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Sumiu Dinheiro na Conta: o que fazer com transações não reconhecidas?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
Sumiu Dinheiro na Conta: o que fazer com transações não reconhecidas?

As transações não reconhecidas são mais comuns do que você imagina. Veja o que fazer quando aparece uma cobrança em seu extrato ou fatura que não foi feita por você.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Você se já deparou com uma transação estranha no seu extrato bancário? Quando verificamos todas as despesas e movimentações, podem simples aparecer cobranças que desconhecemos. O mesmo pode ocorrer com a fatura do cartão de crédito. E o que devemos fazer nessas situações?

Para começar, antes de tomar qualquer medida é preciso ter certeza que de houve um problema na cobrança. Às vezes nos esquecemos de uma compra ou não reconhecemos o nome da loja que aparece na cobrança. Outro problema comum é o desconhecimento de tarifas cobradas periodicamente pelo banco. Isso pode fazer com que você se surpreenda.

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Por isso, o primeiro passo é conferir a data e as demais informações da cobrança. Veja se os seus comprovantes de pagamento estão de acordo com o que está sendo cobrado. Observe também alguns indícios de fraude:

  • a compra foi feita em uma cidade diferente da sua;
  • foram realizadas várias transações com valor acima do normal no mesmo dia;
  • as despesas se referem a compras feitas pela internet.

Se essas são as características da cobrança, há grandes chances que você tenha sido vítima de golpistas. Nesse caso, é preciso entrar em contato como banco o quanto antes para efetuar o cancelamento do cartão.

Veja o que fazer quando reconhecer uma transação em sua conta bancária
Veja o que fazer quando reconhecer uma transação em sua conta bancária

Passo 1: Cancele o Cartão

Se você notou alguma transação não reconhecida em seu extrato ou fatura, é provável que outra pessoa esteja usando seus dados. Por isso, o cancelamento do cartão é um passo importante. Na conversa com o atendente, informe quais compras você não reconhece e peça a abertura de uma contestação. Solicite também o bloqueio do cartão para que novas compras não sejam realizadas.

Passo 2: Faça um Boletim de Ocorrência

O próximo passo é procurar uma delegacia para fazer um boletim de ocorrência. Nele, você deverá informar exatamente o que houve, para que fique registrada a possibilidade de fraude. Em algumas situações, o banco poderá solicitar esse documento. Além disso, ele também servirá de prova que você observou o problema e tomou as medidas cabíveis.

Passo 3: Entre em Contato Com o Banco

Dependendo do banco, talvez seja preciso que você procure o gerente responsável por sua conta. O melhor é escrever uma carta informando sobre o problema e solicitando o cancelamento das despesas não reconhecidas. Essa carta deve ser entregue na agência. Tenha uma segunda via e peça para que ela seja protocolada. Assim você poderá comprovar que entrou em contato com o banco para solicitar o cancelamento das cobranças.

Dicas Importantes

Registre todas as informações, protocolos de atendimento e solicitações. Guarde também os comprovantes de pagamento, extratos, faturas e demais documentos que possam ajudar no esclarecimento da situação. Eles serão importantes caso o banco não resolva o problema em prazo razoável.

O Banco Não Cancelou a Cobrança

Se o banco se recusar a cancelar a cobrança, você deverá procurar um órgão de proteção ao consumidor em sua cidade com todos os documentos. Legalmente, é dever do banco garantir toda a segurança ao cliente no uso dos serviços bancários. Se houve fraude, a instituição é a responsável. O não cancelamento só se justifica caso o banco possa provar que o cliente de fato realizou as transações.

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