Quando vale a pena contratar uma casa de análises?

Seja você um investidor iniciante ou experiente, veja como os especialistas podem ajudar!

Tiago Reis Suno
Tiago Reis

Casa de análise ou casa de research. Com certeza você já ouviu falar muito sobre as empresas que oferecem serviços que auxiliam os investidores na hora de montar sua carteira de investimento. Mas, em qual momento da vida do investidor contratar uma casa de análise é mais vantajoso? Você já fez essa pergunta? 

De cara, vou logo afirmando: uma casa de análise é essencial para qualquer investidor em qualquer fase da sua jornada no mundo dos investimentos.

Continua após a publicidade

Claro que eu sou suspeito para falar, afinal, como vocês sabem, sou um verdadeiro apaixonado pelo mercado financeiro, tanto que fundei a Suno no final de 2016 justamente com o objetivo de ajudar a iluminar o caminho do investidor pessoa física no Brasil. Aliás, Suno, em esperanto, significa Sol, e o Sol é fundamental para todo mundo, não é mesmo?

É pensando nessa ideia de luz, de iluminar, que afirmo categoricamente que uma casa de análise pode ajudar o investidor em todas as fases de sua jornada. Quer ver?

1. Investidor iniciante

Este tipo de investidor muitas vezes recorre à casa de research até mesmo antes de começar a investir (o que é excelente). Ele pode, por exemplo, além de consumir todos os materiais gratuitos que as casas disponibilizam, contratar uma consultoria especializada e individualizada.

Aos poucos, a cada encontro com o especialista, ele vai entendendo melhor todos os tipos de investimento que existem, a importância de diversificar, entende e define melhor qual é o seu objetivo com os investimentos e começa, enfim, a investir de fato seu dinheiro no mercado. Isso dá a este investidor mais segurança. 

Ele sabe que está começando da maneira certa e está sendo guiado por alguém que já tem mais conhecimento e experiência de mercado que ele. Aos poucos, no dia a dia, esta pessoa vai ampliando cada vez mais seus conhecimentos, até porque já investe na prática, e se quiser, pode seguir a partir deste momento, investindo sozinho. Mas sem abandonar a casa de análise, já que outros materiais importantíssimos são preparados por ela. 

2. Investidor mais experiente

Esta pessoa já investe na bolsa de valores, já entende todo o funcionamento dos investimentos, mas ainda assim uma casa de análise atende ela. Isso porque este investidor pode, por exemplo, não ter tempo para fazer análises sobre todos os cases da bolsa. Acontece muito com quem é investidor, mas tem outras profissões fora do mercado. 

Os investimentos são muito dinâmicos e acompanhar diariamente as movimentações do mercado faz toda diferença na hora de tomar as decisões de investimento. Assim, os relatórios de uma casa de análise podem servir como suporte na tomada de decisão também para este público, já que estas casas contam com especialistas dedicados a estudar cada setor da bolsa diariamente, em um acompanhamento intensivo do mercado.

3. Investidor de longos anos 

Este investidor já é quase um profissional da bolsa, já entende seu funcionamento perfeitamente, já definiu suas estratégias de investimento e já até ganhou dividendos das empresas. Mas, ainda assim, uma casa de análise pode ser extremamente útil para ele. 

Muitas vezes, o investidor com este perfil corre o risco de ficar “acomodado” nas suas posições ou até mesmo apegado, sem enxergar as flutuações do mercado, a entrada de novos concorrentes, a mudança de alguém da diretoria ou da política interna das empresas. Ou, simplesmente, não está dando conta de ler e analisar sozinho os relatórios trimestrais e concluir por si só se aquela empresa ainda é saudável, se vale a pena manter ou vender… se for vender, qual o ponto limite de saída, e por aí vai.


É muito bom poder confiar em profissionais, especialistas de uma área, para te ajudar a tomar as melhores decisões. É óbvio, mas quero deixar muito claro, que o objetivo não é criar uma dependência da casa de análise. Eu, como fundador de uma que alcançou o sucesso e ajudou e ajuda muita gente – inclusive, vivemos de perto o boom da bolsa de valores no Brasil, e acredito que participamos fortemente deste processo ao auxiliar os iniciantes, sobretudo –  quero mesmo que todos os investidores tenham cada vez mais conhecimento suficiente para se tornarem autônomos, tomarem suas decisões de forma independente. 

Mas veja bem: o conhecimento é infinito, meus caros, e o mercado muda o tempo inteiro. Tentar dar conta de tudo pode ser bem estressante. Ter auxílio de uma casa de análise de confiança faz toda a diferença no fim das contas. Acredito nisso e trabalho para isso todos os dias. Quando vale a pena contratar uma casa de análises? Sempre!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.