Como funciona o pagamento por aproximação? Saiba as vantagens!

O pagamento por aproximação é seguro! Saiba como ele funciona e como ele pode otimizar as suas compras.

Escrito por Talita Nifa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O pagamento por aproximação é uma solução prática e segura que vem ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das pessoas. Ao aproximar seu cartão, celular ou outro dispositivo, a transação é realizada de forma rápida, sem a necessidade de inserir o cartão na máquina.

Neste artigo, você vai conhecer os detalhes de como essa tecnologia funciona, os dispositivos compatíveis e, principalmente, as medidas de segurança que tornam o pagamento por aproximação uma opção confiável e segura para suas compras. Confira!

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação acontece por meio de uma Near Field Communication (NFC), que significa “comunicação por campo de proximidade”.

Ou seja, para que a transação aconteça, o dispositivo que vai realizar o pagamento e aquele que vai receber precisam estar próximos. Nesse sistema, não é necessário digitar senha e o pagamento pode acontecer com um cartão, um celular, ou uma pulseira feita especialmente para isso.

Embora não tenham sido os primeiros dispositivos a aderirem à tecnologia NFC, a maioria dos cartões já possuem essa função. É só aproximá-lo de uma maquininha compatível e pronto.

Se quiser saber mais sobre como funciona o pagamento por aproximação com cartões e se ele é seguro, confira nosso guia completo sobre cartão por aproximação.

É seguro?

Sim, o pagamento por aproximação é seguro, graças a uma série de tecnologias e medidas de proteção que tornam essa forma de transação confiável. Veja os principais pontos de segurança dessa tecnologia:

seta azul criptografia em cada transação: cada pagamento realizado por aproximação utiliza um código de criptografia único, o que significa que as informações da sua transação não podem ser reutilizadas. Isso dificulta a ação de fraudadores que tentam interceptar os dados;
seta azul limite para compras sem senha: para aumentar a segurança, as compras abaixo de R$ 50,00 podem ser feitas sem a necessidade de senha, mas, para valores superiores, a senha é solicitada. Essa medida impede que compras de grande valor sejam feitas sem a sua autorização direta;
seta azul opção de bloqueio: muitos aplicativos de bancos permitem que você ative ou desative a função de pagamento por aproximação a qualquer momento. Em caso de perda ou roubo do seu cartão ou dispositivo, basta acessar o app e bloquear essa funcionalidade para impedir que terceiros usem o recurso.

Essas medidas tornam o pagamento por aproximação tão seguro quanto os métodos tradicionais, garantindo praticidade sem abrir mão da proteção.

Limite de pagamento

Para aumentar o grau de segurança, é possível limitar o valor máximo das transações realizadas nessa modalidade.

Dessa forma, em caso de um eventual golpe, os danos serão contidos por essa limitação.

Por mais que você não adicione essa limitação manualmente, muitos bancos bloqueiam o pagamento por aproximação automaticamente para valores mais altos.

Exigindo nesse caso que o cliente insira o cartão de crédito e digite a senha, da forma convencional.

Saiba mais sobre o limite do cartão de crédito acessando os artigos abaixo:

O pagamento por NFC já é amplamente utilizado

De acordo com um levantamento realizado pelo MelhorPlano.net em maio de 2023, 42,2% das pessoas afirmaram utilizar a tecnologia de pagamento por aproximação.

Em contrapartida, cerca de 32,4% revelam não fazer uso do recurso por não se sentirem seguros. 

Ainda segundo a pesquisa, das 639 respostas coletadas sobre a utilização de pagamento por aproximação, 14,1% declararam não utilizar o meio por outro motivo e 11,1 % pelo cartão de crédito não oferecer a função.

Pagamento por NFC nos principais bancos

Diversos bancos oferecem a possibilidade de usar essa modalidade de pagamento. Saiba como usá-la nas principais instituições financeiras.

Nubank

O pagamento por aproximação no Nubank é uma das facilidades de quem adere ao “cartão roxinho”. Os cartões emitidos a partir de novembro de 2018 contam com a tecnologia NFC, oferecendo uma forma simples e rápida de pagar as compras.

Para usar o contactless, é preciso usar o cartão do jeito comum (inserção na maquininha) ao fazer a primeira compra e, então, autorizar o pagamento por aproximação.

Para autorizar, basta habilitar a opção na sessão de cartões do aplicativo Nubank. Se quiser, o cliente consegue desabilitar esse tipo de pagamento, ajustando as configurações no aplicativo.

Itaú

No Itaú, o cliente pode registrar uma carteira digital para fazer pagamentos virtuais usando diferentes aplicativos: Apple Pay, Google Pay, Samsung Pay e PayPal.

O pagamento por aproximação Itaú é feito com o celular ou cartão e é necessário ter o aplicativo do banco instalado no aparelho para conseguir autorizar esse tipo de operação.

