Veja 5 opções de empréstimos para empresas iniciantes e saiba como escolher a melhor!

Quer saber quais são os tipos de empréstimos para empresas iniciantes? Leia o nosso artigo completo sobre o assunto e aprenda a selecionar o melhor!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Entender quais são os tipos de empréstimos para empresas iniciantes é o primeiro passo para quem precisa de crédito para o seu negócio. Logo, conhecer as principais alternativas e quais as diferenças entre elas ajuda a avaliar a opção mais adequada.

Nesse artigo, apresentamos as informações que você precisa saber sobre linhas de crédito, empréstimo com garantia, antecipação de recebíveis, empréstimo pessoal e investidores.

Continua após a publicidade

Continue a leitura para saber mais!

5 alternativas de empréstimos para empresas iniciantes

Saiba como funciona cada uma das modalidades de crédito PJ e como escolher a mais indicada para o seu caso!

Linhas de crédito

Um dos principais empréstimos para empresas iniciantes é a linha de crédito. Essa opção é disponibilizada por:

Continua após a publicidade

Os valores, juros e prazos das linhas de crédito variam conforme a instituição. Assim, ela é capaz de atender o MEI e pode funcionar como um empréstimo para abrir empresa. Dentre as principais linhas ofertadas, as principais são as da Caixa e do BNDES.

A Caixa, em parceria com o Sebrae, oferece crédito para novas empresas por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE). Além disso, o banco também conta com o Microcrédito Produtivo Orientado.

Por sua vez, o BNDES possui um empréstimo para abrir empresa, com financiamentos de até R$ 20 mil para microempreendedores formais e informais.

Já as possibilidades de recursos concedidos pelos governos podem ser consultadas nos estados e municípios. Com relação à essas opções, é importante lembrar que elas podem ser interessantes para quem busca esse tipo de empréstimo.

Continua após a publicidade

Afinal, em alguns casos, há incentivo para o desenvolvimento de novos empreendimentos por parte dos governos, o que pode significar taxas e condições melhores.

Empréstimo com garantia

Outra escolha que pode ser mais acessível para quem busca empréstimos para empresas iniciantes é o empréstimo com garantia.

Nessa alternativa, tanto imóveis quanto veículos podem servir como forma de afiançar o crédito. Portanto, uma vez que há menos risco na concessão dos recursos financeiros, o custo do empréstimo diminui.

Essa modalidade já era praticada nos empréstimos pessoais, principalmente por bancos e instituições tradicionais. Mas, recentemente, se tornou ainda mais atraente com a diversificação de alternativas e a facilidade na contratação.

Continua após a publicidade

Assim, o empréstimo para empresa da Creditas é um dos exemplos de empréstimo com garantia que conta com algumas dessas vantagens.

Antecipação de recebíveis

Adiantar o recebimento dos lucros da empresa também é uma opção para os pequenos negócios. Com a antecipação de recebíveis, os valores a serem recebidos funcionam como garantia de pagamento do crédito ofertado.

Dessa forma, é possível contar com taxas reduzidas e menos burocracia durante a contratação. Assim, quem possui uma conta jurídica PJ pode avaliar os prós e contras de contar com esse suporte.

Em instituições como o Itaú, esse é um dos modelos de empréstimos para empresas iniciantes que são oferecidos para os correntistas.

Continua após a publicidade

Além disso, a antecipação de recebíveis também é disponibilizada por outros agentes e até mesmo por máquinas de cartão de crédito.

No entanto, mesmo que seja um recurso mais simples de se obter, vale a pena lembrar dos custos envolvidos nessa operação e que podem impactar nas contas do negócio.

Empréstimo pessoal

O empréstimo para pessoa física é concedido diretamente para o proprietário ou sócio do negócio e, em alguns casos, pode ser usado para investimento na empresa.

Assim, é possível solicitar crédito em instituições como Creditas e Lendico e aplicar o valor no empreendimento. Isso pode facilitar a burocracia para quem solicitou um empréstimo como PJ e não conseguiu ou precisou de valores mais altos.

Continua após a publicidade

Outro ponto interessante dessa alternativa é que há mais ofertas desse tipo de crédito, o que pode torná-lo mais econômico.

Mas, conforme a solução escolhida, pode ser necessário comprovar o destino do recurso, como acontece nos bancos e instituições mais tradicionais.

Investidores

Por fim, um dos empréstimos para empresas iniciantes que vale a pena ser considerado são os investidores.

Continua após a publicidade

Com a ajuda de investidores-anjos, por exemplo, é possível obter o crédito necessário para alavancar a empresa. Em alguns casos, pode ser fundamental contar com esse tipo de aporte para garantir a sustentação do negócio.

Porém, também é preciso considerar que esses investidores podem receber até 50% dos lucros da sociedade durante cinco anos, como prevê a lei.

Então, os pontos positivos e negativos dessa escolha devem estar claros antes de se optar por ela.

Como escolher a melhor opção?

Escolher entre as alternativas de empréstimos para empresas iniciantes requer empo e análise, uma vez que o compromisso com um empréstimo pode trazer riscos.

Se você ainda está em dúvida sobre qual dessas alternativas é o melhor caminho, veja as dicas que separamos para te ajudar!

Continua após a publicidade

Identifique as prioridades da sua empresa

Primeiramente, é preciso compreender quais são as demandas e a realidade da sua empresa.

Portanto, avalie de forma específica onde dinheiro será investido: no pagamento de dívidas, compra de insumos ou se o que você precisa é de um empréstimo para abrir empresa. Também considere:

Verifique as condições do crédito

Pesquisar e comparar as condições gerais do empréstimo é outro ponto importante para fazer a escolha mais adequada. Nesse sentido, é fundamental ter noção dos seguintes fatores:

  • taxas de juros mensais;
  • Custo Efetivo Total (CET);
  • prazos de pagamento;
  • reputação da instituição selecionada;
  • cláusulas do contrato.

Conte com o suporte de um especialista

Caso você permaneça com dúvidas sobre a decisão que deve tomar, busque um especialista em finanças ou em gestão de negócios para te ajudar.

Continua após a publicidade

Com essa ajuda, ficará mais fácil compreender se essa é a alternativa mais viável para a sua realidade. Além disso, um especialista pode ser útil para apontar as melhores práticas de gestão financeira para o seu negócio.

Certamente, isso pode representar um gasto ainda maior, mas pode trazer um bom custo-benefício.

Conclusão

Se por um lado um empréstimo oferece um suporte importante para os pequenos negócios, por outro, fazer essa escolha pode ser bem complicado para os empresários.

Dentre tantas possibilidades disponíveis, é preciso avaliar a que melhor se encaixa no momento da empresa. Ainda, vale a pena considerar as condições gerais do empréstimo e as alternativas do mercado.

Portanto, quem pretende iniciar um novo negócio ou precisa de recursos para alavancar o empreendimento, pode pesquisar mais sobre como funcionam as linhas de crédito, empréstimo com garantia, antecipação de recebíveis, empréstimos pessoais e investidores.

Então, a partir dessas informações, será possível definir a melhor solução. Para isso, veja também quais são os melhores empréstimos para empresa! Além disso, assine a nossa newsletter e ative as notificações push!

Perguntas frequentes sobre empréstimos para empresas iniciantes

  1. Como conseguir um empréstimo para pequenas empresas?

    Pesquise qual a melhor opção para o seu negócio, faça uma simulação, separe a documentação necessária e as declarações de renda.

  2. Como conseguir dinheiro para capital de giro?

    A melhor forma de conseguir dinheiro para capital de giro é por meio da comprovação sobre como o recurso será utilizado e quais são as previsões de retorno desse investimento.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.