Os boletos são documentos bancários, utilizados por empresas para realizar cobranças e também o monitoramento dos recebimentos. É preciso levar em consideração que 4 a cada 10 brasileiros acima de 18 anos são desbancarizados e, por isto, o boleto é um método de pagamento muito útil, visto que pode ser usado até mesmo por pessoas que não possuem contas bancárias. Os boletos possuem uma data de vencimento, que é o dia limite para que o valor do documento seja pago sem a incidência de juros de mora e multa.
Os juros de mora são uma penalidade, proporcional aos dias de atraso. E, este juros possui um teto máximo de 1% ao mês, de acordo com a regulamentação. Ainda, a multa é um valor fixo, que é pago uma vez devido ao atraso no pagamento do boleto, cuja porcentagem máxima é de 2%.
Ambas estas penalidades são cobradas apenas a partir do primeiro dia após o vencimento. A multa é uma penalidade única, pelo atraso. Ou seja, independentemente do período de atraso, este valor será cobrado do cliente, caso esteja previsto no contrato. E, os juros são cobrados por dias corridos, e não por dias úteis. Ou seja, se um boleto vencer na sexta-feira, mas só for pago na segunda-feira, a empresa pode realizar a cobrança de juros referentes ao sábado e domingo. Abaixo, saiba mais sobre.
Como é feita a cobrança de juros e multa?
Praticamente todas as pessoas irão lidar com os boletos, em algum momento da vida. Esta é a forma de cobrança mais popular, devido à sua facilidade e praticidade. E, por isto, é preciso que os indivíduos saibam como funciona a cobrança de juros e multa. Estas penalidades são impostas ao responsável pelo pagamento do boleto, caso o documento não seja quitado até a data de vencimento, exceto esta data seja correspondente a um dia não-útil.
A multa é um valor único, uma penalidade proporcional apenas ao valor do documento. Ou seja, independentemente dos dias de atraso, a multa será cobrada, caso o indivíduo não respeite a data de vencimento do documento. Porém, se o boleto vencer em um dia que não é útil, ele poderá ser pago no seguinte dia útil, sem a cobrança deste valor. E, a multa pode corresponder a até 2% do valor total do documento, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
Já os juros, chamados de juros de mora, é uma penalidade diária, aplicada proporcionalmente aos dias de atraso e ao valor total do documento. Ela pode corresponder a até 1%, mensalmente. Os juros são cobrados a partir da data de vencimento. Porém, da mesma forma que a multa, caso o boleto vença em um dia não-útil, como sábado, domingo ou feriado, ele poderá ser pago no próximo dia útil sem a cobrança das penalidades.
É importante mencionar que os juros podem ser cobrados de acordo com os dias corridos, e não com os dias úteis. Assim, se um boleto vencer na sexta-feira, e for pago apenas na segunda, podem ser cobrados os juros referentes ao sábado e ao domingo. Entretanto, nem todas as empresas adotam estas prática.
É importante observar como é a política de cobrança de juros da empresa. Algumas, mesmo após a data de vencimento do boleto, não realizam a cobrança de juros por um período determinado. Outras não cobram a multa ou mesmo os juros de mora. Mas, mesmo assim, é preciso ter em mente que estas penalidades podem ser impostas pelos dias corridos, mesmo que estes incluam feriados e finais de semana.
O ideal é que seja feito um planejamento financeiro, para que estas penalidades não sejam impostas aos indivíduos. Assim, os boletos poderão ser pagos na data correta.
Termos Relacionados:
- Diferenças entre boleto e carnê
- Como escolher entre boletos e títulos e convênios
- O que é pagamento mínimo
- O que é taxa de juros
- O que é estorno
Olá.
Se um boleto vence na 6.a feira e a pessoa não paga, e na 2.a feira é feriado local, caso pague na 3.a feira incidem juros sobre todo o período, inclusive 2.a feira?
Olá Luiz,
É sempre importante consultar as condições do contrato que gerou esse boleto, se existe alguma cláusula que prevê tais situações pois quando você realizou a compra ou contratação, aceitou tais condições.
De acordo com a Lei 7.089, os boletos de conta de consumo não podem fazer a cobrança em feriados municipais, estaduais ou federais.
Já os boletos de tributos precisam ser pagos no dia anterior do vencimento sob pena de cobrança de juros em todo período.
Boa noite!
Meu boleto vence dia 20 no caso caiu na sexta-feira e eu paguei o boleto no sábado dia 21 no período da manhã.
No caso eles podem cobrar juros e multa por atraso?
Olá, Karoline!
É importante mencionar que os juros podem ser cobrados de acordo com os dias corridos, e não com os dias úteis. Assim, se um boleto vencer na sexta-feira, e for pago apenas na segunda, podem ser cobrados os juros referentes ao sábado e ao domingo.
Ola Boa tarde. Paguei um boleto do cartão de crédito dia 12 /11/2021 vencimento tb dia 12/11/2021 era numa sexta feira. Na segunda feira foi feriado. O banco já lançou pra fatura seguinte juros e multas e etc. Alegando que caiu no dia 16 a fatura paga. No recibo que pagamento diz que será considerada paga até dois dias úteis. O primeiro dia útil foi dia 16. Como pode cobrar juros?
Olá Marcos, as vezes o processamento dos pagamentos pode levar mais tempo e a cobrança é automatizada. Assim, o lançamento de juros pode ser retirado posteriormente. Outro ponto que precisa ser verificado é a hora em que você realizou o pagamento na sexta-feira. Fora do horário de processamento, mesmo validando a operação, ela só é considerada no dia útil seguinte. Nesse caso, os juros e multas seriam devidos.
oii boa tarde, eu tenho um boleto que o vencimento dele é dia 15/11, um feriado nacional.. e a multa dele por atraso é de 200,00 .. então nao tenho essa opção kkk … mas por sem um feriado, eu tomaria a multa caso pagasse dia 16/11 o boleto?
eu não entendo bem como isso funciona, mas creio que pela lei, eu poderia pagar dia 16 e sem levar a multa por atraso… mas como sou bem leiga, não sei oq fazer, infelizmente eu só iria conseguir pagar na terça..
Olá Yasmim, por ser feriado, a maioria dos contratos de cartão de crédito consideram o próximo dia útil para o pagamento sem multa e juros. Outros antecipam a data. Para ter certeza e evitar a cobrança, consulte na central de atendimento do cartão ou mesmo no aplicativo, já que alguns deles indicam a mudança de data de vencimento nesses casos.
Tenho um boleto e estão me cobrando 0,20 por dia de atraso e 10% ao mês, posso estar recorrendo ao Procon devido a este juros abusivo?
Olá José Luciano,
É preciso ver se tais condições estavam no contrato que você assinou na contratação, o que seria uma concordância sua para tais valores. Se não for o previsto, é passível de contestação, sim, principalmente com o próprio banco.
Quando vc faiz empréstimo na sexta ele so cair na segunda ? Pela amanhã? Ou a tarde ?
Olá, Douglas! Tudo bem?
Depende do banco em que você contratou… Às vezes pode cair no mesmo dia.
Bom dia gostaria que tirasse um dívida , o dia da minha fatura caiu na sexta feira eu fiz o pagamento as 22:00 no ato do pagamento apareceu como se eu tivesse pago na segunda e automaticamente gerou juros ,isso estar correto?
Oi, Gisele, tudo bem? Se você pagou a fatura após o horário comercial, o pagamento só seria computado na segunda-feira mesmo, havendo aí um pequeno atraso. No entanto, por ser apenas um dia, os juros não serão tão altos! O importante é realmente quitar o valor o quanto antes.
Me ajudou muito. Bem explicativo!