Como fazer estorno na maquininha Rede: veja os passos!

Se você quer aprender como fazer estorno na maquininha Rede, confira todas as formas de realizar esse procedimento com esse passo a passo!

Escrito por Lara Alves

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Saber como fazer estorno na maquininha Rede é algo essencial para os lojistas que possuem esses terminais para receber pagamentos.

Afinal, em alguns casos, é necessário ter que fazer a devolução do valor da compra para o consumidor diretamente no estabelecimento.

E quando esse procedimento é realizado com rapidez e eficiência, evitamos qualquer tipo de mal-estar entre o consumidor e o negócio de forma geral.

Por isso, se possui a maquininha Rede e quer saber como estornar valores por ela, esse conteúdo será fundamental para te ajudar a entender como realizar esse procedimento de maneira simples e descomplicada.

Como fazer estorno na maquininha Rede?

Para entender como fazer estorno na maquininha Rede, é importante saber que o processo varia de acordo com a forma de pagamento utilizada. Um ponto fundamental é que o estorno só pode ser feito no mesmo dia da compra. Após o fechamento da maquininha, a possibilidade de devolver o valor é encerrada.

O primeiro passo é identificar a versão da maquininha Rede. Para isso, pressione o botão 0 (zero) no teclado e aguarde as informações no visor. Na segunda linha aparecerá o campo “versão”, composto por letras e números — os dois últimos números indicam a versão do terminal.

Com base na versão, o procedimento de estorno muda. Veja como fazer:

  • versões 15 e 16: pressione a tecla Menu, depois 0 (zero). Escolha a opção 4 – Estornar venda, digite a senha do lojista, insira o cartão do cliente e confirme a devolução.
  • versões 17, 18, 19, 20 e 21: pressione Menu, vá até a opção 2 – Gerenciar vendas e depois em 3 – Estornar. Insira a senha e confirme.

Apesar de pequenas variações entre modelos, o processo de estorno é simples e intuitivo. Após identificar a versão e seguir os passos corretos, você deverá prosseguir de acordo com o tipo de pagamento utilizado.

Estorno na maquininha Rede em vendas por cartão ou aproximação

Quando a venda é realizada por cartão ou por aproximação, o processo do estorno é realizado de uma maneira especial.

Nesse caso, será necessário seguir esse passo a passo:

  • com o cartão do cliente em mãos, aproxime ou o insira na maquininha;
  • escolha a opção de venda a ser estornada (se ela é crédito ou débito);
  • confira as informações e pressione “sim” ou “não”, de acordo com as perguntas que surgirem na tela do terminal;
  • aguarde até o fim da operação. Caso deseje, imprima o comprovante do estorno e não esqueça de tirar uma cópia para não perder o escrito ao longo do tempo.

Estorno na maquininha Rede em vendas por QR code

As maquininhas Rede já estão adaptadas para os métodos de pagamento mais atualizados, como o QR Code.

Se a venda foi realizada por essa alternativa, o processo do estorno deve ser realizado da seguinte maneira:

  • selecione a opção “QR Code”;
  • digite o código de autenticação. Esse código está no comprovante de papel ou no comprovante digital. Você poderá encontra-lo diretamente no site da Rede;
  • Confira as informações. Vá respondendo “sim” ou “não” conforme forem surgindo as perguntas no terminal;
  • Solicite a leitura do QR Code;
  • Aguarde até que a operação se conclua. Após a confirmação, você poderá imprimir o comprovante.
Rede Smart

Estorno na maquininha Rede Smart

Se a venda a ser estornada tiver sido realizada em uma maquininha Rede Smart, o procedimento de devolução acontece de uma forma diferente.

Isso porque, o sistema desse terminal é um tanto diferente dos outros e exige algumas ações que variam dos procedimentos comuns.

Para fazer o estorno em algumas dessas maquininhas, o processo se dá da seguinte forma:

  • acesse o menu lateral da maquininha;
  • escolha a opção “estorno”;
  • digite o número AUTE. Esse número vai estar descrito na via do estabelecimento;
  • insira a senha do lojista. A senha padrão, que é enviada juntamente com o terminal, é 1111. Mas, caso ela tenha sido alterada, insira a nova senha criada;
  • confira os dados. Se eles estiverem de acordo com a venda a ser estornada, confirme a operação.

Veja também quais são as bandeiras aceitas pela Rede!


Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?

A Rede não estipula um prazo fixo para o estorno, mas geralmente ele é concluído em até 5 dias úteis, prazo comum para devoluções de valores similares. O cliente consegue visualizar o crédito do estorno diretamente na fatura do cartão. O processo para realizar o estorno na maquininha Rede é rápido e simples: em menos de 30 minutos o lojista pode seguir o passo a passo e devolver o valor da compra ao cliente.

Se houver dúvidas ou necessidade de mais informações sobre a devolução, a Rede recomenda entrar em contato com a equipe de atendimento especializada. Confira os canais de suporte da Rede abaixo:

CanalNúmero
Central de atendimento: capitais e regiões metropolitanas4001 4433
Central de atendimento: demais localidades0800 728 4433
WhatsApp Rede: suporte ágil e descomplicado(11) 4001 4433
Fonte: Rede

Qual a senha de estorno da Rede?

Para que o lojista possa realizar o estorno da compra e devolver o valor para o cliente, será necessário que ele insira uma senha especial.

Chamada de “senha de estorno” ou “senha administrativa”, essa chave é solicitada não apenas quando um estorno é realizado, mas também em uma série de outros serviços administrativos, como a emissão de relatórios, por exemplo.

É fundamental que o lojista cadastre uma senha de estorno quando ele recebe a sua maquininha Rede.

Porém, deverá seguir o passo a passo ideal para a versão do terminal que vem utilizando. O processo para identificá-la é o mesmo que explicamos anteriormente.

Veja como prosseguir conforme as versões dos terminais Rede:

  • Versão 15 e 16: Clique no menu e, depois, na tecla 0. Escolha a opção 6, depois a opção 1. No menu que se abrirá, selecione “Trocar senha lojista”. Digite a senha padrão (1111) e depois configure uma nova;
  • Versão 17: Clique no menu, escolha a opção 5 e, depois, a opção 2. Digite a senha padrão (1111) e cadastre um novo código;
  • Versão 18: Clique no menu, escolha a opção 5. Digite a senha padrão, depois a nova senha. Repita o código e confirme;
  • Versão 19 ou superior: Clique no menu, escolha a opção 5, depois a opção 4. Insira a senha padrão e, então, crie um novo código. Confirme a operação.

Como cancelar a maquininha Rede?

Se o lojista desejar descredenciar o estabelecimento da Rede, é necessário solicitar o cancelamento da maquininha. Esse procedimento deve ser feito por e-mail, seguindo um passo a passo simples.

A solicitação deve ser enviada para o endereço de e-mail resolve@userede.com.br, disponível na página oficial de Fale Conosco da Rede. No campo “Motivo do contato”, selecione a opção “Cancelamento”. No corpo do e-mail, inclua obrigatoriamente as seguintes informações:

  • número do estabelecimento
  • CNPJ
  • razão social
  • endereço completo
  • dois números de telefone para contato
  • dias e horários de funcionamento
  • domicílio bancário

Após o envio, a Rede analisará a solicitação. O prazo para retorno e efetivação do cancelamento da maquininha será informado pela equipe de atendimento. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas para evitar atrasos no processo.

Afinal, é importante saber como fazer estorno na maquininha Rede?

Se você utiliza uma maquininha Rede no seu estabelecimento, é fundamental dominar todas as suas funcionalidades — especialmente o processo de estorno de compras, uma operação comum e essencial no dia a dia de vendas. Saber como devolver valores corretamente evita transtornos com clientes e garante uma gestão mais eficiente.

Aproveite as dicas deste conteúdo e coloque em prática o passo a passo conforme a versão da sua maquininha, garantindo que o estorno seja feito de forma rápida e segura sempre que necessário.

Quer continuar se aprofundando no uso da maquininha Rede? Confira outros conteúdos que podem te ajudar:

Perguntas frequentes sobre como fazer estorno na maquininha Rede

  1. Como estornar uma venda na máquina da Rede?

    É possível estornar uma venda na máquina Rede pressionando a tecla de menu, depois escolhendo a opção “Gerenciar vendas” e “Estornar”. Será necessário confirmar com a senha administrativa. Vale destacar que o procedimento pode mudar de acordo com a maquininha.

  2. Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?

    Não há um prazo definido nos canais de contato Rede. No entanto, o prazo padrão para que essa devolução aconteça é de 5 dias úteis.

  3. Qual a senha de estorno da Rede?

    A senha de estorno deve ser cadastrada pelo lojista diretamente na maquininha Rede. Ele deverá clicar na tecla de menu, depois em “Gerenciar Vendas” e escolher a opção “Senha de estorno”.

Referências do artigo
  1. Yan Silva

    Quero cancelar uma compra no meu cartão de crédito nubank

  2. Gabriel

    Em caso de débito, quanto tempo demora pra voltar pra conta do cliente?

  3. Renan

    E no caso de crédito em quanto tempo o limite volta a pessoa?

  4. Andreia

    Quanto tempo dinheiro é estornado para conta do cliente em caso de cancelamento de venda?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *