Erros ou app Nubank fora do ar: como resolver?

Percebeu algum erro no app Nubank e precisa resolver rápido? Veja as principais ocorrências e como solucionar.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

O Nubank se tornou um dos bancos digitais mais usados pelos brasileiros, seja pela possibilidade de usar um cartão de crédito sem anuidade, seja pela conta que rende mais que a poupança. No entanto, o aplicativo pode passar por instabilidade. Você sabe o que fazer quando surgem erros no aplicativo Nubank?

Antes de tudo, é indicado verificar se o aplicativo está atualizado, mas há outras medidas que podem ser tomadas. Saiba mais sobre o que fazer ao encontrar erros no app da Nuconta e se seu dinheiro está seguro no Nubank.

Continua após a publicidade

Erros no aplicativo do Nubank

  • App do Nubank fora do ar
  • Saques indevidos na Nuconta
  • Depósito não caiu na conta Nubank
  • Pix não completou no aplicativo do Nubank
  • Erro de atualização no app Nubank

Veja agora como resolver os erros no aplicativo Nubank mais comuns de serem encontrados.

1. App do Nubank fora do ar, “Ocorreu um erro”: o que fazer?

Ao acessar o app do Nubank e encontrar a mensagem “ocorreu um erro” é indicado verificar a conexão do seu aplicativo. O primeiro passo é ver se está conectado a uma rede Wi-Fi ou se o 4G se encontra estável, uma dica é tentar acessar outros aplicativos e sites.

Caso o acesso esteja normal e a instabilidade permaneça, é preciso verificar se o app está atualizado. Para isso, entre na loja de aplicativos do celular (Google Play | App Store) e verifique a possibilidade de atualizações para o Nubank.

Continua após a publicidade

Como última alternativa é recomendado sair e logar novamente. Se o erro persistir, trata-se de uma instabilidade do Nubank que logo será resolvida. 

2. Saques indevidos na Nuconta: o que fazer?

Alguns clientes relataram recentemente que algumas movimentações de retirada de dinheiro na conta Nubank estavam erradas, ou seja, haviam registros de saques indevidos, que não teriam sido realizados por eles.

Nesses casos, é possível entrar em contato com o chat e relatar a questão. O banco irá analisar a situação, identificar se foi uma falha geral ou exclusivo na sua conta, e repassar para os cuidados do Banco 24h.

Caso não tenha realizado nenhum saque, também poderá solicitar o bloqueio do cartão, sob suspeita de clonagem. Enquanto a situação é analisada, o Nubank fornece um crédito, no mesmo valor sacado, como uma forma de estorno.

Continua após a publicidade

Se comprovado que o saque foi indevido ou a clonagem do cartão, o crédito permanece com o cliente. Caso não exista comprovação, o valor é debitado novamente da conta.

3. Depósito não caiu na minha Nuconta: o que fazer?

Os depósitos na Nuconta são feitos de três maneiras: por boleto, transferência ou PIX. Transferências TED e Pix caem imediatamente e você recebe a notificação no aplicativo, já transferências DOC levam 1 dia útil para entrar na conta.

Se o depósito foi feito via boleto, pode levar até 72h para ser compensado. Assim, é indicado esperar o período mínimo para conclusão da transação. No caso das operações via TED, é importante lembrar que se feitas após as 17h só caem no dia seguinte.

Se após o prazo mínimo o valor não compensar, verifique se não foi estornado na conta de origem.

Continua após a publicidade

4. Pix não completou no aplicativo do Nubank: o que fazer?

Existem cinco causas comuns para o Pix não completar no app Nubank. A primeira delas é a chave Pix inválida ou em formato errado. Ao tentar fazer a transferência, você recebe uma notificação no app falando sobre erro no formato da chave.

Revise se o formato é válido ou se foi escrito da forma correta. O erro persiste? Solicite novamente ao recebedor a chave. Ela não pode ter caracteres especiais e, no caso de chaves numéricas, precisa estar completa (por exemplo, CPF pede 11 números).

O segundo caso é quando a chave Pix é inexistente ou não encontrada. Pode acontecer por erros de digitação ou números faltando. O ideal é solicitar novamente a chave ao destinatário do Pix.

O terceiro caso é quando há falha de comunicação no sistema. O erro apresentado é exatamente este e o recomendado é esperar alguns minutos e tentar novamente. Além disso, verifique se o valor saiu da sua conta e peça ao recebedor para consultar e ver se o dinheiro já caiu.

Continua após a publicidade

O Pix também pode não completar e apresentar o erro de transação não concluída. Isso acontece por saldo insuficiente, conta recebedora indisponível e falha técnica. Cada situação é resolvida de forma diferente e inclui: depositar dinheiro em sua Nuconta, solicitar outra conta ao destinatário ou aguardar até o sistema estabilizar.

O último caso envolve problemas com o QRCode e para resolvê-lo é preciso pedir ao recebedor que emita um novo código.

5. Erro de atualização no app Nubank: o que fazer?

Ao tentar atualizar o aplicativo da Nuconta e verificar algum erro na conclusão da instalação é indicado verificar se o aparelho possui memória o suficiente. Além disso, veja se está com uma conexão Wi-Fi estável para permitir que a atualização seja baixada completa.

No caso de pouco espaço interno é recomendado desinstalar outros aplicativos menos utilizados e baixar a versão mais atual do Nubank.

Continua após a publicidade

Dicas de segurança para usar o aplicativo do Nubank

O Nubank cumpre a Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Isso significa que, na política de privacidade do app, você deve ser notificado sobre como a empresa utiliza os seus dados.

Apesar disso, é recomendado adotar outras medidas de segurança ao usar o aplicativo, como:

Criar senhas seguras

O app Nubank precisa de duas senhas. A primeira delas é de acesso ao aplicativo, com oito dígitos (números e letras) e a segunda do cartão e para transações (4 números).

Pense em algo seguro, que só você saiba e seja difícil de deduzir. Assim, evite datas de aniversário e palavras óbvias, como o seu nome.

Usar a proteção de acesso ao app

O Nubank disponibiliza uma proteção extra para acessar o app. Para isso, você precisa usar o seu bloqueio de tela do celular ou tablet ou a senha do app. Dessa forma, caso perca o aparelho, fica mais difícil que uma pessoa mal-intencionada faça transações não autorizadas.

Continua após a publicidade

Restringir o limite do cartão de crédito

Dependendo do uso do cartão, o Nubank pode oferecer um limite mais alto, no entanto, nem sempre você vai usá-lo completo. Deixe um valor mínimo disponível e só altere quando precisar.

Por exemplo, se seu limite é de R$ 2 mil e você deixa liberado R$ 800, uma transação de R$ 1,5 mil será recusada.

Usar o cartão virtual para compras online

Nas compras online, o ideal é usar o cartão virtual. Isso acontece porque, caso você seja vítima de algum golpe, é mais rápido bloquear o cartão. Para isso, é só entrar no aplicativo e cancelar aquele cartão virtual, solicitando um novo.

Para o cartão físico, esse processo poderia ser mais demorado. Ainda assim, antes de cadastrar o cartão virtual, procure verificar se a loja é real e idônea. 

Continua após a publicidade

Meu limite Pix Nubank

Como medida de segurança, o Nubank disponibiliza a opção de limitar um valor máximo de Pix realizado diariamente. A ideia é prevenir a ação de bandidos. Veja o quanto você transfere em média e estabeleça o limite.

Desautorizar aparelhos antigos

Trocou de celular? Instale o app no aparelho novo e, em seguida, desative as autorizações do anterior. Isso evita problemas com hackers e pessoas que conseguem o acesso ao celular antigo. O ideal é manter o aplicativo em um único aparelho ativo.

Você já lidou com algum dos erros no aplicativo Nubank citados acima? Lembre-se de sempre manter suas informações atualizadas e evite divulgar dados sensíveis, como o CPF. No mais, fique sempre atento às operações feitas com o cartão Nubank.

Nuconta

Conta Digital com rendimento automático da conta, TED e PIX gratuitas, cartão de crédito sem anuidade, ou Black com cashback.

Taxa de manutenção: Gratuita
Saque: R$6,50
TED/DOC: Gratuitos e ilimitados

  • Linha de Crédito
  • Seguros
  • Pix
  • checkmark Rendimento automático do saldo da conta
  • checkmark Cartão de crédito sem anuidade
  • checkmark Cartão de crédito Black com cashback
  • close Cobrança de R$ 6,50 em todos os saques realizados
  • close Anuidade do cartão de crédito Black é alta
  • close Linha de crédito limitada
Leia mais sobre Nuconta

Perguntas frequentes sobre erros no aplicativo Nubank

  1. O app do Nubank é seguro?

    Sim, o aplicativo é seguro e respeita a LGPD, inclusive, utiliza técnicas que garantem o uso sem preocupações, como a biometria e as senhas de 8 e 4 dígitos.

  2. Como atualizar o app do Nubank com segurança?

    Para atualizar o app Nubank de forma segura e evitar problemas, utilize sempre a loja oficial de aplicativos do seu celular. No Android é a Google Play e no iOS a Apple Store. Só baixe ou atualize o app por lá, nunca por sites ou locais desconhecidos. Inclusive, ao entrar no site do roxinho, você será redirecionado para sua loja oficial para baixar o aplicativo e concluir a instalação. 

  3. Como saber se meu aplicativo do banco foi hackeado?

    Apesar de rara, existe a possibilidade do app ter sido hackeado, principalmente com o surgimento de malwares. Para saber se isso aconteceu, fique de olho na fatura e no quanto de dinheiro tem disponível na NuConta.
    Caso observe qualquer transação diferente e não autorizada, bloqueie os cartões e conteste a compra/saque imediatamente. Se possível, formate o celular e instale o aplicativo novamente, preferencialmente trocando senhas e acessos.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.