Comprar só com o número do cartão crédito: é possível?

Entenda tudo sobre compras feitas apenas com o número do cartão de crédito e em quais situações elas são possíveis.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Com certeza você já passou por uma situação em que esqueceu a carteira em casa. Ou então, conhece alguém que vivenciou esta cena. E com isso, alguém pode ter deixado de fazer uma compra que gostaria muito. No meio desse desespero, será que você se questionou sobre a possibilidade de comprar só com o número do cartão de crédito?

Hoje em dia, é possível realizar compras só com o número do cartão de crédito. Pois é! O principal objetivo dessa funcionalidade é fazer com que as pessoas não dependam de seus cartões físicos para realizar pagamentos e compras.

Continua após a publicidade

Para que você entenda melhor sobre compras só com o número do cartão de crédito, e como isso pode fazer a diferença no seu dia a dia, o iDinheiro preparou este conteúdo com todos os pontos importantes sobre o mecanismo. Confira!

Quando é possível comprar só com o número do cartão de crédito?

Quando o assunto é comprar só com o número do cartão de crédito, muitas pessoas pensam logo nas transações pela internet. Afinal, elas são as mais comuns sem o uso do cartão físico. 

Continua após a publicidade

icon

Dicas

Mesmo com o uso de máquinas de cartão, é possível pagar e receber utilizando apenas com o número do cartão de crédito. Essa funcionalidade é chamada de venda digitada e ela só é possível quando a máquina de cartão permite essa transação.

Como comprar só com o número do cartão de crédito?

Atualmente, existem dois métodos para realizar comprar só com o número do cartão de crédito. Confira a seguir como utilizar cada um deles.

Compras pela internet

As compras pela internet geralmente podem ser feitas por boleto, transferência bancária ou pelo cartão de crédito. Essa última possibilidade é operacionalizada através da inserção dos dados do cartão e do titular na plataforma de pagamento. 

Para isso, geralmente é necessário que sejam informados alguns dados como os que vamos apontar a seguir.

  • Nome completo;
  • CPF ou RG;
  • E-mail;
  • Números do cartão de crédito;
  • Código CVV (código de segurança normalmente no verso do cartão);
  • Mês e ano de vencimento.

Pensando nisso, você estará comprando com o número do seu cartão, sem a necessidade de ter o objeto físico por perto. Se tiver uma anotação ou acesso fácil ao aplicativo do banco, é só copiar a sequência numérica.

Venda Digitada

O processo da venda digitada costuma ser bastante semelhante ao das compras pela internet. Porém, ele ocorre de forma presencial pelo uso de máquinas de cartão de crédito ou aplicativos para smartphones.  Para fazer esse tipo de compra é preciso dispor das seguintes informações:

Continua após a publicidade

  • Nome completo;
  • Números do cartão de crédito;
  • Código CVV;
  • Mês e ano de vencimento.

Mesmo caso, então. Se por algum motivo você não tiver o seu cartão acessível, basta entregar as outras informações para a pessoa responsável pela venda.

Como passar o cartão na máquina só com o número?

Cada máquina de cartão tem um processo diferente para fazer vendas digitadas. Lembrando que elas são a única forma de passar o cartão na máquina só com o número. No entanto, existem alguns passos padrões a seguir.

  1. Acesse o aplicativo vinculado à máquina de cartão ou o próprio menu nela mesma;
  2. Insira os dados de pagamento como: valor total da compra, número de parcelas;
  3. Peça para que o cliente insira os dados referentes aos seu cartão de crédito na máquina ou aplicativo; 
  4. As instruções de finalização da operação aparecerão em seguida, bastando segui-las;
  5. Em algumas transações, é preciso que o usuário do cartão assine em meio físico ou digital;
  6. Envie o comprovante para o cliente por e-mail ou pelo número do celular. 

Algumas empresas pedem comprovação através de um documento de identificação do titular do cartão. Essa é uma das maneiras de evitar fraude e verificar se o cartão usado não foi roubado de outra pessoa, por exemplo.

Como comprar só com o número do cartão de crédito e, ao mesmo tempo, reduzir as chances de fraude?

Todas as compras devem ser feitas com cuidado. Por isso, quando realizar um pagamento apenas com os número do cartão, não deixe de observar essa regra básica. Conheça algumas dicas de como manter a proteção dos seus dados e o cartão de crédito seguro em compras com este método de pagamento.

Continua após a publicidade

1. Sempre confira o site da empresa

Antes de fazer uma compra na internet, sempre verifique se o site em que você precisa digitar seus dados é confiável. Esse é um dos passos mais importantes para garantir a segurança da transação.

Desta forma, é muito importante buscar referências sobre a instituição na internet. Confira se o link está correto e sempre que perceber algo estranho, não faça sua compra antes de saber se é realmente seguro.

2. Não use aparelhos de terceiros

Além disso, nunca coloque os dados dos cartões de créditos em computadores e smartphones de outras pessoas. Afinal, é comum que os dados sejam salvos automaticamente. 

Até mesmo nos seus próprios aparelhos eletrônicos, é aconselhável não deixar senhas e dados salvos.

3. Use o serviço de verificação de endereço

Outra forma de se proteger é usando os mecanismos de segurança que a maioria dos bancos oferece. Entre eles, estão os avisos de compra pelo aplicativo, mensagem de texto pelo celular ou envio de e-mails. 

Continua após a publicidade

Esse serviço se chama verificação de endereço e é uma das formas mais usadas pelas instituições financeiras para reduzir golpes e fraudes. Por acontecerem em tempo real, o aviso de algo errado pode ser feito até mesmo antes do processamento da compra pelo site ou loja física, garantindo a transparência e controle das transações.

4. Esconda o código de segurança

Uma boa prática para gerar mais segurança é esconder com caneta permanente o código de segurança (CVV) que usualmente se encontra no verso do cartão de crédito. Dessa maneira, mesmo que outras pessoas peguem o cartão não conseguirão ter acesso ao número. 

Lembre-se, apenas, de manter um registro seguro dessa informação com você! Afinal, ela não estará mais tão acessível na sua tarjeta.

Temos um outro conteúdo para te indicar! Veja os melhores cartões de crédito de fácil aprovação em 2021.

É seguro comprar só com os números do cartão de crédito?

Agora que mostramos como funcionam as compras só com o número do cartão de crédito, você poderá realizar as transações de maneira muito mais prática e intuitiva.  Como usuários, podemos dizer que as transações apenas com os números costuma ser bastante seguras, desde que a escolha da plataforma de compra tome todas as medidas de proteção de dados e informações.

Continua após a publicidade

Outras perguntas frequentes sobre o assunto

Entendemos que além dos tópicos já abordados no nosso post, existem outras perguntas que podem ser solucionadas de maneira simples.

Como saber o nome do titular do cartão pelo número?

Não é possível fazer esse tipo de pesquisa na internet. O número do cartão de crédito está vinculado ao nome do titular, seja no próprio cartão de crédito, seja no aplicativo do banco. E essa informação diz respeito apenas ao indivíduo e aqueles locais em que ele decidir compartilhar essas informações.

Também não é possível descobrir cartão de crédito pelo CPF. Ou seja, se você tem apenas um nome ou um número e deseja, por qualquer motivo, vincular a algum tipo de cartão de crédito, a informação é confidencial e pertence apenas ao titular da conta.

Continua após a publicidade

Se você perdeu o seu cartão de crédito e precisa recuperar o número, basta entrar em contato com os canais de atendimento do seu banco ou instituição financeira. Serão solicitadas informações complementares para garantir a segurança da transação.

Como passar cartão à distância?

Hoje em dia, além das compras pela internet, é possível fazer o pagamento pelo cartão de crédito à distância, mesmo em compras realizadas em lojas físicas.

Por exemplo: uma padaria do bairro decidiu que agora vai oferecer serviços de delivery. No entanto, ela não tem um aplicativo ou site, e nem ao menos está cadastrada em aplicativos, como o iFood.

É possível, então, gerar códigos de pagamento para enviar pelo WhatsApp, Instagram ou até o Facebook. Esta também é uma boa maneira de fazer o pagamento por antecedência e depois ir até o estabelecimento para retirar o produto em mãos.

icon

Dicas

Caso você seja cliente de algum estabelecimento físico e deseje fazer esse tipo de pagamento à distância, vale perguntar de forma individual.

Se você é empreendedor e deseja saber mais sobre o assunto, você pode ver nossos conteúdos sobre maquininhas de cartão de crédito e contas digitais. Assim, saberá as melhores formas de estruturar o pagamento com cartão à distância.

Continua após a publicidade

Como passar cartão online?

Pensando em um outro caso, agora, se você deseja descobrir como passar cartão online para fazer uma compra na internet, basta abrir o site que você deseja comprar, escolher os produtos, fechar o carrinho e ir até a página de pagamentos. Lá, é necessário preencher informações como o nome do titular do cartão, número do cartão, código de segurança, CPF, entre outros.

Conclusão

Fazer compras usando apenas os números do cartão de crédito pode parecer um pouco distante da realidade. Afinal, hoje temos todo tipo de tecnologia de pagamentos como carteiras digitais, NFC, relógios que servem como meios de pagamento, enfim, já não precisamos necessariamente do cartão físico.

No entanto, é sempre bom saber que há ainda mais uma possibilidade, vai que todas as outras estão indisponíveis não é mesmo?

Por isso, conte sempre com a gente para te trazer informações úteis e que podem ser de grande ajuda no seu cotidiano. Esperamos que tenha gostado do conteúdo!

E então? Quer entender melhor sobre o universo dos cartões de crédito e suas funções? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e acompanhar todas as novidades.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

6 comentários

  1. Terezinha de

    Muito bom adorei tirar minhas dúvidas.muito obrigado

  2. Giovanna

    Olá tudo bem? Estou apaixonada pelos conteúdos da Ana Júlia, mas não estou conseguindo contatá-la de jeito nenhum 🙁 será que teria algum e-mail ou telefone para eu entrar em contato? Obrigada desde já!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.