a falta de suporte 24 horas como uma desvantagem. A equipe de especialistas que cuida de assuntos sobre a maquininha PAN atende solicitações somente em horário comercial. Assim, problemas excepcionais não são atendidos imediatamente, e podem gerar certo prejuízo para o vendedor, caso ele tenha urgência em receber uma resposta do suporte.

Qual a taxa de juros da maquininha PAN?

Outra característica importante que o vendedor deve conferir antes de contratar a maquininha PAN são as suas taxas de juros, pois toda ferramenta que possibilita pagamentos com cartão de débito e crédito apresenta tarifas correspondentes ao serviço da máquina. Logo, se o empreendedor estiver em busca da maquininha com as menores taxas e o melhor custo-benefício, deve se atentar para os valores praticados.

Atualmente, a maquininha PAN cobra 1,48% do valor para compras no débito. Enquanto isso, os valores no crédito à vista são a partir de 3,50% e de 4,49% a prazo. Um diferencial da maquininha é que as taxas de recebimento de compras à vista e no parcelamento permanecem as mesmas. Mas, cada parcela acompanha um valor adicional variável. Por isso, vale a pena conferir a tabela de tarifas completa da instituição, para confirmar as porcentagens.

Quais bandeiras a maquininha Banco PAN aceita?

É indispensável para um vendedor conferir as bandeiras que a maquininha PAN aceita. Visto que são essas operadoras que permitem que o cliente faça o pagamento da compra no equipamento, além de verificar quais as empresas de cartão de crédito parceiras da máquina de cartão do Banco PAN. Atualmente, as bandeiras são:

  • Mastercard;
  • Visa;
  • American Express;
  • Hipercard;
  • Elo.

As bandeiras são válidas para compras no débito, crédito à vista e crédito parcelado, de acordo com a disponibilidade de cada cartão do cliente.

A maquininha PAN é confiável?

A princípio, é possível determinar que a maquininha PAN é uma ferramenta confiável, e, caso o empreendedor esteja buscando essa forma de pagamento para incluir em seu negócio, as funcionalidades podem atendê-lo.

No entanto, muitas pessoas procuram analisar, também, a credibilidade da empresa e do serviço antes de contratá-lo. Dessa forma, é possível elaborar uma análise mais completa sobre o recurso, e determinar se ele, de fato, vale a pena.

Para isso, existe a possibilidade de conferir alguns depoimentos no Reclame Aqui, a principal plataforma de avaliações e reclamações do Brasil, onde o site permite que usuários e clientes da maquininha PAN opinem sobre suas experiências e atribuam notas para o atendimento e para a qualidade da instituição.

Embora o recurso não possua uma página própria de avaliação, o Banco PAN, de forma geral, apresenta médias de classificação. Até o momento, sua nota geral no Reclame Aqui é 7.4, considerada boa. Também conta com os seguintes índices:

  • 99,2% de reclamações respondidas;
  • 77,2% de soluções encontradas;
  • 61,3% dos clientes afirmaram que voltariam a fazer negócio no futuro.

Enquanto isso, existem algumas reclamações abertas sobre a maquininha PAN, especificamente que indicam falta de informações no momento da contratação, além de dificuldades para utilizar alguns recursos que acompanham o equipamento.

Qual é a maquininha do Banco PAN?

idinheiro-logo Maquininha Pan
maquina-Banco-Pan

Saiba Mais
CustoO preço era 12x de R$4,90, mas a maquininha não está disponível para aquisição atualmente.
TarifaA partir de 1,48% no débito, de 3,50% no crédito à vista e de 4,49% no crédito a prazo.
Principais vantagensBaixo custo de aquisição
Não requer CNPJ
NFC
Principais desvantagensAceita poucas bandeiras
Requer conta no Banco PAN
Tipo de conexãoChip ou Wi-Fi 
BateriaLonga duração
ComprovanteVia SMS
Volume de vendasBaixo

No momento, a maquininha PAN leva o nome de Turbo PAN sem bobina, sendo o único modelo disponível para contratação.

Trata-se de uma categoria simples de serviço, que já acompanha Wi-Fi e chip de plano gratuito, para utilização sem necessidade de smartphone.

No momento, a maquininha PAN leva o nome de Turbo PAN sem bobina, sendo o único modelo disponível para contratação.

Trata-se de uma categoria simples de serviço, que já acompanha Wi-Fi e chip de plano gratuito, para utilização sem necessidade de smartphone.

Dessa forma, o vendedor poderá realizar os pagamentos com a conexão que preferir.

Além disso, a maquininha PAN também disponibiliza a tecnologia de aproximação, que torna a leitura dos dados do cartão mais simples e prática.

Após a confirmação do pagamento, a Turbo PAN envia o dinheiro em até 1 dia útil para a conta do vendedor.

Todas as movimentações estão disponíveis em tempo real pelo portal de vendas, acessível para o vendedor depois que ele adquire a maquininha.

De modo geral, trata-se de um equipamento simples, semelhante a outros modelos do mercado, com bateria ideal para vendas externas e tamanho adequado para transporte.

