Notícias

Google Chat se tornará gratuito a todos os usuários a partir de 2021

Karina Carneiro
Karina Carneiro
google-chat

Com a descontinuação do Google Hangouts, o Google Chat se tornará gratuito. O objetivo é competir com empresas como o Slack e Microsoft Teams.

O Google Chat, o serviço de mensagens diretas corporativas da empresa, passará a ser gratuito para todos os usuários da empresa a partir do primeiro semestre de 2021.

O anúncio realizado na última quinta-feira, 15, informa que o recurso, atualmente disponível para usuários do Gsuite ou Workspace, será responsável por substituir o Google Hangout.

Continua após a publicidade

Mesmo com recursos limitados na versão gratuita, o Google Chat resolveu expandir o seu mercado com o objetivo de competir com as principais referências desse segmento, como Slack e Microsoft Teams.

Aplicativo para conversas

O usuário poderá trabalhar dentro da plataforma Google utilizando um aplicativo avulso para a troca de mensagens com outras pessoas. O aplicativo do Google Chat, disponível para Android e iOS, também inclui grupos de discussão e equipes de trabalho.

Apesar da mudança, a empresa ressalta que a ferramenta manterá todos os principais recursos do Google Hangout.

Todas as mensagens trocadas por meio da plataforma devem ser migradas para o Google Chat até o momento da descontinuação do serviço atual.

Além disso, a companhia garantiu que a migração dos serviços ocorrerá de maneira suave e que as informações mais detalhadas serão divulgadas em breve para os consumidores.

Quais os principais recursos do Google Chat?

De acordo com a empresa, o Google Chat deverá contar com os principais recursos disponibilizados atualmente pelo Google Hangout, como a possibilidade de enviar mensagens diretas e de criar grupos. 

Além dessas funções, algumas melhorias serão aplicadas, como a possibilidade da criação de tarefas e compartilhamento de arquivos. 

O objetivo da empresa é proporcionar uma experiência melhor de usabilidade do aplicativo. Com mudança, a Google pretende que a troca de mensagens entre empresas e grupos colaborativos se torne ainda melhor. 

“O chat inclui algumas alternativas semelhantes ao Hangouts, como a possibilidade de envio das mensagens diretas, em grupo, pesquisa rápida de mensagens e arquivos, além do envio de reações através de emojis. Essas questões conseguirão otimizar o trabalho remoto das pessoas e fazer com que todos trabalhem na mesma página”, disse a empresa em nota oficial. 

Mudanças graduais nos serviços Google

Essa é a segunda mudança estrutural anunciada pelo Google apenas em outubro.

No início do mês, a empresa comunicou aos consumidores dos serviços do Gsuite que algumas funcionalidades passariam a ser modificadas, de acordo com o plano de contratação.

Com isso, o plano de armazenamento de informações foi um dos serviços mais afetados por essas mudanças. Além disso, foi implementada a limpeza automática da lixeira do Google Drive a cada 30 dias. 

Gostou do conteúdo? Então não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para se manter informado sobre as principais notícias do dia.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *