Quais são as vantagens do Banco Inter Conta PJ? Veja as principais e saiba como abrir a sua!

O Banco Inter Conta PJ possui alguns diferenciais interessantes para os empreendedores, como a isenção de taxas e a variedade de produtos e serviços. Saiba mais sobre essa opção antes de contratar!

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Lançada por um dos primeiros bancos digitais do Brasil, a alternativa do Banco Inter Conta PJ pode ser uma boa escolha para você que está buscando recursos para administrar suas finanças empresariais.

Ter uma conta jurídica é fundamental para qualquer empreendedor que deseje ter um bom controle financeiro, pois ela auxilia no gerenciamento do capital da empresa sem risco de confundir as contas.

Continua após a publicidade

Além disso, algumas modalidades, como as contas para MEI, costumam apresentar diversas ferramentas para quem deseja ter o próprio negócio, de modo a facilitar o dia a dia financeiro.

Por isso, é importante considerar abrir uma conta digital PJ, e também analisar detalhadamente as opções disponíveis no mercado. Afinal, cada banco possui seus diferenciais.

Continua após a publicidade

E se você busca pacotes de benefícios gratuitos e uma nova experiência digital, o Banco Inter Conta PJ pode ser uma alternativa interessante.

Para te ajudar a avaliar esse serviço e decidir se ele combina com o seu perfil, nós preparamos um guia especial sobre a conta, com tudo que você precisa saber antes de contratá-la.

Continue acompanhando para conhecer todos os detalhes!

Como funciona o Banco Inter Conta PJ?

O Banco Inter Conta PJ é um dos serviços disponibilizados pela instituição para pessoas jurídicas, ou seja, que atuam com CNPJ.

Embora tenha surgido em 1994, apenas em 2014 o banco se lançou no mercado digital, oferecendo sua primeira conta 100% virtual e gratuita, sendo um dos pioneiros nesse segmento.

Continua após a publicidade

Desde então, a instituição vem aprimorando seus recursos digitais e expandindo seu público, procurando atender outros clientes, como empreendedores e empresas.

Assim, desenvolveu o Banco Inter Conta PJ, uma conta corrente para pessoa jurídica, que conta com diversas funcionalidades específicas e as facilidades da modalidade digital.

Atualmente, o serviço é voltado para empresas constituídas como:

  • Empresário Individual (EI);
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI);
  • Sociedade Limitada (LTDA);
  • Sociedade Anônima (SA).

Nesse caso, quem busca uma conta digital para seu microempreendedor individual pode aproveitar a conta do Banco Inter MEI, específico para essa categoria.

Independente da constituição da empresa, é possível utilizar serviços como:

  • operações bancárias gratuitas;
  • acesso à linhas de crédito especiais;
  • ferramentas como maquininha de cartão;
  • plataformas de gerenciamento para o dia a dia.

Além disso, todo o processo de abertura e análise do perfil do cliente ocorre de forma virtual, e o empreendedor que optar pelo Banco Inter Conta PJ poderá acompanhar cada etapa em todas as plataformas virtuais.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens do Banco Inter Conta PJ?

Se você está analisando opções de conta jurídica para o seu negócio, é importante analisar as vantagens e os serviços que o Banco Inter Conta PJ pode oferecer para o seu perfil.

Dessa forma, será possível realizar uma análise mais detalhada sobre o produto, e, com isso, escolher de forma mais assertiva e que atenda às suas necessidades.

Assim, confira alguns dos principais benefícios do serviço, e como eles funcionam:

Maquininha Banco Inter

É comum que as contas jurídicas ofereçam soluções de adquirência para os empreendedores, como um recurso adicional que ajuda a formalizar a empresa e expande as opções de pagamento dos clientes.

Por conta disso, o Banco Inter Conta PJ também aderiu a esse produto, e incluiu em seu negócio a possibilidade do cliente adquirir uma maquininha de cartão BMG Granito.

Continua após a publicidade

A parceria entre a instituição e a empresa de pagamentos ocorreu em 2020, quando o Banco Inter adquiriu 45% da companhia, com o intuito de potencializar sua conta corrente para empresas e expandir seu Inter Shop, segundo o próprio banco.

Dessa forma, clientes jurídicos correntistas da instituição poderão ter sua própria maquininha de cartão de débito e crédito, e todas as funcionalidades que acompanham o aparelho.

Além disso, clientes Inter também têm acesso a taxas mais acessíveis de recebimento, além de mensalidades mais baixas e maior flexibilidade em operações como antecipação de pagamentos à prazo.

Com isso, não apenas os clientes da empresa poderão contar com uma nova forma de pagamento, como também os empreendedores terão mais vantagens ao solicitar a maquininha com o Banco Inter Conta PJ.

Continua após a publicidade

Internet Banking

Hoje em dia, a maioria das instituições financeiras contam com o Internet Banking, uma plataforma que oferece acesso à conta e às operações bancárias do cliente.

No entanto, um dos diferenciais do Banco Inter Conta PJ é seu internet banking voltado para pessoas jurídicas.

Nesse caso, clientes que contratam o serviço para suas empresas poderão contar com um canal de gerenciamento exclusivo pelo navegador desktop, como computadores e notebooks.

Basta utilizar o login e a senha cadastrados no momento de abertura da conta para acessar todos os dados relevantes sobre as movimentações feitas pelo titular, além de poder fazer a gestão simultânea de operadores, investimentos e multicontas empresariais.

Continua após a publicidade

Além disso, o Internet Banking do Banco Inter Conta PJ permite que o empreendedor acesse outras funcionalidades de maneira mais fácil e rápida.

É possível iniciar pedidos de empréstimo e financiamentos, por exemplo, além de fazer transferências, conferir saldos, emitir boletos e outros serviços.

Dessa forma, o cliente pode contar com um portal completo e otimizado para controlar suas transações.

Pix

O Pix para empresas é uma nova forma de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central, e o diferencial do Banco Inter Conta PJ é a gratuidade dessa operação para empresas.

Continua após a publicidade

O método também é liberado com isenções para pessoas físicas, e realiza pagamentos em questão de segundos, a qualquer dia e horário, sem se limitar a períodos comerciais ou dias úteis, por exemplo.

Dessa forma, a ferramenta se tornou um importante recurso para todos os tipos de empresas, que também podem utilizar esse sistema em suas transferências.

No entanto, em diversos bancos, a gratuidade do Pix estava restrita somente aos clientes pessoa física, permitindo que as instituições cobrassem pequenas porcentagens de clientes jurídicos.

Assim, como uma vantagem em sua conta empresarial, o Banco Inter passou a oferecer isenção total no Pix também para os empreendedores.

Continua após a publicidade

Este é um diferencial interessante, especialmente para empresas que atuam diretamente com pagamentos, ou que utilizam essa ferramenta com frequência.

E uma vez que o Pix gratuito para empresas é um benefício liberado em poucas instituições até o momento, o Banco Inter Conta PJ se destaca nesse quesito.

Cartão de crédito Mastercard

Outro benefício interessante para empreendedores são os cartões de crédito empresariais, que funcionam como uma linha de crédito acessível e vantajosa para o dia a dia da empresa.

Atuando como os recursos convencionais, estes cartões permitem o parcelamento de compras, além da possibilidade de participar de programas de recompensas e ter um limite expandido para investir no negócio.

Continua após a publicidade

No caso do Banco Inter Conta PJ, o correntista pode solicitar um cartão de crédito Mastercard isento de taxas. Ou seja, sem anuidade.

Esse benefício é atrativo para empreendedores que buscam recursos adicionais para potencializar as finanças do negócio, além de contar com um produto prático para o cotidiano.

Além disso, o cartão de crédito PJ do Banco Inter atua com bandeira Mastercard, sendo aceito em milhões de estabelecimentos credenciados, e com possibilidade de participação no programa de pontos.

Folha de pagamento

Além das vantagens para o empreendedor no gerenciamento das finanças e no acesso a créditos adicionais, o Banco Inter Conta PJ também oferece um programa com folha de pagamento automática.

Continua após a publicidade

Desse modo, o envio das remunerações pode ser feito com mais facilidade, disparado diretamente da conta corrente, com a geração de relatórios completos e detalhados sobre o pagamento.

Os arquivos seguem o padrão CNAB 240, que facilita o monitoramento pelos setores de contabilidade e RH também.

Esse recurso não apenas pode reduzir a quantidade de erros cometidos no momento de pagar os colaboradores, como torna esse processo mais rápido e automatizado.

Gestão de cobranças

Pelas plataformas digitais do Banco Inter Conta PJ, o cliente pode realizar a gestão de cobranças de clientes e outros recebimentos.

Continua após a publicidade

Isso permite uma maior organização financeira, além de possibilitar o cadastro de novas operações e acompanhar as cobranças que ainda estão em andamento.

Esse recurso pode ser útil no monitoramento das contas a pagar e a receber, diminuindo as chances de erros contábeis e possíveis esquecimentos. Afinal, gerenciar as finanças de uma empresa pode envolver centenas de operações todos os dias.

Dessa forma, contar com ferramentas que ajudem a gerir as cobranças e receitas pode fazer a diferença.

Emissão de Boletos

Outra vantagem do Banco Inter Conta PJ é a possibilidade de emissão de boletos em lote, um recurso presente em cestas de serviços voltadas para empreendedores.

Continua após a publicidade

Isso porque é comum que as empresas utilizam dessa ferramenta para recebimentos e cobranças, por ser um documento rastreável e fácil de manusear.

No entanto, muitas instituições realizam a cobrança para emissão de boletos, enquanto o Banco Inter oferece essa possibilidade de forma gratuita.

A empresa pode optar pela emissão em lote com integração da API ou padrão CNAB 400, ambos sem taxas.

Plataforma de Investimentos

O Banco Inter também se destaca no mercado por estar ampliando o alcance dos seus serviços, que também incluem o setor de investimentos.

Continua após a publicidade

Nesse caso, clientes jurídicos correntistas da instituição contam com uma plataforma especializada e exclusiva para administrar suas aplicações.

Fazer investimentos empresariais é uma das maneiras mais indicadas de diversificar as receitas do negócio, além de potencializar seu capital com produtos diversificados.

Além de oferecer uma plataforma voltada para esse serviço, o Banco Inter Conta PJ também disponibiliza consultorias especializadas e os principais ativos que combinam com a empresa, uma das vantagens que diferenciam a conta.

Interpag

O Interpag é um sistema de pagamento exclusivo para correntistas Inter, que possibilita a integração das contas para transações financeiras facilitadas.

Continua após a publicidade

Com ele, não é preciso utilizar cartões nem maquininhas para receber ou enviar dinheiro. Todo o procedimento pode ser feito por QR Code, finalizando a transferência em apenas alguns cliques.

Esse recurso é benéfico para empresas que trabalham com vendas ao público, por exemplo, onde podem disponibilizar o Interpag para seus clientes que sejam correntistas.

Além disso, o serviço também pode auxiliar no pagamento entre empresas que tenham conta jurídica na instituição.

O sistema oferece transações sem taxas e em poucos minutos, como o Pix. Assim, ele pode ser vantajoso em diversas operações, como do cliente para empresa ou de empresa para empresa.

Continua após a publicidade

Depósito por Cheque

Por fim, outra vantagem do Banco Inter Conta PJ é a isenção de taxas em operações como depósitos por cheque.

Esse é outro método de pagamento bastante popular entre empresas, por permitir grandes valores com maior praticidade.

No entanto, muitos bancos realizam a cobrança de tarifas para o depósito desses cheques, o que não ocorre no Banco Inter, por meio de uma cesta de serviços básicos gratuitos disponíveis todos os meses.

Além do depósito, existem outras operações com certo número de isenções, como saques e transferências por TED e DOC, por exemplo.

Continua após a publicidade

Quais as taxas do Banco Inter Conta PJ? 

Além de considerar as vantagens e serviços do Banco Inter Conta PJ, analisar suas taxas também é fundamental para uma avaliação completa do produto antes de seguir com a contratação.

No entanto, a instituição se destaca por ter número reduzido de tarifas, o que a torna atrativa para os empreendedores que buscam o melhor custo-benefício.

A princípio, não existem taxas de mensalidade nem para manutenção de conta.

Além disso, o banco oferece pacotes de serviços que podem chegar a 100 TEDs, 100 DOCS e 100 saques gratuitos por mês, por exemplo.

Dessa forma, a empresa pode realizar as operações sem taxas, e pagar somente pelas transações excedentes. Enquanto isso, o Pix e transferências com Interpag seguem isentas independente do número de usos.

Continua após a publicidade

Algumas das principais taxas que valem a pena ser mencionadas no Banco Inter Conta PJ incluem:

ServiçoTarifa cobrada pela conta PJ Banco Inter
Avaliação cadastral para abertura de contaR$500,00
Cheques avulsos adicionaisR$20,00
Manutenção de contas inativas por mais de 180 diasR$490,00
Emissão de TED e DOC excedente do pacote gratuitoR$50,00 por operação
Emissão de extrato impresso detalhadoR$10,00
Comissão de abertura de créditoR$300,00 + 2% do valor solicitado

Assim, é recomendável que o cliente jurídico se certifique das taxas antes de contratar os serviços adicionais.

Outras taxas de serviços, como investimentos e câmbio, estão disponíveis na página da instituição.

Quais os requisitos para ter uma conta Inter PJ?

Empreendedores interessados em abrir um Banco Inter Conta PJ podem realizar todo o procedimento diretamente pela internet.

Uma vez que o banco concentra suas atividades no mercado digital, não existem agências físicas que atendem esse tipo de solicitação.

Continua após a publicidade

No entanto, o envio de proposta pode ser feito com facilidade pelas plataformas virtuais do Banco Inter, em apenas algumas etapas. Confira o passo a passo e veja os detalhes em seguida!

Banco

Como abrir uma conta PJ no Inter?

Abra uma conta digital Inter para pessoas físicas

Em um primeiro momento, o Banco Inter Conta PJ está disponível somente para clientes que já são correntistas como pessoa física.

Nesse caso, se você ainda não possui uma conta digital Inter, será necessário abrir um cadastro convencional antes de prosseguir para o envio de proposta empresarial.

Isso porque o serviço é exclusivo para correntistas Inter, então os titulares das empresas já devem ter um cadastro físico na instituição para acessar o convite da conta PJ.

Continua após a publicidade

Acesse o site para abrir uma conta PJ

Caso você já tenha uma conta digital Inter como pessoa física, ou já tenha feito o cadastro com aprovação, basta seguir para as próximas etapas.

Acesse o site oficial e encontre a opção de abrir uma conta pessoa jurídica. O processo é feito pelo desktop, de modo que é recomendável abrir o link pelo navegador do computador ou do notebook.

Dessa forma, o formulário não terá erros, e todas as informações poderão ser preenchidas corretamente.

Informe os dados necessários

Em seguida, o formulário do Banco Inter Conta PJ irá solicitar os dados necessários para a abertura da conta jurídica.
Isso inclui os documentos necessários, comprovantes e anexos em PDF para envio da proposta.

Continua após a publicidade

No entanto, o procedimento demora apenas alguns minutos, e o usuário pode realizar todo o preenchimento na mesma página.

Confirme seu token

Para garantir a segurança do procedimento, a abertura de conta jurídica no Banco Inter solicita o acesso de um token, enviado para o telefone ou e-mail do titular.

Por isso, acesse o link enviado e siga as orientações para concluir o processo e confirmar a veracidade dos dados informados.

Após o envio do formulário e da confirmação, a equipe do banco irá analisar os documentos e determinar se a conta poderá ser aprovada.

Continua após a publicidade

No caso de aprovação ou recusa, a instituição entrará em contato por e-mail, informando seu processo de análise ou encaminhando os dados de acesso.

Documentação exigida pelo Banco Inter conta PJ

Durante o processo de solicitação do Banco Inter Conta PJ, será necessário enviar alguns documentos obrigatórios para finalização da proposta.

Esses documentos são importantes para auxiliar na análise do perfil do empreendedor e determinar a possibilidade de registro como cliente jurídico.

Por isso, é fundamental separar todas as informações exigidas, que incluem os documentos:

  • CNPJ e Razão Social;
  • CPF do responsável pela empresa;
  • nome fantasia, se houver;
  • documento com a data de fundação e registro da empresa;
  • principais atividades CNAE;
  • valor do capital social;
  • endereço comercial;
  • sócios, acionistas, diretores e representantes legais;
  • referências de clientes, fornecedores e outras atividades bancárias. Caso a empresa não tenha atividades anteriores, é possível enviar as atividades de clientes físicos dos representantes;
  • modelo de tributação vigente;
  • faturamento dos últimos 12 anos e previsão de orçamento;
  • documentos de registro.

Além disso, também existe a possibilidade de exigência de outros dados, dependendo da composição do negócio.

Continua após a publicidade

Assim, vale a pena conferir durante o processo quais as informações necessárias. Mas, de forma geral, é importante deixar esses documentos separados no momento da solicitação.

O que considerar antes de contratar o Banco Inter Conta PJ?

O Banco Inter Conta PJ é uma alternativa bastante completa para quem busca recursos de gerenciamento para as finanças empresariais no dia a dia.

No entanto, é preciso considerar alguns pontos antes de seguir com a contratação definitiva.

A princípio, o banco não possui agências físicas que tratam de contas empresariais, o que pode ser um elemento relevante na análise de clientes que preferem atendimentos presenciais para suas pendências.

Além disso, o fato do Banco Inter proporcionar uma experiência 100% digital para os correntistas também deve ser levado em consideração.

Continua após a publicidade

Isso porque alguns empreendedores podem não se sentir totalmente à vontade com plataformas virtuais, o que compromete o aproveitamento dos serviços e ferramentas que o banco oferece.

Nesse caso, é importante considerar se o seu perfil combina com esse tipo de serviço, e se o uso das funcionalidades digitais não seria um obstáculo.

Ainda, é fundamental ter em consideração a demanda da sua empresa, para poder avaliar a cesta de operações de maneira eficiente.

Isso porque o Banco Inter conta com serviços gratuitos, mas tem um número limitado por mês.

Continua após a publicidade

Nesse caso, se a sua empresa utilizar essas operações de forma muito excedente, o valor unitário dos serviços pode não ter o melhor custo-benefício.

Assim, vale a pena ponderar esses e outros fatores que influenciam na análise do Banco Inter Conta PJ.

Conclusão sobre o Banco Inter conta PJ

De forma geral, o Banco Inter Conta PJ possui um serviço completo, de qualidade e com um custo-benefício atrativo para o empreendedor.

Ela oferece diversos serviços convencionais que outras instituições possuem, como maquininha de cartão e facilidades de pagamento de colaboradores.

Continua após a publicidade

Além disso, as plataformas de gestão de finanças, como internet banking, e acompanhamento da emissão de boletos também são diferenciais interessantes.

No entanto, o que mais destaca a alternativa entre as demais opções do mercado são seus serviços gratuitos.

Muitas das operações comuns para empresas não possuem taxas, o que pode reduzir, e muito, os custos que o negócio tem em suas movimentações.

É claro, a falta de agência física e as plataformas unicamente digitais podem ser elementos a serem considerados durante a sua avaliação.

Continua após a publicidade

Entretanto, se você busca um serviço completo, moderno e prático, certamente vale a pena conhecer o Banco Inter Conta PJ.

Dessa forma, você não apenas poderá administrar melhor as finanças da sua empresa e potencializar suas chances de crescimento, como também contará com diversos serviços exclusivos e acessíveis para expandir seus resultados e facilitar sua rotina.

Perguntas frequentes

Quanto tempo demora para abrir conta PJ no Banco Inter?

Após o cliente pessoa física solicitar o convite de conta jurídica, o banco realiza o retorno em até 2 dias corridos, por e-mail.
Posteriormente, a análise da proposta pode demorar até 10 dias corridos para ser finalizada, e a resposta também segue por e-mail dentro desse prazo.
Existe a possibilidade do prazo ser reduzido, mas esse é o período informado oficialmente pela instituição.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.