O cronograma do open banking no Brasil prevê que sistema começará a implementação em novembro deste ano, mesmo mês em que será lançado o PIX. O sistema deve está funcionando integralmente até outubro de 2021, segundo previsões.
Já regulamentado pelo Banco Central, o open banking, também conhecido como Sistema Financeiro Aberto, possibilitará compartilhamento de informações entre instituições financeiras.
Continua após a publicidade
Dessa forma, a expectativa é que sejam ofertados serviços de melhor qualidade e com preços mais competitivos, beneficiando o cliente.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Como funcionará a implementação do open banking?
A implementação do open banking está prevista para ser iniciada em 30 de novembro deste ano, com conclusão em 25 de outubro de 2021.
Neste ano, o sistema iniciará o compartilhamento de informações referentes aos canais de atendimento, produtos e serviços como conta corrente e operações de crédito.
O processo seguirá com compartilhamento de dados de cadastro e transações dos clientes, serviços de iniciação de pagamentos e de outros produtos, operações de câmbio, investimentos, seguros e previdência.
Com a implementação também será possível o encaminhamento de propostas de operações de crédito. Importante salientar que o compartilhamento de informações ocorre apenas com autorização prévia dos clientes.
O que é?
O open banking é o processo de compartilhamento de dados financeiros entre instituições financeiras em busca de serviços e produtos em condições melhores ou mais variados.
Com o sistema, será possível o compartilhamento de dados, produtos e serviços pelas instituições financeiras e demais instituições autorizadas. Dessa forma, as instituições financeiras poderão conversar entre si.
Essa conversa é útil, por exemplo, em casos como a cessão de crédito. Sabendo dados do cliente em outros bancos, uma instituição financeira pode decidir dar um prazo maior para o pagamento ou oferecer juros menores para que o cliente migre de banco para financiamento. Então, o usuário se beneficia com condições melhores.
Para isso, o cliente deve autorizar de forma expressa e por meio eletrônico o compartilhamento de dados, tendo a autorização prazo de 12 meses. A operação não terá custos ao consumidor.
No caso das empresas, o Banco Central delimitou duas consultas gratuitas por mês e por cliente no caso de compartilhamento de cadastros. No caso de informações sobre transações realizadas, são 120 consultas gratuitas por mês e por cliente.
Quer continuar acompanhando as novidades sobre o open banking? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as informações em tempo real.
Continua após a Publicidade