Conheça as principais soluções do Banco Inter MEI e veja se vale a pena escolher essa conta digital!

Conheça as soluções do Banco Inter para quem é Microempreendedor Individual e saiba se vale a pena investir nessa alternativa.

12669432_1218137561529803_7092902009906739723_n
Thainá Cunha

Se você é microempreendedor e está procurando soluções de crédito voltadas para sua categoria, o Banco Inter MEI pode ser uma alternativa interessante.

Popular por sua atuação no mercado digital e pela isenção de taxas, a instituição também passou a se destacar por seus serviços para clientes PJ.

Continua após a publicidade

Com um pacote de operações atrativo para pequenos empreendedores, essa conta digital MEI pode ser vantajosa para quem busca facilidades na hora de lidar com as finanças do negócio.

Pensando nisso, vale a pena conhecer mais sobre o Banco Inter MEI, e nós preparamos um guia especial para te ajudar.

Continua após a publicidade

Continue acompanhando para ver mais detalhes sobre os principais produtos dessa categoria, e o que avaliar antes de abrir a sua conta!

Quais as soluções da Conta MEI do Banco Inter?

O Banco Inter foi fundado em 1994, como uma instituição financeira focada em crédito imobiliário e consignados.

No entanto, passou por inúmeras reformulações ao longo dos anos, modernizando suas operações para atender às novas demandas do mercado.

Em 2008, recebeu aval para atuar como banco múltiplo, e, em 2014, se tornou uma das primeiras instituições a lançar uma conta digital.

Desde então, sua atuação passou a focar nas plataformas virtuais, ampliando suas ofertas para atender outros públicos, e tornar o acesso à operações financeiras mais descomplicado e flexível.

Continua após a publicidade

Assim, surge o Banco Inter MEI, uma modalidade 100% digital e gratuita criada para atender, especificamente, os microempreendedores individuais.

Além de produtos elaborados para facilitar as operações financeiras do negócio, como uma conta corrente empresarial, o serviço também possui diversas soluções diferenciadas.

Conheça agora algumas das principais operações e o que eles podem oferecer para você:

Transferências entre contas

Ao abrir uma conta no Banco Inter MEI, o empreendedor terá acesso ilimitado a transferências entre contas, mesmo de outras titularidades e instituições.

No passado, essa funcionalidade possuía uma série de restrições, além de taxas consideravelmente altas.

Entretanto, com o Banco Inter, o microempreendedor poderá enviar e receber dinheiro em sua conta sem pagar a mais por isso.

Para MEI, essa opção é vantajosa para ampliar as possibilidades do negócio. Por exemplo, permitindo que o titular possa administrar suas finanças com maior flexibilidade.

Continua após a publicidade

No caso de recebimentos e pagamentos, é possível efetuar as operações com maior comodidade, sem impedimentos por conta de titularidades distintas.

Dessa forma, a transferência entre contas é um recurso interessante para clientes jurídicos, e está presente no Banco Inter MEI.

Pagamento de contas

O pagamento de contas é uma das operações mais importantes no gerenciamento das finanças de um negócio.

É por meio desse recurso que o microempreendedor poderá ter controle sobre suas receitas e despesas, o que possibilita uma administração mais eficiente do caixa.

Além disso, é importante manter todas as contas em dia, para construir um bom relacionamento com fornecedores, por exemplo, e não ter contratempos com outras prestadoras de serviço.

Continua após a publicidade

Assim, o Banco Inter MEI também oferece essa funcionalidade na conta digital gratuita para pequenos empreendedores.

Dessa forma, é possível pagar diferentes contas de maneira prática e acessível, além de realizar o agendamento de débitos e facilitar ainda mais essa rotina.

Essa solução também é gratuita, mesmo para pagamentos agendados, em conta corrente ou de boletos.

Emissão de boletos

Além disso, a emissão de boletos também é um diferencial na conta do Banco Inter MEI.

Diversos negócios necessitam dessa funcionalidade para operar, seja para recebimentos de clientes, fornecedores ou outras operações, como inclusão de saldo na conta.

Nesse caso, é possível emitir até 100 boletos por mês, de forma gratuita e simplificada.

O recurso também está disponível por meio da plataforma de controle do microempreendedor, que poderá emitir os documentos e encaminhá-los da maneira que preferir, sem custos adicionais.

Caso o MEI precise emitir um número superior de boletos, existe a possibilidade de negociar pacotes especiais para a conta. 

Continua após a publicidade

Assim, a instituição pode oferecer as melhores soluções para atender a demanda do negócio.

A taxa de processamento dos boletos varia entre 1 e 2 dias úteis, o que também é uma facilidade para empreendedores que precisam de uma compensação rápida.


A maquininha do Banco Inter é boa? Veja os principais detalhes antes de pedir a sua!


Pix para empresas

O Pix, a nova forma de pagamento do Banco Central, também apresenta uma versão para empresas, que traz alguns benefícios adicionais para o empreendedor.

Por exemplo, não existe limite para o valor da transferência, além da operação acontecer instantaneamente. 

Além disso, as operações com o pix para empresas também são seguras e monitoradas, com maior agilidade.

