Posso abrir uma conta corrente com nome sujo? E poupança?

Você está com o nome sujo? Saiba se é possível abrir conta corrente, conta poupança e conta salário nos bancos.

flaviomariano
Flávio Mariano

Hoje em dia ter uma conta corrente se tornou quase essencial. É uma forma mais fácil de administrar o dinheiro, além de facilitar o recebimento de valores a serem pagos por pessoas que estão longe. As contas facilitam até mesmo o pagamento de salários, que podem ser pagos através de conta corrente ou através de conta salário destinada a este fim específico, trazendo mais conforto e segurança.

Além disso, com o crescimento dos sites de compra e venda na internet, aumentou ainda mais a necessidade de uma conta para receber os pagamentos por parte de pequenos empreendedores. Mas muitas pessoas têm dúvidas quanto a abertura de contas. Será que qualquer pessoa pode abrir uma conta corrente? E uma conta poupança?

Continua após a publicidade

Meu nome está sujo. Posso abrir uma conta?

Dizemos que uma pessoa está com o nome sujo quando o seu CPF foi incluso na lista de devedores do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou no SERASA. Significa que esta pessoa não cumpriu com as obrigações de algum pagamento, e a empresa lesada solicitou esta inclusão.

Este serviço serve para que as empresas que liberam crédito saibam se o cliente é um bom pagador, ou se corre o risco de não ter a sua dívida quitada.

Os bancos, na qualidade de instituições financeiras, oferecem uma série de outros serviços e responsabilidades atrelados à conta corrente, incluindo o pagamento de tarifas, a liberação de crédito para empréstimos, financiamentos e cartões de crédito, investimentos entre outros serviços. Por isso, cabe à instituição decidir se vai ou não abrir a conta se a pessoa estiver com o nome sujo.

Normalmente, os bancos não liberam aberturas de contas correntes para pessoas negativadas no SPC ou SERASA. É preciso saber que o banco não é obrigado a abrir uma conta em qualquer situação mas, o cliente que tiver a abertura negada, deverá conhecer o motivo pela qual o banco não aceitou abrir a conta corrente.

nome-sujo
Não deixe que um nome sujo seja uma dor de cabeça! Negocie sua dívida e limpe seu nome!

E conta poupança? Posso abrir com o nome sujo?

A conta poupança funciona de forma diferente da conta corrente. Neste tipo de conta, o cliente só guarda o seu dinheiro, não tendo acesso a serviços bancários como empréstimos, financiamentos, cheques e cartões de crédito. Este tipo de conta também não tem cobranças de tarifas.

Por isso, nada impede que uma pessoa com o nome sujo abra uma conta poupança, já que o banco não corre risco nenhum de ter prejuízo. Então, mesmo que você esteja com seu nome negativado, pode abrir uma conta poupança em qualquer banco.

Alguns bancos podem até negar a abertura da conta poupança, mas é um direito de todo cliente abrir a conta poupança, mesmo com o nome sujo. Se o banco se negar, você pode reclamar no Procon de sua cidade ou deixar uma reclamação junto ao Banco Central. Uma dica para não passar raiva é procurar o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal para abrir a conta poupança, pois é mais fácil.

E a conta salário? Posso abrir com o nome sujo?

A conta salário é uma conta criada especialmente para o recebimento do salário, ela é aberta pela empresa contratante, em nome do empregado contratado, conforme contrato firmado entre a empresa e o banco.

A maioria das grandes empresas usam contas salário para pagar os seus funcionários. E se você for contratado por uma dessas empresas, e estiver com o nome sujo? Poderá abrir a conta?

Sim! A conta salário pode ser aberta por pessoas negativadas, pois ela não tem cobranças de tarifas. Mas a conta será usada exclusivamente para o depósito e o saque do salário, não serão disponibilizados nenhum tipo de serviço de crédito, como empréstimos, financiamentos, cheques e cartões de crédito.

Como limpar meu nome?

Se você precisa abrir uma conta corrente, deseja ter de volta os serviços de crédito disponíveis para você, terá que limpar o seu nome. Para isso, procure a empresa que você está devendo e tente fazer um acordo para efetuar o pagamento de sua dívida. Algumas empresas fazem excelentes acordos, retirando os juros e até mesmo parcelando a dívida para facilitar o pagamento.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

7 comentários

  1. LUIS AUGUSTO

    tenho uma empresa Eireli estou negativado no mercado tentei abrir uma conta corrente em bancos que não possuo conta, pois no momento não consigo pagar meus credores (bancos) p/ meu cnpj para receber meus creditos de vendas e me foi negado, ficando sem saida para continuar c/ a empresa, pois os clientes fazem somente deposito em c/c do fornecedor.

  2. Renata

    Tenho conta poupança há mais de 10 anos e quero migrar para corrente,porém estou com o nome sujo. É possível fazer a corretor mesmo assim?

  3. Girlene

    Tenho nome protestado em cartório, será que posso abrir uma conta salario?

  4. Continua após a publicidade

  5. Genival pinheiro

    Pois não consegui..abrir a conta fácil.. Meu nome protestado em boletos em outro estado que nem sei o que é com boletim de ocorrência e etc. Fui barrado e diz que é só depois que acertar isso.. Liguei pra reclamar no 0800 não atende.. O que faço? Meu

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.