Conta digital Banco Inter Kids: como abrir uma conta para menor de 18 anos

Conheça a conta digital Banco Inter Kids e saiba como abrir a conta gratuita para menores de idade.
Entenda também quais são as outras opções do mercado e o que considerar na hora de escolher a ideal para as crianças e adolescentes.

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Banco Inter Kids é a opção ideal para seu filho? Sabe como abrir uma conta digital para menor de 18 anos no Banco Inter? Se você é pai ou mãe, já pensou a respeito?

Ou, se é adolescente, está procurando em qual banco digital abrir conta para menor de idade, ter mais facilidade na hora de organizar seu dinheiro ou mesmo investimentos para o futuro?

Continua após a publicidade

Nesses casos, a conta digital Banco Inter chamada Kids pode ser a escolha ideal.

Abrir uma conta corrente para menor de 18 anos, como no Banco Inter Kids, pode ser uma boa forma de começar a ensinar a poupar desde cedo, mas também pode ser uma necessidade para crianças que ganham dinheiro desde cedo, como Youtubers, modelos e artistas mirins.

Isso mesmo, estamos falando de educação financeira para todo tipo de crianças, daquelas que querem gerenciar suas mesadas àquelas que querem ser famosas ou empreender desde cedo. Se for de uma forma saudável e legalmente autorizada, é uma possibilidade de aprendizado que vocês podem tentar, certo?

Continua após a publicidade

Mas, e sobre a conta bancária digital do Banco Inter para menor de 18 anos, o que podemos destacar de seus benefícios? Aqui vai:

conta

Conta digital Banco Inter Kids

Destaques da Conta digital Inter Kids
* 100% gratuita
* Processo para abrir conta digital totalmente online
* Cartão de débito com o nome da criança ou adolescente, evitando o uso de dinheiro físico
* transferências gratuitas e ilimitadas, além das funções recarga de celular e compra de gift card que são usadas com frequência por menores de 18 anos
* Opções de investimentos para seu filho aprender na prática como funcionam as aplicações e rentabilidade
* Gestão pelo aplicativo da conta digital (inclusive pelo adulto responsável), permitindo bloqueio do cartão em caso de perda ou furto

Essa é uma opção bem interessante se você quer iniciar a jornada financeira do seu filho com um banco digital completo, seguro e que não cobre nada por isso.

Neste post você vê mais detalhadamente outros pontos, como:

  • como funciona a conta Banco Inter Kids;
  • como abrir a conta Kids;
  • motivos para abrir uma conta para um menor de idade;
  • o que é o Banco Inter;
  • os contatos do Banco Inter.

Ficou interessado? Então, boa leitura!

Como funciona a Conta Kids do Banco Inter?

banco inter kids
Cona Digital Banco Inter para menor de idade

A Conta Kids do Banco Inter é gratuita, 100% digital e deve ser gerenciada por um responsável maior de 18 anos. Além disso, o menor precisa ter CPF e RG.

Veja, a seguir, quais são as vantagens e as desvantagens do Banco Inter Kids.

Vantagens

  • Abertura de conta 100% digital;
  • transferências gratuitas e ilimitadas;
  • depósitos gratuitos via boleto;
  • gerenciamento da conta tanto pelo aplicativo quanto pelo Internet Banking;
  • pagamento de contas, recarga de celular e compra de gift cards com saldo na conta;
  • cartão de débito da bandeira Mastercard para saques e compras;
  • pagamentos por QR Code para maiores de 12 anos;
  • possibilidade de criação de uma caderneta de poupança para reserva de emergência;
  • acesso a investimentos de renda fixa, como Certificado de Depósito Bancário (CDB), Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agronegócio (LCA), fundos de investimento, previdência privada, ofertas públicas e renda variável (exceto Home Broker e Tesouro Direto).

Desvantagens

Vale lembrar que, de acordo com a legislação brasileira, somente maiores de 18 anos ou menores emancipados podem ser titulares de cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Contudo, na prática, na maioria dos bancos, os pais podem oferecer cartões de crédito adicionais, que estão atrelados ao cartão de crédito do titular, para crianças e adolescentes.

