Bancos

Qual é o Melhor Banco Público?

Flávio Mariano
Flávio Mariano

Os bancos públicos são melhores que os privados? E qual é o melhor banco público? Veja os resultados de uma pesquisa feita com mais de 5 mil correntistas sobre serviços bancários.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Uma pesquisa realizada no ano passado pela CVA Solutions chegou a uma conclusão interessante: na avaliação dos clientes, os bancos públicos são considerados como melhores que as instituições privadas. A pesquisa ouviu 5.650 correntistas em todos os estados do país para conhecer melhor a opinião dos brasileiros sobre os serviços bancários que utilizam. O levantamento é feito desde 2008 e essa não é a primeira vez que os bancos públicos se destacam comparativamente.

Bancos públicos são melhores avaliados

De acordo com a pesquisa, os bancos do setor comercial mais bem avaliados são o Banrisul e a Caixa Econômica, que foram citados como “melhores que a concorrência” no quesito custo-benefício. O Banco do Brasil ocupa o terceiro lugar, seguido pelo Itaú e pelo Bradesco na categoria “na média”.

Continua após a publicidade

Santander e HSBC (que agora está sendo integrado ao Bradesco) ficaram com as piores posições, na faixa dos “piores que a concorrência”. Assim, o ranking do custo benefício é o seguinte:

  1. Banrisul
  2. Caixa Econômica
  3. Banco do Brasil
  4. Itaú
  5. Bradesco
  6. Santander
  7. HSBC

A pesquisa também levou em consideração os bancos mais recomendados, tomando como base a diferença entre quem elogia e quem critica cada instituição. Nessa lista, a ordem é a seguinte:

  1. Banco do Brasil
  2. Itaú
  3. Citibank
  4. Caixa Econômica
  5. Bradesco

Mais uma vez, um banco público ocupa o primeiro lugar sendo a diferente entre os elogios e as críticas de 42%.

Conta, Investimentos, Empréstimos Seguros e Cartão

As notas dadas pelos clientes para diferentes serviços prestados pelos bancos foi resumida nesse quadro feito pela Folha de São Paulo:

Fonte: Folha de São Paulo
Fonte: Folha de São Paulo

Como você pode notar, o Banrisul foi o único banco a receber notas de “Qualidade internacional”. As excelentes avaliações ficam com a conta corrente e o empréstimo oferecido pelo banco público controlado pelo estado do Rio Grande do Sul. Apenas o cartão de crédito do Banrisul deixou a desejar.

Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal mantiveram todas as notas “Acima da média” para o serviços avaliados. O HSBC fica com as melhores avaliações para seguros e cartões de crédito. O Bradesco tem as piores notas, ficando no “Deixa a desejar” em todas as categorias.

Outras informações

Ainda de acordo com a pesquisa da CVA Solutions, os clientes levam mais em consideração o preço das tarifas, os juros cobrados, a anuidade do cartão e as taxas de manutenção da conta que a qualidade do atendimento nas agências e demais canais de atendimento.

A nota média dada pelos entrevistados para os serviços bancários no Brasil é 7. A principal reclamação são os custos dos serviços que, na opinião dos correntistas, são muito altos em relação ao que é oferecido. A Caixa Econômica é vista como o banco mais barato, porém com serviços de menor qualidade. Na outra ponta está o Itaú, que é considerado como mais caro e com serviços de qualidade.

A pesquisa também avaliou o segmento premium dos principais – dados que não analisamos profundamento porque são mais restritos. No serviços voltados para o público de alta renda o Bradesco Prime obteve a melhor avaliação no custo benefício, seguido pelo Itaú, Santander, Banco do Brasil e HSBC. Assim, os bancos públicos são melhores no setor comercial, mas podem não atender tão bem os clientes do segmento premium.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    7 resposta em “Qual é o Melhor Banco Público?

    1. Pesquisa absurda. Sou correntista antigo do B.Brasil, do Itaú e da Caixa. O Itaú é infinitas vezes superior, sem comparações no que tange ao atendimento e às facilidades e valorização do cliente. O B.Brasil só me deu desgosto até hoje, em todos os aspectos possíveis e impossíveis. Até os caixas rápidos do BBrasil são inferiores, sempre estragados ou sem papel pra impressão. Só mantenho conta no BB pq sou obrigado por ser servidor público e na cxa pq comprei apto. Itaú não é perfeito, mas é infinitas vezes melhor.

      1. Pois é, mas o financiamento da tua casa quem proporcionou foi a CEF um banco Público, e não o teu bco de preferência ITAÚ , que é infinitamente melhor, segundo vc.

        1. Porque juros em banco público é subsidiado com impostos e depósito compulsório do FGTS a 3% ao ano. Tira o subsídio e esses elefantes brancos estatais fecham no dia seguinte.

      2. Pelo que percebi você tem o seu banco mas não deixa aqueles que a maioria avalia, melhor do que o seu ….
        Engraçado, né…

      3. Pois eu tenho opinião radicalmente oposta. Sou correntista do BB faz anos e não tenho do que me queixar, por outro lado precisei usar dos serviços do Itaú pagar um fornecedor e só tive incomodações devido ao envio atrasados dos boletos bancários ou extravio dos mesmos. Perdi dinheiro e ainda tive problemas na prestação de contas do dinheiro que recebi para financiar uma pesquisa, devido ao péssimo serviço desse banco.

    2. Sou cliente do BB, antigo HSBC , hoje Bradesco, ja fui cliente do Itau e Caixa.Posso dizer com segurança que todos os grandes bancos são muito semelhantes, o que difere muitas vezes é o atendimento individual do gerente da conta, a atenção que ele te da.Em relação aos produtos fico com a segurança dos bancos públicos…Meu perfil é conservador nos investimentos.O antigo HSBC tinha uma média de rentabilidade nos fundos moderados muito bom…vamos ver com a mudança para o Bradesco.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *