Quando alguém tem algum problema, dúvida ou deseja obter uma informação sobre os produtos e serviços oferecidos por determinado banco, o melhor a fazer é entrar em contato pelo telefone. Dependendo da situação, a solução pode ser complicada, como no caso dos cancelamentos de serviços.
Como todos sabem, os bancos e outras empresas costumam criar um “jogo de empurra” nas centrais de atendimento em vez de resolver o problema rapidamente, na tentativa de manter o cliente. Para essas situações, uma boa alternativa é a Ouvidoria.
Para facilitar a vida de nossos leitores, listamos os principais telefones de atendimento dos maiores bancos brasileiros: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. Com as informações abaixo, você poderá resolver problemas, encontrar informações sobre cartões e outros produtos, fazer reclamações e solicitar serviços.
A dica é ler a função de cada telefone para utilizar o canal mais adequado oferecido pelo banco. Informamos também os números de telefone das Ouvidorias para que você possa pedir uma reavaliação em situações não resolvidas por outros meios. Os portadores de deficiência auditiva encontrarão os telefones para entrar em contato com os bancos de forma acessível. Veja as informações.
Clique no banco para ir diretamente às informações.
Banco do Brasil
Central de Atendimento
Por meio da Central de Atendimento, o cliente poderá realizar consultas, fazer transferências e outros serviços bancários. Os telefones se destinam a quem já possui conta no Banco do Brasil e procura alguma informação sobre os produtos e serviços da instituição:
- 40040001
- 08007290001
SAC
O SAC é o canal disponibilizado para quem tem alguma dúvida em relação aos serviços do banco. O telefone também pode ser usado para reclamações, cancelamentos ou pedidos de produtos e serviços. Os telefones são:
- 0800 729 0722 (gratuito, qualquer localidade)
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos ou de fala para aparelho TS)
- + 55 11 2845 7823 (ligações do exterior, inclusive a cobrar)
Ouvidoria
A Ouvidoria é o canal de atendimento que se destina a ouvir as reclamações de pessoas que utilizaram o SAC do Banco do Brasil mas não tiveram seu problema solucionado ou não ficaram satisfeitos com a resposta obtida. Os atendentes da Ouvidoria são especializados nesses casos. Eles irão analisar a queixa do cliente e darão uma resposta no prazo de até 15 dias.
É papel da ouvidoria mediar conflitos na relação entre cliente e banco, atuando com isenção, independência, imparcialidade e ética. Se você não está satisfeito com o atendimento recebido, entre em contato pelos telefones:
- 0800 729 5678 (em dias úteis, das 8h às 18h)
- 0800 729 0088 (para deficientes auditivos ou de fala)
Deficientes Auditivo Ou De Fala
A acessibilidade nos canais de atendimento dos bancos é obrigatória segundo a legislação brasileira. Por isso, as instituições precisam disponibilizar um telefone de atendimento exclusivo para deficientes auditivos ou de fala. O sistema necessita de um equipamento TS (Telefone para Surdos) para que a comunicação entre o cliente e o banco seja feita por meio de mensagens de texto.
Por esse canal, o cliente tem acesso aos serviços mencionados acima (informações, dúvidas, solicitações, cancelamentos, cartões de crédito e outros serviços, bem como a ouvidoria do Banco). O telefone para este fim é:
- 0800 729 0088
Bradesco
Central de Atendimento
A Central de Atendimento do Bradesco foi criada especialmente para esclarecer dúvidas que o cliente tenha sobre o Internet Banking ou Bradesco Celular. O serviço também poderá ser usado caso o cliente esteja tendo alguma dificuldade em acessar sua conta ou realizar transações. Os telefones da Central de Atendimento são:
- 3003 0237 (Capitais e Regiões Metropolitanas)
- 0800 701 0237 (Demais Regiões)
- 55 11 3003 0237 (Acesso do Exterior)
O atendimento funciona e segunda a sexta-feira, das 6h30 às 0h e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h.
Ouvidoria
O serviço de Ouvidoria é fundamental porque possibilita aos clientes um atendimento especializado quando há insatisfação com os demais canais de contato com o banco. No Bradesco, a Ouvidoria se destina a tender reclamações de clientes que não tiveram seu problema resolvido pela Central de Atendimento. Nesses casos, a questão é reavaliada pela equipe especializada na tentativa de solucionar o problema da melhor maneia possível. O telefone da Ouvidoria Bradesco é:
- 0800 727 9933
O canal funcionadas 8h às 18h, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).
Outros Telefones
- Alô Bradesco – 0800 704 8383
- Bradesco Capitalização – 0800 721 1155
- Bradesco Consórcios – 0800 721 1166
- Bradesco Financiamentos – 0800 727 9977
- Bradesco Promotora – 0800 727 9977
- Bradesco Seguros – 0800 727 9966
- Bradesco Vida e Previdência – 0800 721 1144
- Cartões de crédito Visa e Mastercard – 0800 727 9988
- Cartões de crédito e de compra American Express – 0800 721 1188
- Deficiência auditiva/fala – 0800 722 0099
Caixa Econômica
SAC Caixa
Canal voltado para reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços da Caixa. A maior parte das questões pode ser solucionada via SAC e de lá o cliente pode ser direcionada a outro canal mais adequado. O número do SAC Caixa é:
- 0800 726 0101
Nesse número, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Minha Casa Minha Vida
Esse é um canal exclusivo para questões ligada ao Minha Casa Minha Vida. Por ele, qualquer pessoa poderá esclarecer dúvidas, fazer reclamações, elogios ou denúncias. O número é:
- 0800 721 6268
O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Caixa Cidadão
O canal Caixa Cidadão serve para esclarecer questões referente a PIS, Benefícios Sociais, FGTS, Cartão Social e Resultado de Loterias. O número de atendimento é:
- 0800 726 0207
O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, das 10h às 16h. São aceitas chamadas originadas de telefones fixos ou celulares.
Atendimento Comercial
Para informações de suas movimentações financeiras, ligue:
- 0800 726 0505
- 3004 1105 (Para São Paulo e regiões metropolitanas)
- 55 (71) 3206-9900 (Atendimento aos clientes no exterior)
Central de Atendimento Cartões Caixa
Para SAC Cartão de Crédito:
- 0800 726 4555
- 0800 726 0101
Cartão Nacional:
- 4004 9009 ou 4001 4425 (Capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 940 9009 ou 0800 728 4425 (Demais localidades)
Cartão Azul:
- 4001 4425 (Capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 728 4425 (Demais localidades)
Cartão Internacional e Gold:
- 4001 4455 (Capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 728 4455 (Demais localidades)
Cartões Platinum, Visa Infinite e MasterCard Black:
- 0800 728 4465
Cartões Empresariais:
- 4001 4472 (Capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 728 4472 (Demais localidades)
Atendimento a clientes portadores de deficiência auditiva e de fala relativo a cartões:
- 0800 728 4462
- 0800 882 2492
Central de Desbloqueio:
- 0800 940 9009 ou 0800 728 4499
Atendimento Caixa no Exterior:
- 55 11 3238 4455
- 55 11 3235 3737
Ouvidoria Caixa
O serviço de Ouvidoria se destina ao atendimento de denúncias e reclamações não solucionadas. O telefone da Ouvidoria Caixa é:
- 0800 725 7474
O atendimento ocorre em dias úteis, das 08:00 às 18:00.
Deficiente Auditivo
O número se destina ao esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços, suporte tecnológico, informações, reclamações, sugestões e elogios por clientes e não clientes portadores de deficiência auditiva ou de fala. O número é:
- 0800 726 2492
O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Itaú
Itaú no Telefone
O Banco Itaú disponibiliza uma série de serviços bancários como consultas, informações e serviços transacionais por meio do telefone. Veja os números:
- 4004 4828 (Capitais e regiões metropolitanas)
- 0800 970 4828 (Demais localidades)
Os telefones funcionam 24 horas por dia, 7 dias por semana.
SAC
O Serviço de Atendimento ao Consumidor serve para você fazer reclamações, cancelamentos e obter informações gerais. O número do SAC Itaú é:
- 0800 728 0728
O número funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Ouvidoria
Caso o cliente não esteja satisfeito com a solução obtida por meio dos canais anteriores, é necessário entrar em contato com a Ouvidoria para que seja feita uma reavaliação do caso. O telefone da Ouvidoria Itaú é:
- 0800 570 0011
Funciona em dias úteis, das 9h às 18h.
Deficientes auditivos
Quem tem algum tipo de deficiência auditiva ou de fala pode entrar em contato com Itaú pelo telefone abaixo para solucionar qualquer um dos problemas mencionados acima:
- 0800 722 1722
O número funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Santander
Para consultas, informações e serviços transacionais, ligue:
- 4004-3535 (Regiões Metropolitanas)
- 0800 702 3535 (Demais Localidades)
- 0800 723 5007 (Atendimento a clientes deficientes auditivos e de fala)
Esses canais funcionam 24h por dia, todos os dias.
SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
O Serviço de Atendimento ao Consumidor é destinado para reclamações, cancelamentos, sugestões e informações gerais. Nesses casos, entre em contato através do telefone:
- 0800 762 7777 (Atende também deficientes auditivos e de fala)
- 55 11 3012 3336 (No exterior)
Ouvidoria
Assim como nos demais bancos, a Ouvidoria Santander ajuda a solucionar problemas de clientes que não foram atendidos suficientemente pelos outros canais. O telefone da Ouvidoria é:
- 0800 726 0322