O que é Clubhouse e como ganhar dinheiro com a rede social

o Clubhouse é uma rede social que possui uma nova proposta que vem chamando a atenção de muitas pessoas. Veja como ela funciona

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Você sabe o que é Clubhouse? Trata-se de uma nova rede social onde as pessoas se comunicam por áudio e que nos últimos meses, virou sensação da internet.

Fundada em 2020, a rede social vem ganhando destaque em 2022 e tem sido pauta em debates ao redor do mundo. Além de ser uma outra forma de interagir com as pessoas, a rede social Clubhouse também pode ser uma alternativa para faturar uma renda extra.

O que é ClubHouse?

O Clubhouse é uma nova rede social de conversas em grupos restritas a áudios. Criada por Rohan Seth e Paul Davison, que trabalhavam no Google e no Pinterest, respectivamente.

Lançada em março de 2020, nos Estados Unidos, a rede social lembra bastante uma plataforma de rádio ao vivo, porém, com interações de outros participantes.

O host pode criar uma sala para compartilhar o que desejar com os convidados que ali estiverem. Além disso, você pode criar uma bio e solicitar ou sugerir salas para entrar e seguir amigos.

Por enquanto, o Clubhouse só está disponível para sistema operacional iOS, ou seja, usuários de iPhone, no entanto, sua popularidade cresceu bastante este ano.

Especialmente, após Mark Zuckerberg, CEO do Facebook e Elon Musk, fundador da Tesla, terem criado uma conta na plataforma e até terem convidado o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Por aqui, outros famosos como Anitta, Boninho, Tatá Werneck, Luciano Huck e Preta Gil já participaram de algumas salas públicas.

Entretanto, não é qualquer pessoa que pode acessar o Clubhouse. Pelo menos, por enquanto, só consegue entrar quem for convidado por um usuário já cadastrado na plataforma. Para alguns especialistas, isso é apenas uma estratégia inicial para gerar curiosidade nas pessoas.

E, de fato, essa ideia tem fundamento. Em 2004, por exemplo, quando o Facebook foi lançado, a rede social era restrita aos alunos das melhores universidades norte-americanas, e da mesma maneira, só era possível participar por meio de um convite.

Como participar do ClubHouse?

O caminho para acessar a rede social pode ser um pouco complicado, além de só estar disponível para usuários do sistema operacional iOS (iPhone, iPad ou Mac), como já mencionado, você também precisará de um convite para poder se cadastrar no Clubhouse.

Em outras palavras, um dos seus contatos que já está na rede social, precisa autorizar o seu acesso na plataforma. Porém, a boa notícia, é que os criadores do Clubhouse já estão desenvolvendo uma versão para o sistema operacional Android.

Fato é, que o Clubhouse chegou para ficar e está se tornando uma das plataformas queridinhas dos internautas.

Para se ter um ideia, no início de fevereiro deste ano, o app teve mais de 8 milhões de downloads em todo o mundo, acumulando no período de apenas 16 dias, um crescimento de 100% dos usuários na plataforma.

O sucesso do Clubhouse até o momento é tão grande, que até o Twitter está estudando a possibilidade de trazer salas de áudio para a sua plataforma.

Como ganhar dinheiro com o ClubHouse?

Apesar da rede social até o momento ser sem anúncios e gratuita, alguns usuários já encontraram uma maneira de ganhar dinheiro com o Clubhouse. Veja a seguir quais são:

Patrocínios e parcerias

Com o patrocínio de empresas e marcas para criação da sua sala, você pode criar uma parceria que beneficie essas organizações e ainda estimular seus convidados a investirem nos seus serviços ou produtos e também nos do seu parceiro.

Dessa forma, você terá um apoio financeiro para a criação de uma sala e ainda poderá estimular o engajamento para a marca que está auxiliando na divulgação de suas ideias para outros membros.

Salas pagas

Se você conseguir construir uma boa base de seguidores e uma audiência com bom engajamento, é perfeitamente possível conseguir criar salas patrocinadas por empresas.

Dessa maneira, você terá apoiadores financeiros para disseminar suas ideias ou a pauta que melhor se encaixar no perfil de quem contratar os seus serviços.

Inclusive, já existem algumas personalidades da mídia e influencers que estão cobrando uma taxa para o seu público ter acesso ao conteúdo dentro dos grupos de áudio.

Conversas com marcas

Os negócios digitais e marcas também podem ganhar dinheiro com a força de publicidade que a plataforma possui. 

Você pode, por exemplo, criar uma sala da sua empresa e sugerir conversas entre criadores, co-fundadores, executivos e demais membros da equipe para oferecer palestras sobre um determinado projeto.

Monetização ClubHouse

O Clubhouse anunciou recentemente um recurso de monetização dentro da plataforma para os criadores de conteúdo. O aplicativo fechou uma parceria com a “Stripe”, uma plataforma de processamento de pagamentos online.

Assim, será possível que um apoiador envie quantias em dinheiro diretamente para o seu profissional favorito. Por enquanto, esse serviço está sendo testado apenas por um pequeno grupo de creators.

Investimentos

Startups e fundadores de pequenos negócios têm encontrado salas fechadas onde é possível apresentar o seu negócio para os investidores ali mesmo.

Criação de conteúdo

Também é possível utilizar o Clubhouse para ajudar os usuários a escrever bios mais detalhadas, descrevendo seus serviços e produtos. 

Essa pode ser uma boa opção para conseguir um emprego de freelancer e ganhar alguma monetização utilizando a plataforma.

Afinal, a criação de conteúdo ainda é uma das ferramentas mais poderosas do marketing digital.

Perguntas frequentes sobre o que é Clubhouse

  1. Como enviar convite para o Clubhouse?

    A rede social apresenta contatos da agenda do celular que ainda não estão no clubhouse, mas que possuem amigos na plataforma. Para convidar esse amigo, basta clicar no botão “invite” ao lado do nome da pessoa.

  2. Como conseguir mais seguidores no Clubhouse?

    Existem alguns passos que você pode seguir para ganhar mais seguidores no Clubhouse, entre eles podemos destacar: tenha um perfil bem completo na plataforma, crie salas com temas que você domina e convide amigos para o app.

Referências do artigo
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp