Saber como fazer estorno na maquininha Rede é algo essencial para os lojistas que possuem esses terminais para receber pagamentos.
Afinal, em alguns casos, é necessário ter que fazer a devolução do valor da compra para o consumidor diretamente no estabelecimento.
E quando esse procedimento é realizado com rapidez e eficiência, evitamos qualquer tipo de mal-estar entre o consumidor e o negócio de forma geral.
Por isso, se possui a maquininha Rede e quer saber como estornar valores por ela, esse conteúdo será fundamental para te ajudar a entender como realizar esse procedimento de maneira simples e descomplicada.
Como fazer estorno na maquininha Rede?
Para entender como fazer estorno na maquininha Rede, é importante saber que o processo varia de acordo com a forma de pagamento utilizada. Um ponto fundamental é que o estorno só pode ser feito no mesmo dia da compra. Após o fechamento da maquininha, a possibilidade de devolver o valor é encerrada.
O primeiro passo é identificar a versão da maquininha Rede. Para isso, pressione o botão 0 (zero) no teclado e aguarde as informações no visor. Na segunda linha aparecerá o campo “versão”, composto por letras e números — os dois últimos números indicam a versão do terminal.
Com base na versão, o procedimento de estorno muda. Veja como fazer:
- versões 15 e 16: pressione a tecla Menu, depois 0 (zero). Escolha a opção 4 – Estornar venda, digite a senha do lojista, insira o cartão do cliente e confirme a devolução.
- versões 17, 18, 19, 20 e 21: pressione Menu, vá até a opção 2 – Gerenciar vendas e depois em 3 – Estornar. Insira a senha e confirme.
Apesar de pequenas variações entre modelos, o processo de estorno é simples e intuitivo. Após identificar a versão e seguir os passos corretos, você deverá prosseguir de acordo com o tipo de pagamento utilizado.
Estorno na maquininha Rede em vendas por cartão ou aproximação
Quando a venda é realizada por cartão ou por aproximação, o processo do estorno é realizado de uma maneira especial.
Nesse caso, será necessário seguir esse passo a passo:
- com o cartão do cliente em mãos, aproxime ou o insira na maquininha;
- escolha a opção de venda a ser estornada (se ela é crédito ou débito);
- confira as informações e pressione “sim” ou “não”, de acordo com as perguntas que surgirem na tela do terminal;
- aguarde até o fim da operação. Caso deseje, imprima o comprovante do estorno e não esqueça de tirar uma cópia para não perder o escrito ao longo do tempo.
Estorno na maquininha Rede em vendas por QR code
As maquininhas Rede já estão adaptadas para os métodos de pagamento mais atualizados, como o QR Code.
Se a venda foi realizada por essa alternativa, o processo do estorno deve ser realizado da seguinte maneira:
- selecione a opção “QR Code”;
- digite o código de autenticação. Esse código está no comprovante de papel ou no comprovante digital. Você poderá encontra-lo diretamente no site da Rede;
- Confira as informações. Vá respondendo “sim” ou “não” conforme forem surgindo as perguntas no terminal;
- Solicite a leitura do QR Code;
- Aguarde até que a operação se conclua. Após a confirmação, você poderá imprimir o comprovante.
Estorno na maquininha Rede Smart
Se a venda a ser estornada tiver sido realizada em uma maquininha Rede Smart, o procedimento de devolução acontece de uma forma diferente.
Isso porque, o sistema desse terminal é um tanto diferente dos outros e exige algumas ações que variam dos procedimentos comuns.
Para fazer o estorno em algumas dessas maquininhas, o processo se dá da seguinte forma:
- acesse o menu lateral da maquininha;
- escolha a opção “estorno”;
- digite o número AUTE. Esse número vai estar descrito na via do estabelecimento;
- insira a senha do lojista. A senha padrão, que é enviada juntamente com o terminal, é 1111. Mas, caso ela tenha sido alterada, insira a nova senha criada;
- confira os dados. Se eles estiverem de acordo com a venda a ser estornada, confirme a operação.
Veja também quais são as bandeiras aceitas pela Rede!
Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?
A Rede não estipula um prazo fixo para o estorno, mas geralmente ele é concluído em até 5 dias úteis, prazo comum para devoluções de valores similares. O cliente consegue visualizar o crédito do estorno diretamente na fatura do cartão. O processo para realizar o estorno na maquininha Rede é rápido e simples: em menos de 30 minutos o lojista pode seguir o passo a passo e devolver o valor da compra ao cliente.
Se houver dúvidas ou necessidade de mais informações sobre a devolução, a Rede recomenda entrar em contato com a equipe de atendimento especializada. Confira os canais de suporte da Rede abaixo:
| Canal | Número |
|---|---|
| Central de atendimento: capitais e regiões metropolitanas | 4001 4433 |
| Central de atendimento: demais localidades | 0800 728 4433 |
| WhatsApp Rede: suporte ágil e descomplicado | (11) 4001 4433 |
Qual a senha de estorno da Rede?
Para que o lojista possa realizar o estorno da compra e devolver o valor para o cliente, será necessário que ele insira uma senha especial.
Chamada de “senha de estorno” ou “senha administrativa”, essa chave é solicitada não apenas quando um estorno é realizado, mas também em uma série de outros serviços administrativos, como a emissão de relatórios, por exemplo.
É fundamental que o lojista cadastre uma senha de estorno quando ele recebe a sua maquininha Rede.
Porém, deverá seguir o passo a passo ideal para a versão do terminal que vem utilizando. O processo para identificá-la é o mesmo que explicamos anteriormente.
Veja como prosseguir conforme as versões dos terminais Rede:
- Versão 15 e 16: Clique no menu e, depois, na tecla 0. Escolha a opção 6, depois a opção 1. No menu que se abrirá, selecione “Trocar senha lojista”. Digite a senha padrão (1111) e depois configure uma nova;
- Versão 17: Clique no menu, escolha a opção 5 e, depois, a opção 2. Digite a senha padrão (1111) e cadastre um novo código;
- Versão 18: Clique no menu, escolha a opção 5. Digite a senha padrão, depois a nova senha. Repita o código e confirme;
- Versão 19 ou superior: Clique no menu, escolha a opção 5, depois a opção 4. Insira a senha padrão e, então, crie um novo código. Confirme a operação.
Como cancelar a maquininha Rede?
Se o lojista desejar descredenciar o estabelecimento da Rede, é necessário solicitar o cancelamento da maquininha. Esse procedimento deve ser feito por e-mail, seguindo um passo a passo simples.
A solicitação deve ser enviada para o endereço de e-mail resolve@userede.com.br, disponível na página oficial de Fale Conosco da Rede. No campo “Motivo do contato”, selecione a opção “Cancelamento”. No corpo do e-mail, inclua obrigatoriamente as seguintes informações:
- número do estabelecimento
- CNPJ
- razão social
- endereço completo
- dois números de telefone para contato
- dias e horários de funcionamento
- domicílio bancário
Após o envio, a Rede analisará a solicitação. O prazo para retorno e efetivação do cancelamento da maquininha será informado pela equipe de atendimento. Certifique-se de que todas as informações estejam corretas para evitar atrasos no processo.
Afinal, é importante saber como fazer estorno na maquininha Rede?
Se você utiliza uma maquininha Rede no seu estabelecimento, é fundamental dominar todas as suas funcionalidades — especialmente o processo de estorno de compras, uma operação comum e essencial no dia a dia de vendas. Saber como devolver valores corretamente evita transtornos com clientes e garante uma gestão mais eficiente.
Aproveite as dicas deste conteúdo e coloque em prática o passo a passo conforme a versão da sua maquininha, garantindo que o estorno seja feito de forma rápida e segura sempre que necessário.
Quer continuar se aprofundando no uso da maquininha Rede? Confira outros conteúdos que podem te ajudar:
- Entenda o que é o erro 57 do cartão e aprenda a resolver!
- Veja como resolver os principais Códigos de Erro na maquininha Rede!
- Maquininha Rede é boa? Conheça as taxas, vantagens e veja como solicitar!
Perguntas frequentes sobre como fazer estorno na maquininha Rede
- Como estornar uma venda na máquina da Rede?
É possível estornar uma venda na máquina Rede pressionando a tecla de menu, depois escolhendo a opção “Gerenciar vendas” e “Estornar”. Será necessário confirmar com a senha administrativa. Vale destacar que o procedimento pode mudar de acordo com a maquininha.
- Quanto tempo demora o estorno da máquina Rede?
Não há um prazo definido nos canais de contato Rede. No entanto, o prazo padrão para que essa devolução aconteça é de 5 dias úteis.
- Qual a senha de estorno da Rede?
A senha de estorno deve ser cadastrada pelo lojista diretamente na maquininha Rede. Ele deverá clicar na tecla de menu, depois em “Gerenciar Vendas” e escolher a opção “Senha de estorno”.
Quero cancelar uma compra no meu cartão de crédito nubank
Olá, Yan! Tudo bem?
Você precisa entrar em contato com a loja em que a compra foi feita.
Em caso de débito, quanto tempo demora pra voltar pra conta do cliente?
30 dias, Gabriel.
E no caso de crédito em quanto tempo o limite volta a pessoa?
Mesmo prazo, Renan. Em ate 30 dias.
Quanto tempo dinheiro é estornado para conta do cliente em caso de cancelamento de venda?
Em até 30 dias, Andreia.