No entanto, diversos bancos estabeleceram taxas para a realização do Pix em contas jurídicas. Isso se mostrou uma desvantagem para alguns estabelecimentos.

Continua após a publicidade

Contudo, o Banco Inter MEI oferece essa funcionalidade com isenção de taxas. Ou seja, mesmo clientes da categoria microempreendedor podem ter acesso ao serviço sem a incidência de tarifas.

Este é um diferencial interessante para quem busca facilidades em uma conta empresarial, e utiliza essa forma de pagamento no dia a dia.

Cartão de débito Mastercard

A princípio, ao abrir uma conta no Banco Inter MEI, o microempreendedor receberá automaticamente um cartão de débito Mastercard.

A emissão não possui nenhum custo, e o cartão poderá ser utilizado para a realização de saques gratuitos na rede 24Horas.

Compras no débito também estão liberadas imediatamente após a aprovação da conta.

Dessa forma, o titular pode contar com mais uma facilidade para o seu negócio, por meio de praticidade no pagamento com um cartão diretamente associado à conta jurídica.

Além disso, o recurso também auxilia na separação das finanças pessoais e empresariais, evitando que o empreendedor utilize seu próprio cartão para compras voltadas para o negócio.

Continua após a publicidade

E uma vez que o cartão de débito do Banco Inter MEI não possui tarifas, o titular pode optar por usá-lo ou não, sem nenhum custo.

Cartão de crédito PJ Inter

Enquanto isso, o Banco Inter MEI também conta com uma opção de cartão de crédito PJ voltado para a modalidade empresarial.

O diferencial é que a função de crédito do cartão pode ser ativada no mesmo cartão de débito Mastercard enviado com a abertura da conta.

Assim, o empreendedor não precisará emitir dois cartões, tendo mais praticidade em seus pagamentos.

Após o recebimento do cartão de débito, o MEI poderá solicitar a ativação de crédito, mediante aprovação da instituição.

Continua após a publicidade

Uma vez que o pedido foi autorizado, o recurso já estará ativo, oferecendo todas as funcionalidades básicas da modalidade de crédito, como parcelamentos.

No entanto, o cartão de credito para MEI do Inter conta com diferenciais como isenção de anuidade, por exemplo, o que torna o atributo ainda mais vantajoso.

Integração com outros produtos Inter

Finalmente, abrir uma conta no Banco Inter MEI possibilita a integração com outros produtos e serviços Inter, como:

Dessa forma, o empreendedor pode aproveitar um catálogo maior de soluções, com as mesmas facilidades dos recursos da conta digital.

Assim, o empreendedor pode solicitar um empréstimo ou financiamento com condições especiais.

Outra opção é realizar investimentos diretamente com a instituição, para diversificar sua fonte de renda e ampliar seu negócio.

Nesse caso, as possibilidades aumentam, com novas opções disponíveis para auxiliar o microempreendedor no crescimento da empresa.


Qual a melhor maquininha de cartão? Veja a comparação entre 15 opções


Quais as tarifas do Banco Inter MEI?

Por outro lado, para realizar uma análise completa sobre o Banco Inter MEI, e decidir se as soluções realmente podem atender ao seu perfil, é importante conhecer também as tarifas que o serviço traz.

Este é um dos principais benefícios desta modalidade, uma vez que não existem taxas de operação para o microempreendedor.

Ao contrário de outras instituições, o Banco Inter MEI não cobra tarifas para os serviços essenciais e adicionais contratados pela conta jurídica.

Continua após a publicidade

Nesse caso, não existem taxas para:

  • abertura de conta;
  • emissão de boletos;
  • transferências e saques;
  • solicitação de cartão de crédito.

Além disso, a manutenção da conta corrente digital também não oferece custos, uma grande vantagem para o empreendedor que busca serviços atrativos e modernos.

O Banco Inter já é conhecido por sua isenção de taxas em diferentes categorias, não apenas para conta jurídica.

De acordo com a instituição, isso é possível por uma série de motivos. Como o banco passou a focar sua atuação em plataformas digitais, isso gera economia sem a necessidade de agências físicas.

Ainda, a automatização de processos pode otimizar as rotinas e operações, reduzindo burocracias no dia a dia.

Por fim, o Banco Inter também atribuiu sua isenção de taxas ao ganho em escala. Uma vez que o cliente fica satisfeito com o serviço, pode indicá-lo para outras pessoas.

Dessa forma, a instituição pode oferecer serviços de conta digital para MEI sem a cobrança de tarifas.

Tarifas de outros serviços

No entanto, é importante reforçar que outros serviços do Banco Inter podem apresentar taxas de operação.

Por exemplo, empréstimos e seguros. Essas são facilidades que os clientes microempreendedores possuem, mas que não estão isentas de encargos.

Continua após a publicidade

Assim, caso exista o interesse do empreendedor em contratar essas soluções adicionais, a recomendação é entrar em contato com a instituição e fazer simulações para cada perfil.

Atualmente, as taxas de empréstimo, por exemplo, estão em torno de 0,70% + IPCA. Enquanto isso, as diferentes modalidades de seguro oferecem mensalidades variadas, a partir de R$100.

No entanto, essas categorias não possuem relação com a conta digital do Banco Inter MEI, que não apresenta nenhuma cobrança para a manutenção da conta ou para suas operações.

Como criar uma conta MEI no Banco Inter?

Caso exista interesse em abrir uma conta no Banco Inter MEI, é possível enviar uma proposta diretamente pela internet.

No entanto, um dos pontos negativos é a necessidade de uma conta pessoal, que disponibiliza a opção de solicitar cadastro como microempreendedor.

Continua após a publicidade

Assim, se você ainda não é cliente do Banco Inter, o primeiro passo é abrir uma conta corrente como pessoa física.

O processo também é simples e prático, feito por meio do aplicativo da instituição, disponível para sistema Android e iOS .

Uma vez que a conta é 100% digital, todas as etapas são realizadas por meio dos canais virtuais.

Após fazer o download do aplicativo, siga as orientações para preencher sua solicitação e fazer o envio do requerimento.

O banco irá analisar sua proposta e autorizar, ou negar, a abertura da conta. Em seguida, basta abrir o menu na sua conta pessoal e localizar “Conta Digital MEI”.

O titular poderá incluir o CNPJ cadastrado na categoria MEI e aguardar as demais instruções do banco para prosseguir com a abertura.

Continua após a publicidade

Por fim, uma vez que a instituição aprova a conta digital para microempreendedor, todas as funcionalidades já estarão liberadas.

O retorno da análise é feito por e-mail, de modo que é importante acompanhar as atualizações no endereço informado.

Além disso, o processo é semelhante para abertura de conta física pessoal.

No entanto, mesmo com essa necessidade, o aplicativo realiza a distinção de ambas as contas, para o empreendedor ter um controle mais facilitado das finanças pessoais e empresariais.

O controle e administração são feitos no mesmo aplicativo, bem como o acesso a outros serviços, como atendimento e suporte.


Banco Original PJ: saiba mais e entenda se vale a pena contratar para o seu negócio!


Banco Inter MEI é uma boa escolha de conta digital?

Os diferenciais do Banco Inter MEI são atrativos para empreendedores que buscam novas alternativas financeiras para seu negócio.

A começar pela isenção de taxas, não existem cobranças adicionais para abertura e manutenção da conta corrente.

Além disso, os serviços disponíveis são úteis para o empreendedor, como transferências, pagamento de contas e emissão de boletos.

Dessa forma, é possível acessar diferentes soluções empresariais sem a incidência de encargos.

Ainda, o titular também poderá solicitar outros serviços, como cartão de débito e crédito, de forma prática e vantajosa, uma vez que também não existem cobranças para a modalidade.

Vale a pena ressaltar que o Banco Inter já esteve nos rankings de melhores contas digitais para pessoas jurídicas, e também entre as melhores contas MEI nas análises do iDinheiro.

Continua após a publicidade

O Banco Inter MEI é confiável?

Nas plataformas de avaliação, o Banco Inter MEI possui boa reputação, com notas consideráveis e índices positivos.

Por exemplo, no site ReclameAqui, a instituição possui média 7.9, considerada boa, além de números como:

  • 99,2% de reclamações respondidas;
  • 80,1% de soluções;
  • 72,3% dos clientes voltariam a fazer negócio no futuro.

Entre as reclamações que mencionam o serviço para microempreendedores, os assuntos recorrentes envolvem dificuldade para acessar o aplicativo e bloqueio temporário em operações.

Assim, o Banco Inter MEI se mostra um serviço autêntico e confiável, além de apresentar as facilidades e benefícios que a instituição já oferece em outros setores.

Vale a pena abrir uma conta digital no Banco Inter MEI?

De forma geral, o Banco Inter MEI apresenta soluções completas e práticas para clientes que buscam abrir uma conta empresarial.

É importante realizar a separação das finanças pessoais e jurídicas, especialmente no caso de profissionais independentes.

Dessa forma, uma das melhores alternativas é abrir uma conta MEI. Além de realizar essa distinção, o titular também poderá aproveitar diversos benefícios exclusivos para a categoria, como o Banco Inter apresenta.

Continua após a publicidade

A facilidade dos serviços e isenção de taxas são alguns dos pontos mais positivos.

A conta corrente apresenta funcionalidades úteis para o dia a dia, e soluções que podem auxiliar na administração financeira de pequenos negócios.

Por outro lado, é necessário possuir uma conta de pessoa física antes de abrir a conta MEI, o que pode ser uma desvantagem para algumas pessoas.

Além disso, é importante que o empreendedor saiba lidar com plataformas digitais e tecnologias, pois o banco opera de modo 100% virtual.

Assim, o Banco Inter MEI pode ser uma boa opção de conta digital jurídica, mas vale a pena analisar o serviço de maneira completa antes de contratá-lo.

Dessa forma, você terá uma experiência positiva, e poderá se dedicar ao seu microempreendimento com acesso à soluções que contribuem para seu crescimento.

Gostou do conteúdo? Então não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

  1. Erick giovani

    Porque a conta meio do banco Inter não tem possibilidade de emitir boletos com instruções de multa e juros??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.