Nesse caso, a fatura é a mesma e o limite é, quase sempre, compartilhado. Vale lembrar que a maior parte das instituições financeiras permite que o dono do cartão defina o limite para o cartão de crédito adicional.

Agora que você já sabe as vantagens e desvantagens da Conta Kids do Banco Inter, confira o passo a passo sobre como abri-la.

Como abrir a Conta Kids no Banco Inter?

Abrir conta digital Banco Inter para menor de idade é muito simples e pode ser resumido em três passos básicos: preencher os dados pelo aplicativo ou site da instituição, reunir os documentos necessários e obrigatórios (ex: documentos de identidade do menor e do responsável legal) e enviar junto ao pedido de abertura de conta.

Continua após a publicidade

Veja em detalhes como abrir conta digital para menor.

1. Preencha os dados solicitados no site ou aplicativo do Banco Inter

O processo de abrir conta digital para menor de 18 anos é muito parecido com o de abertura de uma conta digital comum no Inter. Veja abaixo:

  • baixe o aplicativo do Inter (Android/iOS);
  • no primeiro acesso, clique em “Abrir conta gratuita”;
  • forneça os dados solicitados. Eles devem ser os mesmos que aparecem nos documentos para evitar pendências na abertura da conta;
  • caso tenha o aplicativo baixado no celular para movimentar sua conta, clique na opção “Trocar ou Abrir Conta” e, em seguida, “Abra uma conta gratuita”;
  • prossiga, normalmente, com o preenchimento das informações.

Como abrir a Conta Kids pelo desktop:

  • acesse o Internet Banking;
  • clique em “Abra sua conta gratuita”;
  • preencha as informações solicitadas;
  • baixe o aplicativo e continue o processo de cadastro por ele.

2. Organize os documentos necessários

Depois de inserir o número do CPF do menor que será o titular da conta e outras informações, como seu nome completo e data de nascimento, serão solicitados alguns documentos para confirmar a veracidade da conta. Confira quais são eles:

  • documento de identificação do menor e do responsável legal. Não é aceita certidão de nascimento, somente RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos pais, Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) e Registro Nacional Migratório (RNM);
  • se o responsável não for o pai ou a mãe, é preciso enviar junto com a foto do documento de identificação do responsável algum documento que comprove a guarda;
  • selfie do rosto do menor titular da conta.

Para os menores de idade emancipados, não será necessário o envio da documentação do responsável, somente do titular da conta.

Assim, o documento que comprova a emancipação deve ser enviado junto com o documento de identificação. Além disso, também poderá ser solicitada análise para habilitar a função de crédito.

Continua após a publicidade

3. Envie os comprovantes e documentos para a abertura de conta

Para abrir a conta digital de menores, não será exigida nenhuma documentação física. Então, basta que você siga as instruções na tela do aplicativo e tire as fotos dos documentos usando a câmera do celular.

Na hora de tirar as fotos, vá para um local bem iluminado e fique atento para que as imagens não fiquem embaçadas ou escuras. Tenha cuidado, também, para não “cortar” as bordas do documento. É necessário que todas as informações estejam legíveis, ok?

Se o cadastro for recusado, o Inter enviará uma mensagem explicando o motivo disso.

Caso a abertura de conta não seja aprovada por um motivo que não seja a qualidade das fotos ou a ausência de dados, é possível solicitar uma nova análise após 180 dias.

Afinal, por que abrir uma conta digital Banco Inter para um menor de idade?

bebê no meio de um monte de dinheiro

É na infância que temos o primeiro contato com o “querer alguma coisa” e, claro, começam a surgir as dúvidas sobre o que podemos fazer e o que não podemos fazer.

A semanada ou mesada pode ajudar muito nesse sentido. Isso porque a criança recebe um valor estipulado pelos pais por semana ou por mês e começa a definir objetivos de curto ou longo prazo.

Continua após a publicidade

Ter em mente quanto tempo será necessário para atingir sua meta já é começar a criar uma consciência de planejamento financeiro no seu filho, sabia?

Mas, para ficar mais fácil, vamos listar o que consideramos as três maiores vantagens de abrir conta corrente para menor de 18 anos. Confira!

Ensina o que é o trabalho

Muitas crianças não sabem de onde o dinheiro vem, já pensou nisso? Quando você ensina educação financeira para crianças, também está explicando a razão de os pais e/ou responsáveis trabalharem de segunda a sexta-feira e como funciona esse sistema de troca.

Continua após a publicidade

Uma dica é aproveitar o momento para falar da sua profissão, do que você faz no dia a dia e da importância do que é aprendido na escola para a profissão a que será escolhida no futuro.

Mostra a importância de poupar

A criança gastou todo o dinheiro que recebeu de mesada de uma vez só? Então, a hora é boa para falar sobre a importância de poupar e de ter uma reserva financeira.

Se já for maiorzinho, vale mostrar que, quando o dinheiro fica guardado no lugar certo, pode render mais. Isso o estimula a poupar e a ter objetivos de longo prazo. E, claro, tudo de uma maneira leve e descontraída!

Treina tomar decisões de maneira mais inteligente

Pare e pense: o que é realmente importante para você hoje? Mesmo que o importante para a criança seja uma boneca nova, isso treina a tomar decisões de maneira mais inteligente. 

Nesse caso, entre tantas coisas, ela escolheu que essa era a mais importante e merecia o dinheiro economizado. Esse é um exercício (e tanto) sobre o que é útil e o que é supérfluo, concorda?

Continua após a publicidade

No futuro, esse tipo de treinamento pode fazer bastante diferença na vida da criança.

O que é o Banco Inter?

Criado em 1994, o Banco Inter tinha o nome de Intermedium CFI e funcionava apenas como financeira. Cinco anos depois, começou a oferecer linhas de empréstimo para empresas.

Em 2008, pediu autorização do Banco Central (BC) para operar como banco múltiplo. A partir daí, seu nome passou a ser Banco Intermedium. 

A grande transformação veio em 2014, quando lançou sua conta 100% digital e sem qualquer tipo de tarifa bancária para seus correntistas. 

Continua após a publicidade

Em 2017, o Banco Intermedium fez a transição de marca para Banco Inter. Enfim, todas as suas operações se tornaram digitais, desde as transações financeiras até a plataforma de investimentos.

Como entrar em contato com o Banco Inter?

Confira, abaixo, os principais canais de comunicação com o Banco Inter. Os canais de atendimento estão disponíveis 24 horas, todos os dias da semana.

Telefone

  • Capitais e regiões metropolitanas: 3003 4070
  • Demais localidades: 0800 940 0007
  • SAC (24 horas): 0800 940 9999
  • Deficientes de fala e audição: 0800 979 7099
  • Ouvidoria: 0800 940 7772

Chat

É possível entrar em contato pelo chat por meio do aplicativo, do Internet Banking ou da Central de Ajuda no site.

Pelo aplicativo

  1. Acesse sua conta no aplicativo;
  2. deslize a tela até a parte inferior da tela inicial;
  3. clique em “Como posso ajudar”, no ícone da Babi;
  4. na Central de Ajuda, pesquise o assunto desejado;
  5. clique no ícone “mensagem”, no canto inferior direito para abrir o chat. Caso não esteja visualizando o ícone, siga para o passo 6;
  6. selecione o artigo referente à sua solicitação, ou o assunto mais próximo;
  7. caso sua dúvida não tenha sido respondida, clique em “Ainda tem dúvida? Abrir Chat”;
  8. clique em “Nova Conversa”;
  9. pronto!

Caso queira, você também poderá verificar o histórico de contatos que tenha feito pelo chat dentro da área logada, clicando em “Ver conversas anteriores”.

