Características | Solicitar |
---|---|
Custo | Gratuita. |
Principais Vantagens | Transferências entre contas; Pagamento de contas; Pix para empresas; Cartão de crédito para MEI. |
Público-alvo | Microempreendedor Individual. |
Reclame Aqui | Boa. |
Se você é microempreendedor e está procurando soluções de crédito voltadas para sua categoria, o Banco Inter MEIpode ser uma alternativa interessante.
Popular por sua atuação no mercado digital e pela isenção de taxas, a instituição também passou a se destacar por seus serviços para clientes PJ.
Com um pacote de operações atrativo para pequenos empreendedores, essa conta digital MEI pode ser vantajosa para quem busca facilidades na hora de lidar com as finanças do negócio.
Pensando nisso, vale a pena conhecer mais sobre o Banco Inter MEI, e nós preparamos um guia especial para te ajudar.
Continue acompanhando para ver mais detalhes sobre os principais produtos dessa categoria, e o que avaliar antes de abrir a sua conta!
Quais as tarifas do Banco Inter MEI?
Por outro lado, para realizar uma análise completa sobre o Banco Inter MEI, e decidir se as soluções realmente podem atender ao seu perfil, é importante conhecer também as tarifas que o serviço traz.
Este é um dos principais benefícios desta modalidade, uma vez que não existem taxas de operação para o microempreendedor.
Ao contrário de outras instituições, a conta MEI Inter não cobra tarifas para os serviços essenciais e adicionais contratados pela conta jurídica.
Nesse caso, não existem taxas para:
- abertura de conta;
- emissão de boletos;
- transferências e saques;
- solicitação de cartão de crédito.
Além disso, a manutenção da conta corrente digital também não oferece custos, uma grande vantagem para o empreendedor que busca serviços atrativos e modernos.
O Banco Inter já é conhecido por sua isenção de taxas em diferentes categorias, não apenas para conta jurídica.
De acordo com a instituição, isso é possível por uma série de motivos. Como o banco passou a focar sua atuação em plataformas digitais, isso gera economia sem a necessidade de agências físicas.
Ainda, a automatização de processos pode otimizar as rotinas e operações, reduzindo burocracias no dia a dia.
Por fim, o Banco Inter também atribuiu sua isenção de taxas ao ganho em escala. Uma vez que o cliente fica satisfeito com o serviço, pode indicá-lo para outras pessoas.
Dessa forma, a instituição pode oferecer serviços de conta digital para MEI sem a cobrança de tarifas.
Tarifas de outros serviços da conta MEI Inter
No entanto, é importante reforçar que outros serviços do Banco Inter podem apresentar taxas de operação em empréstimos e seguros. Essas são facilidades que os clientes microempreendedores possuem, mas que não estão isentas de encargos.
Assim, caso exista o interesse do empreendedor em contratar essas soluções adicionais, a recomendação é entrar em contato com a instituição e fazer simulações para cada perfil.
Atualmente, as taxas de empréstimo, por exemplo, estão em torno de 0,70% + IPCA. Enquanto isso, as diferentes modalidades de seguro oferecem mensalidades variadas, a partir de R$100.
No entanto, essas categorias não possuem relação com a conta digital do Banco Inter MEI, que não apresenta nenhuma cobrança para a manutenção da conta ou para suas operações.
Quais os benefícios da Conta MEI Inter?
O Banco Inter se tornou uma das primeiras instituições a lançar uma conta digital. Desde então, sua atuação passou a focar nas plataformas virtuais, ampliando suas ofertas para atender outros públicos, e tornar o acesso à operações financeiras mais descomplicado e flexível.
Assim, surge a conta MEI Inter, uma modalidade 100% digital e gratuita criada para atender, especificamente, os microempreendedores individuais.
Além de produtos elaborados para facilitar as operações financeiras do negócio, como uma conta corrente empresarial, o serviço também possui diversas soluções diferenciadas.
Conheça agora algumas das principais operações e o que eles podem oferecer para você:
Transferências entre contas
Ao abrir uma conta no Banco Inter MEI, o empreendedor terá acesso ilimitado a transferências entre contas, mesmo de outras titularidades e instituições.
No passado, essa funcionalidade possuía uma série de restrições, além de taxas consideravelmente altas.
Entretanto, com o Banco Inter, o microempreendedor poderá enviar e receber dinheiro em sua conta sem pagar a mais por isso.
Para MEI, essa opção é vantajosa para ampliar as possibilidades do negócio. Por exemplo, permitindo que o titular possa administrar suas finanças com maior flexibilidade.
No caso de recebimentos e pagamentos, é possível efetuar as operações com maior comodidade, sem impedimentos por conta de titularidades distintas.
Dessa forma, a transferência entre contas é um recurso interessante para clientes jurídicos, e está presente no Banco Inter MEI.
Pagamento de contas
O pagamento de contas é uma das operações mais importantes no gerenciamento das finanças de um negócio.
É por meio desse recurso que o microempreendedor poderá ter controle sobre suas receitas e despesas, o que possibilita uma administração mais eficiente do caixa.
Além disso, é importante manter todas as contas em dia, para construir um bom relacionamento com fornecedores, por exemplo, e não ter contratempos com outras prestadoras de serviço.
Assim, o Banco Inter MEI também oferece essa funcionalidade na conta digital gratuita para pequenos empreendedores.
Dessa forma, é possível pagar diferentes contas de maneira prática e acessível, além de realizar o agendamento de débitos e facilitar ainda mais essa rotina.
Essa solução também é gratuita, mesmo para pagamentos agendados, em conta corrente ou de boletos.
Emissão de boletos
Além disso, a emissão de boletos também é um diferencial da conta MEI Banco Inter.
Diversos negócios necessitam dessa funcionalidade para operar, seja para recebimentos de clientes, fornecedores ou outras operações, como inclusão de saldo na conta.
Nesse caso, é possível emitir até 100 boletos por mês, de forma gratuita e simplificada.
O recurso também está disponível por meio da plataforma de controle do microempreendedor, que poderá emitir os documentos e encaminhá-los da maneira que preferir, sem custos adicionais.
Caso o microempreendedor precise emitir um número superior de boletos, existe a possibilidade de negociar pacotes especiais para a conta MEI Banco Inter.
Assim, a instituição pode oferecer as melhores soluções para atender a demanda do negócio.
A taxa de processamento dos boletos varia entre 1 e 2 dias úteis, o que também é uma facilidade para empreendedores que precisam de uma compensação rápida.
Pix para empresas
O Pix, a nova forma de pagamento do Banco Central, também apresenta uma versão para empresas, que traz alguns benefícios adicionais para o empreendedor.
Por exemplo, não existe limite para o valor da transferência, além da operação acontecer instantaneamente.
Além disso, as operações com o pix para empresas também são seguras e monitoradas, com maior agilidade.
No entanto, diversos bancos com soluções para MEI estabeleceram taxas para a realização do Pix em contas jurídicas. Isso se mostrou uma desvantagem para alguns estabelecimentos.
Contudo, a conta MEI Inter oferece essa funcionalidade com isenção de taxas. Ou seja, mesmo clientes da categoria microempreendedor podem ter acesso ao serviço sem a incidência de tarifas.
Este é um diferencial interessante para quem busca facilidades em uma conta empresarial, e utiliza essa forma de pagamento no dia a dia.
Cartão de débito Mastercard
A princípio, ao abrir uma conta no Banco Inter MEI, o microempreendedor receberá automaticamente um cartão de débito Mastercard.
A emissão não possui nenhum custo, e o cartão poderá ser utilizado para a realização de saques gratuitos na rede 24Horas.
Compras no débito também estão liberadas imediatamente após a aprovação da conta.
Dessa forma, o titular pode contar com mais uma facilidade para o seu negócio, por meio de praticidade no pagamento com um cartão diretamente associado à conta jurídica.
Além disso, o recurso também auxilia na separação das finanças pessoais e empresariais, evitando que o empreendedor utilize seu próprio cartão para compras voltadas para o negócio.
E uma vez que o cartão de débito do Banco Inter MEI não possui tarifas, o titular pode optar por usá-lo ou não, sem nenhum custo.
Cartão de crédito PJ Inter
Enquanto isso, o Banco Inter MEI também conta com uma opção de cartão de crédito PJ voltado para a modalidade empresarial.
O diferencial é que a função de crédito do cartão pode ser ativada no mesmo cartão de débito Mastercard enviado com a abertura da conta.
Assim, o empreendedor não precisará emitir dois cartões, tendo mais praticidade em seus pagamentos.
Após o recebimento do cartão de débito, o MEI poderá solicitar a ativação de crédito, mediante aprovação da instituição.
Uma vez que o pedido foi autorizado, o recurso já estará ativo, oferecendo todas as funcionalidades básicas da modalidade de crédito, como parcelamentos.
No entanto, o cartão para MEI do Inter conta com diferenciais como isenção de anuidade, por exemplo, o que torna o atributo ainda mais vantajoso para quem busca uma conta PJ com cartão de crédito.
Integração com outros produtos Inter
Finalmente, abrir uma conta MEI Inter possibilita a integração com outros produtos e serviços Inter, como:
- máquina de cartão de crédito;
- investimentos;
- seguros;
- empréstimos;
- câmbio.
Dessa forma, o empreendedor pode aproveitar um catálogo maior de soluções, com as mesmas facilidades dos recursos da conta digital.
Assim, o empreendedor pode solicitar um empréstimo ou financiamento com condições especiais.
Outra opção é realizar investimentos diretamente com a instituição, para diversificar sua fonte de renda e ampliar seu negócio.
Nesse caso, as possibilidades aumentam, com novas opções disponíveis para auxiliar o microempreendedor no crescimento da empresa.
Como criar uma conta MEI Inter?
Caso exista interesse em abrir uma conta no Banco Inter MEI, é possível fazer o cadastro por meio da página do Inter.
No entanto, um dos pontos negativos é a necessidade de uma conta pessoal, que disponibiliza a opção de solicitar cadastro como microempreendedor.
Assim, se você ainda não é cliente do Banco Inter, o primeiro passo é abrir uma conta corrente como pessoa física.
O processo também é simples e prático, feito por meio do aplicativo da instituição, disponível para sistema Android e iOS.
Uma vez que a conta é 100% digital, todas as etapas são realizadas por meio dos canais virtuais do Inter.
Após fazer o download do aplicativo, siga as orientações para preencher sua solicitação e fazer o envio do requerimento.
O banco irá analisar sua proposta e autorizar, ou negar, a abertura da conta. Em seguida, basta abrir o menu na sua conta pessoal e localizar “Conta Digital MEI”.
O titular poderá incluir o CNPJ cadastrado na categoria MEI e aguardar as demais instruções do banco para prosseguir com a abertura.
Por fim, uma vez que a instituição aprova a conta digital para microempreendedor, todas as funcionalidades já estarão liberadas.
O retorno da análise é feito por e-mail, de modo que é importante acompanhar as atualizações no endereço informado.
Além disso, o processo é semelhante para abertura de conta física pessoal.
No entanto, mesmo com essa necessidade, o aplicativo realiza a distinção de ambas as contas, para o empreendedor ter um controle mais facilitado das finanças pessoais e empresariais.
O controle e administração são feitos no mesmo aplicativo, bem como o acesso a outros serviços, como atendimento e suporte.
Banco Inter MEI é uma boa escolha de conta digital?
Os diferenciais da conta MEI Inter são atrativos para empreendedores que buscam novas alternativas financeiras para seu negócio.
A começar pela isenção de taxas, não existem cobranças adicionais para abertura e manutenção da conta corrente.
Além disso, os serviços disponíveis são úteis para o empreendedor, como transferências, pagamento de contas e emissão de boletos.
Dessa forma, é possível acessar diferentes soluções empresariais sem a incidência de encargos.
Ainda, o titular também poderá solicitar outros serviços, como cartão de débito e crédito, de forma prática e vantajosa, uma vez que também não existem cobranças para a modalidade.
Vale a pena ressaltar que o Banco Inter já esteve nos rankings de melhores contas digitais para pessoas jurídicas, e também entre as melhores contas MEI nas análises do iDinheiro.
Ainda está em dúvida? Confira a avaliação de uma cliente que possuí conta MEI no Banco Inter e contou um pouco sobre a sua experiência com a plataforma!
Feedback
O único problema que tive foi não conseguir ter um cartão de crédito aprovado, mas o de débito funciona bem. Um dos produtos que mais utilizo é o CDB de liquidez diária, onde costumo guardar o caixa da empresa que não está sendo consumido.
Além disso, também aproveito os benefícios de fazer parte de uma comunidade de investimentos na própria conta PJ, como o cashback em fundos de investimento e rentabilidades mais interessantes na renda fixa do Inter. Se pudesse sugerir uma melhoria, seria ter alguma ferramenta mais detalhada de gestão de fluxo de caixa e outros insights importantes para qualquer empreendedor.
– Melissa Nunes, Analista e Especialista em Investimentos e Finanças.
A Conta MEI Inter é confiável?
Nas plataformas de avaliação, o Banco Inter MEI possui boa reputação, com notas consideráveis e índices positivos.
Por exemplo, no site Reclame Aqui, a instituição possui avaliação considerada ótima. Dentre as reclamações que mencionam o serviço para microempreendedores, os assuntos recorrentes envolvem dificuldade para acessar o aplicativo e bloqueio temporário em operações.
Assim, o Banco Inter MEI se mostra um serviço autêntico e confiável, além de apresentar as facilidades e benefícios que a instituição já oferece em outros setores.
Vale a pena abrir uma conta MEI Inter?
De forma geral, o Banco Inter MEI apresenta soluções completas e práticas para clientes que buscam abrir uma conta empresarial.
É importante realizar a separação das finanças pessoais e jurídicas, especialmente no caso de profissionais independentes.
Dessa forma, uma das melhores alternativas é abrir uma conta MEI. Além de realizar essa distinção, o titular também poderá aproveitar diversos benefícios exclusivos para a categoria, como o Banco Inter apresenta.
A facilidade dos serviços e isenção de taxas são alguns dos pontos mais positivos.
A conta corrente apresenta funcionalidades úteis para o dia a dia, e soluções que podem auxiliar na administração financeira de pequenos negócios.
Por outro lado, é necessário possuir uma conta de pessoa física antes de abrir a conta MEI, o que pode ser uma desvantagem para algumas pessoas.
Além disso, é importante que o empreendedor saiba lidar com plataformas digitais e tecnologias, pois o banco opera de modo 100% virtual.
Assim, o Banco Inter MEI pode ser uma boa opção de conta digital jurídica, mas vale a pena analisar o serviço de maneira completa antes de contratá-lo.
Dessa forma, você terá uma experiência positiva, e poderá se dedicar ao seu microempreendimento com acesso à soluções que contribuem para seu crescimento.
Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades! Aproveite para ler também a nossa análise do Banco Original PJ!
Perguntas frequentes
- O que é a conta MEI do Inter?
A Conta MEI Banco Inter é a solução de conta digital criada para atender aos microempreendedores individuais. Essa conta funciona de modo parecido ao de uma conta corrente para pessoa física, mas inclui produtos e serviços para pessoas jurídicas.
- Qual a vantagem da conta MEI do Banco Inter?
A principal vantagem do Banco Inter MEI é que a conta digital é gratuita. Além disso, ela oferece diversos serviços, como transferências, pagamentos de contas, emissão de boletos, Pix, cartão de crédito PJ, máquina de cartão de crédito, empréstimos, dentre outros.
- Qual a taxa do Banco Inter MEI?
Diferentemente de outras contas para pessoa jurídica, o Banco Inter MEI não cobra tarifas para abertura de conta; emissão de boletos; transferências e saques; solicitação de cartão de crédito. No entanto, serviços como empréstimos e seguros são tarifados.
- Qual a diferença entre conta MEI e conta PJ Inter?
A conta MEI Inter atende exclusivamente aqueles que atuam como microempreendedor individual (MEI), já a conta PJ é voltada para empresas enquadradas como EIRELI, LTDA, EI (ME e EPP) e outros.
- Como abrir conta Inter para MEI?
No site da empresa, clique no botão “Abrir conta MEI gratuita” e informe se você já possui uma conta como pessoa física na instituição. Caso não possua, será necessário realizar a abertura da mesma pelo app antes de solicitar a abertura da conta MEI Inter.
Boa noite! Sabe se tem taxa para receber Pagamento Pix via qr code?
E como integra a máquina do Pag Seguro?
Olá, Larissa! No Banco Inter, o Pix para PJ não é cobrado. Com relação à sua outra dúvida, sugerimos que entre em contato com o PagSeguro.
bom dia! como funciona o cambio? preciso receber valores em dolar e euro, o banco converte a moeda pra mim? como faço? obrigada
Olá, Fernanda! Sugerimos que você entre em contato com Inter para saber mais sobre o serviço, você também pode ver mais informações nessa página: https://www.bancointer.com.br/cambio/.
Porque a conta meio do banco Inter não tem possibilidade de emitir boletos com instruções de multa e juros??
Olá, Erick! Segundo o site do Banco Inter, a conta PJ possibilita a emissão de boleto com juros sim, veja só: https://ajuda.bancointer.com.br/pt-BR/articles/1853490-posso-emitir-boletos-com-a-conta-digital-pj. Em caso de dúvidas, sugerimos que você entre em contato com a instituição para saber mais.