Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar dinheiro com Educação Física: 10 opções lucrativas

A área da Educação Física oferece diversas alternativas interessantes para os profissionais ganharem dinheiro. Veja as principais delas:

lucas proenca
Lucas Proença Estagiário de Conteúdo

Saber como ganhar dinheiro com Educação Física é o desejo de grande parte das pessoas que pretendem se formar em um curso de graduação nessa área. E a boa notícia é que há diversas formas de lucrar neste ramo.

Afinal, engana-se quem pensa que as áreas de atuação do profissional de Educação Física se limitam apenas ao trabalho em academias ou dar aulas em escolas, pois a verdade é que esse mercado tem se tornado cada vez mais amplo. 

Continua após a publicidade

Principais áreas da Educação Física para ganhar dinheiro:

  1. Academias
  2. Personal Trainer
  3. Ensino
  4. Consultoria
  5. Digital Influencer
  6. Empreendedorismo
  7. Recreação
  8. Ginástica laboral
  9. Competições esportivas
  10. Desenvolvimento e gestão de projetos

Achou alguma das opções listadas interessantes? Então, veja mais detalhes sobre cada uma delas e aprenda a como ganhar dinheiro com Educação Física de forma simples e prática. Acompanhe a leitura!

1. Academias

O número de brasileiros matriculados em academias não para de crescer. Seja por questões de saúde, estética ou até mesmo para aliviar o estresse do dia a dia, a verdade é que atualmente é muito difícil encontrarmos alguma academia vazia.

Continua após a publicidade

Ou seja, se mais pessoas frequentam esse espaço, a tendência é que cada vez mais profissionais na área sejam contratados, e você pode aproveitar essa situação para ganhar dinheiro com Educação Física.

Uma grande vantagem desta área de atuação é que serve tanto para profissionais mais experientes quanto para aqueles que acabaram de se formar.

Além disso, com a popularização de novas modalidades, como crossfit e pilates, é possível até mesmo escolher aquela que mais combina com o seu perfil para você trabalhar fazendo aquilo que realmente gosta.

Portanto, se você está pesquisando as melhores áreas da Educação Física para ganhar dinheiro, certamente deve considerar a opção de atuar como instrutor de academia.

Continua após a publicidade

2. Personal trainer

Ainda explorando o mercado voltado para a academia, você pode aproveitar para ganhar dinheiro com Educação Física atuando como personal trainer.

O personal trainer nada mais é do que um treinador pessoal. Ou seja, um profissional responsável por ajudar seus alunos a cuidarem do seu corpo e da sua saúde de forma individual.

Para isso, ele elabora toda uma rotina de treinamentos, supervisiona a execução dos exercícios, motiva e acompanha toda a evolução do seu aluno.

Esse tipo de profissional pode, até mesmo, ser uma extensão da atuação como instrutor de academia, pois devido ao seu relacionamento com os alunos matriculados você pode criar uma base de clientes para oferecer seus serviços de maneira individual e especializada.

Continua após a publicidade

Uma das grandes vantagens dessa opção é a possibilidade de crescer financeiramente sem abrir mão de uma boa qualidade de vida, uma vez que você pode ter uma rotina extremamente flexível.

3. Ensino

Essa provavelmente é a área de atuação mais conhecida pelos profissionais formados em Educação Física. Afinal, o trabalho em escolas, tanto no nível fundamental quanto no médio, é indispensável para crianças e adolescentes.

E, apesar desse setor possuir uma grande procura, engana-se quem pensa que essa profissão está saturada. Isso porque como a criação de novas escolas continua grande, as chances de conseguir um emprego na área permanecem altas.

Portanto, atuar como professor em escolas públicas ou particulares ainda é uma ótima forma de ganhar dinheiro para quem fez o curso de licenciatura em Educação Física.

Continua após a publicidade

4. Consultoria

Atuar no ramo da consultoria é outra forma bem interessante de ganhar dinheiro com Educação Física.

Basicamente, uma consultoria é um tipo de orientação prestada por um profissional acerca de uma matéria na qual ele é especialista. Na maioria das vezes, esse trabalho acontece de forma online.

Em uma consultoria de Educação Física, por exemplo, o profissional fica responsável por analisar a realidade do cliente, planejar e prescrever um programa de treinamento para o mesmo.

Normalmente, esse treinamento é enviado para o cliente por email, WhatsApp, Instagram ou algum outro tipo de serviço eletrônico.

Continua após a publicidade

5. Digital Influencer

Não é novidade para ninguém que atualmente as redes sociais se tornaram uma verdadeira febre, e você também pode aproveitar essa situação para ganhar dinheiro com Educação FÍsica atuando como digital influencer.

Nesse sentido, você pode criar um perfil no Instagram, Tik Tok ou canal no YouTube para dar dicas de saúde, exercícios, suplementação e até mesmo de outras personalidades do esporte que podem ser seguidas.

Os ganhos aqui podem ser bem altos, mas tudo vai depender da quantidade de público que você vai conseguir conquistar.

Por fim, é importante ressaltar que o digital influencer de Educação Física, assim como em qualquer outra área, deve conhecer muito bem o seu público e criar conteúdo relevante para eles com uma certa frequência.

Continua após a publicidade

6. Empreendedorismo

Antigamente, o empreendedorismo era visto como uma alternativa indicada apenas para pessoas que tinham uma grande experiência no assunto.

No entanto, com o passar do tempo e as mudanças dos modelos de negócio e políticas incentivo, essa possibilidade se tornou viável para muitos brasileiros que desejam ter sua própria fonte de renda e, entre eles, podemos incluir o profissional de Educação Física.

Aqui, uma possibilidade bastante interessante é do educador físico abrir a sua própria academia. Abandonando a ideia de que os especialistas da área devem seguir a profissão sendo apenas empregados de organizações.

7. Recreação

O setor recreativo também é uma opção a ser considerada por quem busca formas de como ganhar dinheiro com Educação Física.

Continua após a publicidade

Isso porque diversos hotéis, cruzeiros e clubes oferecem serviços para crianças e adultos se exercitarem de forma descontraída, seja por meio de coreografias, gincanas ou dinâmicas de grupo.

O profissional que desejar ganhar dinheiro nessa área da Educação Física, ficará responsável por estudar seus alunos e elaborar as atividades que serão realizadas pelos mesmos.

8. Ginástica laboral

Atualmente, as empresas estão cada vez mais preocupadas com o bem-estar de seus colaboradores. Nesse sentido, a ginástica laboral tem ganhado bastante espaço dentro das organizações.

Afinal, ela tem sido a solução encontrada por muitos gestores para ajudar seus colaboradores a lidarem com a longa jornada e com os movimentos repetitivos do dia a dia de trabalho, e é aí que o educador físico entra em ação.

Continua após a publicidade

Isso porque você pode prestar um serviço de instrução pontual para esses colaboradores ou, até mesmo, atuar como contratado de uma empresa.

9. Competições esportivas

A área de competições esportivas também é um setor a ser explorado por profissionais que buscam formas de como ganhar dinheiro com Educação Física, uma vez que os atletas de alto rendimento necessitam de cuidados específicos para conseguirem alcançar os melhores resultados em suas competições.

A boa notícia é que, ao se formar no curso de Educação Física, você se tornará um profissional capacitado para treinar esses atletas e ajudá-los na busca por melhores resultados dentro de suas modalidades.

Todavia, para trabalhar nessa área, que certamente está entre as mais rentáveis da Educação Física, é recomendado que você se especialize em um nicho específico, para se tornar referência no assunto e ser visto como o preparador físico ideal para atletas.

Continua após a publicidade

10. Desenvolvimento e gestão de projetos

Outra área de atuação rentável para o profissional de Educação Física, é a de desenvolvimento e gestão de projetos.

Por possuir grandes conhecimentos acerca do funcionamento do corpo humano e da sua relação com as atividades físicas, ele pode atuar diretamente na criação e desenvolvimento de medidas que promovam o bem-estar para a comunidade.

Dessa forma, ele atuará como uma espécie de conselheiro na elaboração de estratégias e projetos que incentivem a comunidade a se exercitar mais, seja na esfera pública ou particular.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com Educação Física 

  1. Qual área da Educação Física dá mais dinheiro?

    Não existe uma resposta única para essa pergunta, mas atualmente é possível ganhar um bom dinheiro atuando como personal trainer. No Brasil, o preço médio da hora-aula desse tipo de profissional varia entre R $20 e R$200.

  2. Quanto ganha um instrutor de academia?

    Um profissional de Educação Física que trabalha em academia pode ganhar até R $5.000,00 por mês. No entanto, esse valor vai depender de alguns fatores, como a quantidade de horas trabalhadas e a região em que o profissional irá atuar.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.