Pelo Internet Banking

  1. Na página inicial, clique no ícone superior direito “Ajuda”;
  2. selecione o artigo referente à sua solicitação, ou o assunto mais próximo;
  3. caso sua dúvida não tenha sido respondida, clique em “Ainda tem dúvida? Abrir Chat”;
  4. clique em “Nova Conversa”;
  5. pronto!

Fora da área logada

Caso você não consiga acessar sua conta por algum motivo, entre em contato com pelo chat seguindo os passos abaixo:

Continua após a publicidade

  1. acesse a Central de Ajuda;
  2. clique no canto inferior direito, no ícone de mensagem;
  3. clique em “Envie uma mensagem” para iniciar uma conversa;
  4. pronto!

Vale lembrar que, para alguns tipos de atendimento, por questões de segurança, é necessário entrar em contato da sua conta (área logada) ou pelo telefone.

Perguntas frequentes sobre a Conta Digital Banco Inter Kids

Com essas informações, já é possível abrir uma conta no Banco Digital e fazer seu filho ter mais consciência da importância de usar bem o dinheiro.

Mas, em alguns casos, algumas dúvidas ainda ficam na cabeça dos pais. Por isso, reunimos alguns questionamentos e respostas que podem te ajudar.

Quais bancos, além do Inter, oferecem conta para menor de idade?

Além do Banco Inter, o Next (Banco digital) e a Caixa Econômica Federal também oferecem opções de conta para menor de idade. Todavia, no caso da CEF, a conta é a Poupança Azul.

Continua após a publicidade

É possível abrir conta para menor de idade sem um responsável legal?

Apenas se o menor de idade for emancipado. Nesses casos, apenas os documentos legais do menor serão necessários.

A conta Inter Kids tem cartão de crédito?

Não. Somente maiores de 18 anos podem ter cartão de crédito, salvo os menores de idade emancipados legalmente. Ainda assim, a modalidade é concedida a partir da análise de crédito.

Qual a idade mínima para abrir conta digital Kids no Banco Inter?

Em suas respostas aos clientes, o Banco Inter informa que a única exigência é que a criança precisa ter RG e CPF, portanto, você pode abrir conta digital Inter Kids para até mesmo um bebê, desde que ele já tenha tais documentos e você seja (ou tenha anuência do) seu responsável legal.

A conta digital Inter Kids tem PIX?

A conta Inter Kids oferece transferências e transações ilimitadas. Todavia, o PIX não é mencionado na descrição da conta, nem nas respostas aos seus clientes nas perguntas frequentes.

O responsável precisa ter uma conta digital do Banco Inter antes de abrir a Inter Kids?

Não, a Inter Kids não precisa ser vinculada a conta digital de um adulto.

Vale a pena abrir conta digital Banco Inter para crianças e adolescentes?

Enfim, se você leu até aqui, já sabe a importância da educação financeira para pequenos e maiorzinhos.

Quando criança, você teve a oportunidade de aprender esse tipo de coisa? Acha que isso poderia ter feito diferença no jeito que você lida com seu dinheiro hoje?

Continua após a publicidade

Tudo leva a crer que, quanto antes começarmos a falar sobre esse assunto, maiores são as chances de desenvolvermos responsabilidade financeira.

Por fim, lembre-se que a Conta Kids do Banco Inter é 100% digital, gratuita e deve ser gerenciada, obrigatoriamente, por um responsável maior de 18 anos. Também permite acesso a investimentos da Plataforma Aberta de Investimentos (PAI), com exceção de Home Broker.

Quer continuar acompanhando as nossas postagens sobre o Banco Inter Kids e educação financeira para crianças? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

6 comentários

  1. Heliana Morato

    Já compartilhei essa matéria com a família! Muito boa!

  2. Luiza

    Adoreeei a matéria! Achei bem completa e objetiva, sem deixar de lado como é benéfica a educação financeira para pequenos!

  3. Simone

    Olá, ótima matéria, de grande ajuda para quem está em dúvida sobre onde abrir uma conta. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.