A Receita Federal abre nesta sexta-feira, 22, a consulta do lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Os contribuintes poderão consultar se foram contemplados com restituição a partir das 10 horas, por meio do Portal e-CAC.
O crédito bancário para 273.545 contribuintes será realizado no dia 30 de outubro, totalizando R$ 560 milhões.
Continua após a publicidade
Desse total, R$ 211.773.065,86 são destinados aos contribuintes com prioridade legal: 5.110 idosos acima de 80 anos, 38.301 entre 60 e 79 anos, 4.636 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 21.244 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Também foram contemplados 204.254 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 5 de outubro de 2020.
Como realizar consulta do lote residual do IRPF?
A consulta da restituição do lote residual do IRPF pode ser realizada por telefone, no site ou no aplicativo, disponível para Android e iOS.
O contribuinte também pode ligar no Receitafone, no número 146, para saber se está no lote.
No site www.receita.economia.gov.br, clique em “Acesso rápido”, depois em “e-CAC” e, então, em “Acessar”.
Caso não tenha código de acesso, clique em “Gerar código de acesso”.
Os contribuintes que receberão no quinto lote encontrarão declaração “processada”.
Nessa página também é possível acessar o extrato da declaração e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Então, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora.
Como receber restituição?
A restituição do IRPF ficará disponível no banco informado no momento da declaração durante o período de um ano.
Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, é preciso refazer o pedido por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição.
A solicitação também pode ser feita diretamente no e-CAC, no serviço Extrato do Processamento da DIRPF.
Se o valor não for depositado, o contribuinte deve contatar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
O atendimento está disponível por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Quer continuar acompanhando as novidades sobre a restituição do IRPF? Então, assine a newsletter do iDinheiro!
Continua após a Publicidade