O que é o IGP?
O IGP, sigla para Índice Geral de Preços, é um dos indicadores de inflação do Brasil. Diferentemente de outros índices, o IGP-DI registra o movimento de preços de forma abrangente, desde a fabricação da matéria-prima agrícola e industrial até os bens e serviços que chegam ao consumidor final. Para isso, ele é medido a partir de outros três índices inflacionários com diferentes pesos no IGP. São eles:
- IPA – Índice de Preços ao Produtor Amplo (60%);
- IPC – Índice de Preços ao Consumidor (30%);
- INCC – Índice Nacional de Custos da Construção (10%).
O IGP-DI é de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e abrange a população inteira, sem restrição de nível de renda familiar ou localidade, como é o caso do IPCA.
Como calcular o IGP-DI?
O IGP-DI é medido pela FGV, que recolhe os dados dos preços entre o primeiro e último dia do mês de referência. O índice é calculado a partir da média ponderada de outros três índices de preço: IPA, IPC e INCC.
O que é o IGP-DI e para que ele serve?
O IGP divide-se em outros três índices, cuja diferença entre eles é apenas o período de apuração dos dados mensais. Veja como cada um funciona:
- IGP-DI (Disponibilidade Interna): medido do primeiro ao último dia do mês;
- IGP-M (Mercado): medido do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês atual;
- IGP-10: medido do dia 11 do mês anterior ao dia 10 do mês atual.
Portanto, o IGP-DI é o índice que mede o mês cheio. Seu cálculo é usado em reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e até mesmo planos de saúde.
Como usar a Tabela IGP-DI
Na tabela, você vê os dados históricos do IGP-DI, desde a sua criação em 1944. Assim, você encontra cinco informações:
- a variação mensal dos últimos meses, correspondente ao mês cheio;
- o acumulado no ano corrente, somando-se as variações mensais;
- o acumulado dos últimos 12 meses, somando-se as variações mensais;
- as variações mensais históricas, desde 1944;
- o acumulado anual, desde 1944.
Você pode utilizar essas informações para fazer reajustes ou estudos econômicos de valorização e desvalorização.
Qual o valor do IGP-DI em setembro de 2023?
Conforme apurado pela FGV, o IGP-DI variou 0,51% em outubro. No mês anterior a taxa havia sido de 0,45%. Segundo André Braz, coordenador dos índices de preços,
“Nesta edição do IGP-DI, os três índices componentes apresentaram aceleração em suas taxas de variação. Em relação à inflação ao produtor, apesar da desaceleração do ritmo de aumento dos preços do Diesel (de 13,29% para 11,00%) e da gasolina (de 8,36% para 7,23%), os combustíveis ainda tiveram uma influência significativa sobre o resultado do IPA. No cenário do consumidor, a gasolina foi a principal influência, com um aumento de 2,62%, em comparação com 1,24% na última apuração. Quanto ao INCC, vale destacar os serviços, que registraram um aumento de 0,52%, em contraste com os 0,25% registrados em agosto“
Assim, com este resultado, o índice acumula variação de -4,40% ao ano e de -4,27% em 12 meses. Em outubro de 2022, o índice havia caído 0,62% e acumulava elevação de 5,59% em 12 meses.
Perguntas frequentes sobre IGP-DI
- O que é o Igp-di?
O IGP, sigla para Índice Geral de Preços, é um dos indicadores de inflação do Brasil. Diferentemente de outros índices, o IGP registra o movimento de preços de forma abrangente, desde a fabricação da matéria-prima agrícola e industrial até os bens e serviços que chegam ao consumidor final.
- Como calcular o Igp-di
O IGP-DI é medido pela FGV, que recolhe os dados dos preços entre o primeiro e último dia do mês de referência. O índice é calculado a partir da média ponderada de outros três índices de preço: IPA, IPC e INCC.
- Para que serve o IGP-DI?
O IGP-DI é o índice que mede o mês cheio. Seu cálculo é usado em reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e até mesmo planos de saúde.
- O que é IGP-M?
Trata-se do Índice Geral de Preços do Mercado. Como o nome sugere, é um índice que acompanha e indica qual é a variação dos preços praticados no mercado. Por meio dele, é possível saber se houve aumento (inflação) ou diminuição (deflação) em determinado período.