Santander

O pagamento por aproximação no Santander oferece diversas possibilidades para o cliente do banco, que pode escolher usar uma pulseira, um adesivo ou tag de relógio.

O cliente escolhe se quer apenas função crédito ou débito, as duas funções ou múltiplo. Para usar, é só identificar a máquina que aceita o Santander Pass e fazer a aproximação.

Banco do Brasil

Bando do Brasil também disponibiliza essa possibilidade para seus clientes. Você pode utilizar pulseiras, Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay e cartão. Basta entrar em contato com o banco para descobrir quais opções estão disponíveis para você.

Como usar pagamento por aproximação?

Existem alguns dispositivos com a tecnologia que possibilita o pagamento por aproximação. 

Vale lembrar contudo que alguns deles podem não ser comportados pelo serviço oferecido pelo seu banco.

No celular

Os modelos mais modernos de celulares, em sua maioria, são produzidos com a tecnologia NFC (você pode conferir isso diretamente no manual do aparelho).

Se o aparelho tiver o NFC, basta cadastrar seu cartão de crédito ou de débito em uma carteira digital – Apple Pay, Samsung Pay ou Android Pay.

Na hora de pagar as contas, é só aproximar o celular da máquina de cartão e o pagamento será feito normalmente.

O pagamento por aproximação celular é simples e é possível fazê-lo em qualquer máquina com essa tecnologia.

Na pulseira

Certamente você já ouviu falar sobre a pulseira de pagamento por aproximação.

Ela funciona de forma bastante parecida com o cartão: basta aproximá-la da maquininha para que a transação aconteça.

A pulseira tem um chip de NFC e usa os dados da sua carteira virtual para realizar os pagamentos.

No SmartWatch

Nos relógios inteligentes ou smartwatches estão cada vez mais populares.

Em modelos mais tecnológicos basta configurar o app no celular e aproximar o relógio da maquininha de cartões para fazer o pagamento.

Plataformas de pagamento

A depender do dispositivo que você for usar, plataformas diferentes podem pedir configurações para a liberação do pagamento por aproximação.

Isso vale para celulares, relógios, tablets, qualquer aparelho que for usado no processo.

Veja como configurar a modalidade de pagamento nas principais plataforma.

Apple Pay

Apple Pay funciona nas versões mais recentes de iPhones e outros dispositivos da Apple, como relógios inteligentes e tablets.

É possível acionar até 12 cartões na sua conta, em aparelhos iPhone 8 ou superior. Nos modelos mais antigos, são suportados até oito cartões.

Veja como configurar:

  1. abra o aplicativo Wallet;
  2. clique no ícone de +;
  3. faça o scan do cartão (use a câmera para isso). É preciso posicionar o cartão dentro das margens que serão exibidas na tela;
  4. siga as orientações do seu banco;
  5. pronto! Você já pode usar seu iPhone para fazer pagamento por aproximação.

Obs.: alguns bancos pedem para instalar aplicativos complementares. Além disso, é a instituição que libera ou não o uso dessa tecnologia para o cliente.

Samsung Pay

Com o Samsung Pay, o consumidor também faz suas compras sem precisar carregar cartões.

O aplicativo funciona nos aparelhos Galaxy S6 Edge+, S7, S7 Edge, Note5, A5 e A7 ou superiores.

Veja como cadastrar cartão:

  1. Abra seu aplicativo Samsung Pay;
  2. Clique no ícone de +;
  3. Faça scan do cartão com sua câmera;
  4. Digite seu código PIN ou insira a digital para proteger o cartão;
  5. Também será necessário validar o cartão junto ao banco.

Google Pay

Essa plataforma está disponível para qualquer celular que use sistema Android

Veja como cadastrar cartão:

  1. Baixe ou abra seu aplicativo Google Pay;
  2. Clique em “+ forma de pagamento”;
  3. Insira os dados do cartão;
  4. Faça a confirmação de identidade.

Conclusão

O pagamento por aproximação é uma tecnologia que veio para ficar, oferecendo praticidade e rapidez no dia a dia. Com a possibilidade de usar cartões, celulares ou outros dispositivos habilitados, você pode realizar transações sem a necessidade de inserir o cartão ou digitar a senha para valores menores.

Além disso, a tecnologia NFC garante segurança, com criptografia e limites para proteger suas compras. Ao entender como ativar e utilizar esse recurso, você aproveita todos os benefícios dessa modalidade de pagamento com total confiança.

Se ainda estiver em dúvida, lembre-se de que o controle sempre estará nas suas mãos, com opções de bloqueio e personalização oferecidas pelos bancos e instituições financeiras.

Se quiser explorar mais, confira nossas listas que incluem diversas opções de cartões que oferecem pagamento por aproximação e outros benefícios:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *