Confira os valores atualizados e acumulados na tabela IPC Brasil!
Provavelmente você já viu essa sigla por aí, mas pode ser que não tenha tanta familiaridade com o Índice de Preços ao Consumidor e com a importância que ele tem para entender a macroeconomia. Saiba um pouco mais sobre ele a seguir!
O que é IPC?
IPC é a sigla para Índice de Preços ao Consumidor. Como o nome sugere, trata-se de um índice criado para medir a variação de preços de serviços e bens que fazem parte das despesas rotineiras de uma família. Para isso, considera-se uma faixa de renda entre um e 33 salários mínimos.
Continua após a publicidade
Para que serve o Índice de Preços ao Consumidor?
O objetivo do IPC é criar dados mensalmente a respeito do consumo das famílias brasileiras. Por meio dele, é possível avaliar o poder de compra dos consumidores.
Quem calcula o IPC-Br?
O IPC é calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) diariamente, considerando sete capitais brasileiras. Sendo elas, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Brasília e Porto Alegre.
Entre os setores avaliados, estão saúde e cuidados pessoais, alimentação, vestuário, educação, transporte, lazer e despesas variadas.
Como o IPC é calculado?
O IPC-Br é calculado com base na variação de preços de serviços e bens de consumo entre dois períodos distintos. Ele é ponderado pela população situada nas capitais mencionadas acima.
Qual a importância desse índice?
Ele ajuda a entender como anda o poder de compra dos consumidores, ou seja, se o dinheiro está valendo mais ou menos. Além disso, ele também é responsável por compor boa parte do Índice Geral de Preços (IGP). Dessa forma, ele acaba sendo bastante utilizado como indicador de macroeconomia e até mesmo para reajuste de contratos, por exemplo.
Aproveite e confira nossas tabelas com outros índices importantes para acompanhar a economia ou mesmo para monitorar o possível reajuste de alguns contratos e serviços, por exemplo.
Qual foi a última modificação no IPC-Br?
A última alteração no IPC-Br foi em Setembro/2021 e apresentou uma alta de 1,43%. Com isso, o índice acumulado anual subiu para 6,74%.
O aumento do índice de preços ao consumidor teve aumento porque reflete os preços que são praticados no mercado. Como os itens de consumo rotineiros estão com valores inflacionados, o IPC-Br representa essa alta.
Continua após a Publicidade