Seu valor, atualmente, é de 12x de R$4,90, um preço acessível e que compete com outros nomes de maquininhas baratas.

Ainda, após comprar o equipamento, o vendedor não precisará pagar nenhum tipo de aluguel ou mensalidade.

Maquininha Turbo PAN com bobina

Enquanto isso, o Banco PAN já anunciou um segundo modelo de maquininha de cartão de crédito, que será lançado em breve.

Trata-se da Maquininha Turbo PAN com bobina, uma categoria que acompanha o recurso de impressão do comprovante.

Apesar de ter um tamanho maior, ela também poderá ser utilizada para vendas externas, pois funciona com Wi-Fi ou chip.

Além disso, seu visor também conta com a tecnologia NFC, para pagamentos contactless, e possui as mesmas funcionalidades da maquininha PAN sem bobina, com depósito dos recebimentos em 1 dia útil.

No site da instituição, a máquina Turbo PAN com bobina está anunciada pelo valor de 12x de R$16,90, mas ainda não está disponível para contratação.

Como adquirir a maquininha do Banco PAN?

Maquininha PAN Sem bobina
Maquininha PAN

No momento, não é possível fazer o pedido da maquininha PAN, mas quando ela estava disponível, a solicitação era realizada no site da marca .

Quais são as maquininhas com as mesmas funções da PAN?

Maquininhas parecidas com a PANTaxas e preços
Minizinha-NFC
Minizinha NFC

Solicitar
Débito: 1,99%
Crédito à vista: 3,19%
Crédito Parcelado: 3,79% 
Preço: 12x R$ 1,90
Ton-T1
Ton T1

Solicitar
Débito: 1,99%
Crédito à vista: 4,99% 
Crédito Parcelado: 9,91%
Preço: 12x de R$ 1,90
imagem da maquininha de cartão point mini NFC
Point Mini NFC 1

Solicitar
Débito: 1,99%
Crédito à vista: 3,03%
Crédito Parcelado: 3,60%
Preço: 12x de R$ 2,49
imagem da maquininha SumUp Top
SumUp Top

Solicitar
Débito: 1,35%
Crédito à vista: 3,00%
Crédito Parcelado: 4,30%
Preço: 12x de R$ 4,90
Imagem da máquina de cartão superget com chip wifi
Get Renova sem bobina

Saiba Mais
Débito: 1,89%
Crédito à vista: 2,99%
Crédito Parcelado: 5,74%
Preço: 12x de R$ 14,90

A maquininha Banco PAN vale a pena?

Definir se a maquininha PAN vale a pena é uma análise que depende, principalmente, das impressões pessoais de cada pessoa.

Afinal, ela irá avaliar as características e funcionalidades da maquininha de acordo com o que busca nesse serviço, definindo se ela é interessante ou não para o seu perfil.

Nesse caso, a conclusão pode variar de acordo com as determinações de cada vendedor ou empreendedor que avaliam a maquininha.

Por outro lado, existem alguns fatores práticos que podem ajudar nessa análise. 

Por exemplo, em termos técnicos, a maquininha PAN cumpre o seu papel, trabalha com as principais bandeiras do mercado e possui taxas competitivas, semelhantes a outros serviços concorrentes.

Além disso, permite o recebimento dos valores em até 1 dia útil, e conta com um portal de vendas exclusivo para que o vendedor possa acompanhar suas movimentações.

No entanto, ela também conta com algumas limitações, como a necessidade de ser cliente PAN para solicitar o serviço, e possuir apenas um modelo disponível no momento.

Isso restringe as opções do vendedor, que pode ter outras preferências e não ser totalmente contemplado pelo equipamento.

Nesse caso, vale a pena considerar a maquininha PAN entre as suas alternativas, se estiver em busca de um aparelho simples e prático para o dia a dia.

No entanto, a opção pode ser mais vantajosa para pessoas que já são clientes da instituição, e precisam de uma maquininha mais acessível.

O baixo volume de vendas e a falta de recursos adicionais podem acabar tornando outras alternativas mais interessantes, de modo que o mais recomendável é, de fato, comparar cada maquininha para descobrir a que melhor combina com você.

Dessa forma, poderá aproveitar integralmente os benefícios dessa forma de pagamento no seu negócio, e potencializar as suas vendas.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em tempo real!

Perguntas frequentes

  1. Qual é a maquininha do Banco PAN?

    A maquininha PAN leva o nome de Turbo PAN sem bobina, sendo o único modelo disponível para contratação. Trata-se de uma categoria simples de serviço, que já acompanha Wi-Fi e chip de plano gratuito, para utilização sem necessidade de smartphone.

  2. Qual a taxa de juros da maquininha PAN?

    As taxas de juros da maquininha PAN são de 1,88% no débito e a partir de 3,76% no crédito.

  3. Quais as vantagens da maquininha PAN?

    A maquininha do Banco Pan possui tecnologia NFC, visor digital, bateria de longa duração, taxas acessíveis e portal de vendas. Ainda, não é preciso ter CNPJ para adquirir essa opção.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp