Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Conheça o banco digital BS2 e seus serviços

O BS2 está mudando seus foco e serviços. Conheça mais da instituição.

Victor Leitao
Victor Leitão Editor Chefe
Considerado hoje um dos principais bancos digitais no Brasil, o BS2 é, ao mesmo tempo, tão experiente quanto jovem e tem uma história de constantes mudanças. Mais recentemente, anunciou que deixará de atender pessoas físicas como clientes, focando suas operações em empresas, pessoas jurídicas.Mas o Banco BS2 é bom? De quem é o banco BS2, qual a sua história e como ficarão seus serviços? Veja a seguir.

O Banco BS2 é bom?

O Banco BS2 é uma instituição financeira sólida que, até então, atendia tanto clientes “pessoa física” como “pessoa jurídica”. Porém, após algumas deliberações, sua gestão decidiu focar o atendimento exclusivamente nos clientes do tipo empresa.Dessa maneira, considerando as contas PJ, podemos dizer que o Banco BS2 é bom já que, inclusive, ele está focando seus serviços para atender ainda melhor e mais completamente os clientes jurídicos.

O que significa BS2?

Como você pode imaginar, BS tem tudo a ver com o nome original do banco, ou seja, BS significa Bonsucesso. Mas, S2 também é uma sigla usada na internet que remete a imagem de um coração. Então, BS2 é a mistura dessas duas ideias.Em seu site, o banco se define como um “hub de serviços financeiros, digital, online e cada vez mais próximo dos clientes”. Em 2020 o banco BS2 atingiu lucro líquido de R$ 8,4 milhões e fechou 2019 com 294 mil contas digitais abertas.

Serviços do Banco BS2

A conta digital BS2 gratuita para pessoas físicas será descontinuada no primeiro trimestre de 2022. Todavia, explicitamos as informações para fins de comparação.

Conta digital gratuita BS2

A conta digital do BS2 é isenta de tarifas e inclui diversos serviços (veja lista abaixo). Para abrir uma conta no banco digital, basta baixar o aplicativo disponível na App Store ou na Google Play e fazer o cadastro. Mas atenção: separe documento de identificação (RG ou carteira de motorista), pois você precisará tirar uma foto de um deles durante a abertura da conta.Para ser correntista do banco, é preciso ter 18 anos e um smartphone compatível com os aplicativos Android (versão 5 ou superior) ou iOS (versão 10 ou superior). A conta digital BS2 oferece os seguintes serviços sem cobrança:
  • Abertura e manutenção de conta corrente;
  • Conta-investimento;
  • Saque no Banco24Horas;
  • Emissão de boletos;
  • Transferência entre contas do banco BS2;
  • Transferência para outros bancos.

Conta internacional BS2

Além da conta digital gratuita, o banco BS2 lançou em 2019 a conta internacional sem tarifas, que basicamente é uma conta corrente digital em moeda estrangeira, oferecida para correntistas. Entre os serviços inclusos, ela possibilita enviar e receber transferências, além de converter o saldo de maneira instantânea. Outro produto incluso é o cartão de débito para compras e saques no exterior, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online. Para abrir uma conta internacional no banco, é simples. Depois da abertura da conta digital, você terá a opção da conta internacional no próprio aplicativo. Basta ativá-la e aceitar os termos que a conta em dólar é aberta na hora. 

Cartão de crédito BS2

O Banco BS2 oferece, ainda, ao correntista dois cartões de crédito – mesmo que ele não peça esse serviço –, como um pacote completo. Esse é um requisito obrigatório, não tendo como recusar a oferta.Mas, neste momento, você deve estar se perguntando: qual a necessidade de dois cartões?Simples! Como se trata de um banco digital, um destes funciona só na web, sendo um cartão realmente digital.E, para aqueles clientes mais tradicionais e que não tem tanta afinidade com essa tecnologia, há também o físico.Ambos são da bandeira Visa e do tipo internacional, o cartão convencional apresenta a tecnologia contactless (sem contato) e não possui cobrança de anuidade. Para ter acesso aos cartões de crédito, no entanto, é preciso abrir a conta digital pelo aplicativo. Atualmente, a taxa de juros no rotativo do cartão BS2 é de 10,9% ao mês. Para parcelamento da fatura, os juros são de 5,9% ao mês. 

Serviço de câmbio

Por último, mas não menos importante, a empresa também oferece tanto para aqueles que se vinculam ao banco como pessoa física como pessoa jurídica a opção de serviços de câmbio.Para isso existem diversas opções, como fazer essa transferência através do Banco Central, sem o risco de taxas ou perdas, além de câmbio on-line e pelo programa Moneygram, desenvolvido somente para esse tipo de transação. Além de ser possível também fazer a troca de moeda por conta própria.

Banco BS2: sua história e fundadores

Em 1930, a família mineira Guimarães fundou o então Banco de Minas Gerais, vendido quarenta anos depois. Ali, na década de 1970, o fundador do grupo, Paulo Vivas Guimarães, decidiu apostar suas fichas em uma rede de varejo no setor de automóveis.Com o sucesso dos negócios automobilísticos, a família resolveu montar a Bonsucesso Financeira, em 1992.  Não demorou para que a financeira se tornasse um banco múltiplo, ou seja, com atuação em mais de uma operação (crédito e investimentos, por exemplo). Os exemplos mais comuns de bancos múltiplos são aqueles mais populares das grandes instituições financeiras, como Itaú Unibanco e Bradesco. Pois bem, o então Bonsucesso cresceu e, ao longo do tempo, apostou em novos produtos e serviços. 

Crescimento do Bonsucesso

Com o decorrer dos anos, ainda no fim da década de 1990, o banco Bonsucesso investiu bastante no mercado de crédito consignado (aquele empréstimo que desconta as parcelas diretamente da folha de pagamento), por meio de convênios com Estados e municípios brasileiros. Outro marco na história do Bonsucesso foi a parceria com o banco Santander Brasil para a criação de um novo banco especializado em crédito consignado, chamado Olé Consignado. No ano passado, o Santander comprou a participação do Bonsucesso e ficou com o controle do Olé. Em 2014, o Bonsucesso ampliou sua atuação com o lançamento da Bonsucesso Asset, a sua gestora de recursos, ou seja, uma instituição especializada em gestão de fundos tanto próprios quanto de outras gestoras.Nos anos seguintes, o grupo foi crescendo ainda mais e passou a oferecer soluções de câmbio, meios de pagamentos (maquininhas de cartão) e distribuição de investimentos.Mas a parte mais importante da história seria em 2017, quando o Bonsucesso resolveu mudar. Quem nunca?A instituição abandonou o antigo nome e passou a adotar uma nova marca, o BS2, com posicionamento de banco digital.Agora, você deve estar curioso para saber como surgiu esse nome. Vamos dar uma chance de você pensar. 

Banco BS2 é confiável?

Uma das principais formas de saber se um banco é confiável é observar sua reputação, mas não é só isso. A solidez da instituição financeira é algo muito importante. Ou seja, como está a qualidade de ativos e o nível de capitalização do banco, por exemplo. Mas calma: você não precisa entender de tudo isso.Existem empresas especializadas nessa análise e são chamadas de agências de classificação de risco. As mais conhecidas são S&P, Fitch e Moody’s. No caso do BS2, pelo site do banco, você consegue ver o rating (nota de risco) da instituição em novembro de 2019 pela Fitch, por exemplo.A recomendação é acompanhar as notícias na mídia sobre a classificação de risco do banco.  Outra forma de saber se o banco é confiável é procurar informações sobre reclamações no Reclame Aqui e no site do Banco Central, que registra as queixas das pessoas contra as instituições financeiras. O BS2, por exemplo, tem poucas reclamações se comparamos com outros bancos. Já no Reclame Aqui, a nota do BS2 é 6,8 de 10, indicada como “regular”.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.