Como comprar com cartão de crédito na internet?

Para comprar com cartão na internet, não é preciso digitar a senha. Tenha em mãos o número, CVV, vencimento e nome do titular.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

O mercado de vendas pela internet não para de crescer. De acordo com dados da NeoTrust, somente em 2020, foram feitos mais de 300 milhões de compras nesse tipo de comércio, movimentando 126,3 bilhões de reais.

Mesmo com um crescimento tão expressivo, muitas pessoas têm dois pés atrás com as compras feitas no ambiente online. Essa desconfiança faz algum sentido, porque existem de fato golpes e fraudes que ocorrem no mundo digital. No entanto, comprando em ambientes seguros, o risco é muito pequeno.

Continua após a publicidade

Pensando a te ajudar no processo de fazer compras online com confiança, vamos apresentar um passo a passo completo que ensina como comprar com cartão de crédito na internet.

1. Escolhendo o estabelecimento ideal

A primeira coisa que deve ser feita é uma boa escolha a respeito do estabelecimento ideal. Viu um anúncio tentador nas redes sociais? Recebeu a mensagem de um amigo indicando aquela loja que está bombando por aí, mas ninguém de fato chegou a comprar? Faça uma pesquisa antes de tomar a decisão!

Uma boa forma de começar é pelo Reclame Aqui. No site, milhões de consumidores avaliam a experiência de compra em estabelecimentos. O Procon também tem um portal que pode auxiliar no processo de descoberta, chamado de Evite esses sites. Domínios não confiáveis estão à disposição do usuário, que pode fazer uma boa pesquisa antes de comprar online.

Em linhas gerais, reflita:

  • Você conhece a loja em que vai comprar?
  • Se certificou de que é um estabelecimento seguro?
  • Buscou por avaliações/referências de outros clientes?

Se a resposta para uma das perguntas for não, então pare e faça a compra em outro estabelecimento!

2. Efetuando o pagamento

O pagamento com cartão de crédito é uma forma segura de pagamento pela internet, desde que o consumidor esteja atento a alguns detalhes.

icon

Atenção

Quem já fez compras pagando com o cartão sabe que não é solicitada a senha, mesmo em cartões com chip (que precisam de senha para pagamentos nas máquinas de cartão). A transação online é confirmada apenas com os dados do cartão de crédito, que vamos apontar a seguir.

  • Número do cartão de crédito: geralmente impresso na parte da frente do cartão, é composto por 16 dígitos na maior parte dele;
  • Nome do titular: o nome impresso no cartão de crédito pode ser abreviado por uma questão de espaço. Observe bem, pois você precisará digitar exatamente como está no cartão, com todas as abreviações;
  • Data de vencimento: a data que consta na parte posterior do cartão corresponde ao seu vencimento e também serve para confirmar a autenticidade da forma de pagamento;
  • Código de segurança: a sequência normalmente composta por 3 números fica marcada na parte de trás do cartão, abaixo da tarja magnética. Ela é essencial para as transações online.

Quer saber o que é o CVV do cartão de crédito? Aproveite e veja o nosso guia completo sobre o assunto!

3. Confirmando a compra e aguardando o recebimento

Depois de digitar os seus dados e receber a confirmação de pagamento, chegou a hora de aguardar pelo produto. Fique atento em relação ao prazo estabelecido pela loja e, assim que receber o seu pedido, verifique se está tudo certo.

No caso de compras online, o consumidor tem direito à devolução por arrependimento, além da possibilidade de troca. Caso você realmente não deseje ficar com o produto, deverá sinalizar a intenção de receber o dinheiro de volta, em um processo conhecido como estorno ou reembolso.

É preciso usar senha para comprar com cartão pela internet?

Não! Como você pode notar, bastam os dados do cartão para fazer compras online. Por isso, quando o cartão é perdido ou roubado, o mais comum é que ele seja usado nesse tipo de transação. Portanto, se perder seu cartão ou ocorrer algum furto e roubo, não pense duas vezes antes de bloqueá-lo. Você poderá pedir outro depois.

Para garantir a segurança nos pagamentos, o ideal é manter os dados do seu cartão em sigilo. Não os exponha para outras pessoas e tome muito cuidado quando for digitá-los em sites de bancos e lojas online. Se você for bastante cauteloso com o número do cartão e o código de segurança, as fraudes são mais difíceis de ocorrer.

Bônus: dicas de segurança ao comprar com cartão na internet ou em lojas físicas

  • Não deixe que o seu cartão seja levado pelo comerciante para longe da sua vista;
  • Ao perder o cartão, comunique o banco imediatamente para solicitar o bloqueio;
  • Nos casos de roubo ou furto, além da solicitação de bloqueio faça também um boletim de ocorrência;
  • Sempre verifique a segurança dos sites onde utiliza seu cartão;
  • Mantenha um bom antivírus instalado em seu computador para evitar programas maliciosos que roubam senhas;
  • Desconfie de e-mails e mensagens que solicitam todos os dados do seu cartão de crédito;
  • Jamais empreste seu cartão para outras pessoas fazerem compras;
  • Se possível, utilize serviços de pagamento como o PayPal e o PagSeguro, que aumentam a segurança das transações;
  • Pesquise antes de compras em sites desconhecidos ou com promoções muito chamativas.

Continua após a Publicidade

39 comentários

  1. Rian

    No caso ser alguém compra no meu cartão sei eu saber eu depois vou receber alguma fatura nota fiscal

  2. thyago

    Uma pessoa apenas com o meu CPF consegue retirar meu dinheiro do banco, solicitar cartões ou fazer compras para chegar em minha fatura?

  3. Continua após a publicidade

  4. Eline

    Sempre mando foto do meu cartão para meus clientes da parte da frente para que possam depositar dinheiro na minha conta, será que isto é arriscado?

  5. Enedina

    Vi uma promoção no Instagram das lojas americanas de venda de álcool gel fui fazer a compra no cartão só que no final pediu a senha . Estranhei mas concluir será que fui vítima de golpe! O que faço? Não foi descontado o valor no cartão e nunca veio confirmação do pedido

  6. Sandra

    Mandei foto da frente do meu cartão, e cpf, a pessoa pode fraudar alguma coisa?

  7. Continua após a publicidade

  8. Djalma

    Boa noite!
    Uma pessoa tirou foto do meu cartão de débito frente e verso, se essa pessoa quiser agir de má fé ela pode fazer alguma coisa!

  9. Juliana

    Eu gostaria de saber se e possível fazer compra pela internet com cartão de débito e qual o procedimento

  10. Nádia

    Só digitar o dados do cartão (sem senha) e não enviar, é possível que eles recebam os dados? Pois vi que o site era fraudulento depois de digitar os dados, porém não enviei.

  11. Continua após a publicidade

  12. Miquéia

    É normal eles pedirem a senha do cartão, no final da compra?

  13. Francisca MATIOLi

    Olá trabalhei pra uma pessoa que fotografou meu cartão do banco é possível que faça compras mesmo sem o código de segurança?

  14. clara

    conheço uma pessoa que faz compra só utilizando o numero cartao.

  15. Paulo

    Se uma pessoa tirar uma foto do seu cartão da conta poupança, e do seu documento pode fazer compras ou algo do tipo?

  16. Cleuzeni da

    Uma pessoa tirou uma foto do verso do meu cartão e possível ela fazer alguma compra com ele?

  17. sonia

    O ideal seria tanto para compras com cartão de crédito, quanto para compras a debito pedirem sua senha. Assim, se perder o cartão fica mais difícil comprar só com os dados do cartão.

  18. Gisselis de

    Comprei pela internet com cartão de credito dei os dígitos e o código de segurança o site pode fazer outra compra com meu cartão?

  19. igor

    O normal seria a financeira do cartão de credito entrar em contato antes de autorizar a compra 100% não??

  20. maria

    Eu fiz uma compra pela Internet e pediram o numero do cartão nome e os três números que fica atrás do cartão. E normal acontecer isso, eu corro algum risco

  21. Eloisa

    Boa noite, eu perdi o meu cartão e usaram para comprar coisas na Internet, seria possível eu descobrir para qual endereço foi a mercadoria?

  22. Ana Keri

    Boa noite eu fiz uma compra de um celular nas casas Bhaia , com a forma de pagamento pelo cartão de crédito, daí eles me pediram minha senha e eu digitei, corre risco de eu ser roubada, pois nunca fiz uma compra com o cartão de crédito.
    de já agradeço
    Abraço.

  23. Anderson de

    eu dei os 16 digitos para uma pessoa desconhecida tem algum problema eu corro algum risco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.