Quer saber como funciona a poupança Banco Inter? Confira!

Quer abrir uma poupança Banco Inter? Entenda como funciona e veja se vale a pena investir seu dinheiro nessa modalidade.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Banco Inter oferece conta corrente e poupança mas, como trata-se uma conta digital, é comum ter a dúvida sobre como funciona a poupança Inter. A poupança Inter rende quanto? É preciso uma aplicação mínima? Ela também é gratuita? Saiba mais.

Conta Digital Inter

Conta poupança Inter

Como funciona a poupança do Banco Inter?

poupança Banco Inter é uma caderneta disponível para todos os clientes da conta digital. Ela tem o funcionamento igual à aplicação financeira de outros bancos, ou seja, rende de acordo com a taxa Selic do momento e sempre a cada aniversário da aplicação.

Continua após a publicidade

Não existe investimento mínimo na poupança Inter, assim, é possível começar a depositar com qualquer valor. A outra vantagem do Banco Inter é ser um dos poucos bancos digitais a oferecerem essa opção.

A conta poupança do Inter tem a mesma numeração da conta-corrente. No entanto, recebe um número complementar. Assim, se o cliente desejar fazer um depósito direto na poupança, basta usar esse código.

Continua após a publicidade

Aplicar dinheiro na poupança Inter

A partir do momento que você tem a sua conta poupança, basta transferir o dinheiro para ela. O procedimento é feito pelo app no menu “Investimentos”, que leva para o Inter Invest.

Depois, é só escolher “Aplicação” e, então, “Poupança”, informando o valor a ser depositado que deve estar disponível na conta corrente. A data da aplicação será seu aniversário que marcará os 30 dias para contabilizar seu lucro, o juros da poupança.

Resgatar dinheiro da poupança Inter

Além disso, uma facilidade é poder resgatar a quantia a qualquer momento. Você faz isso diretamente pelo app do Banco Inter.

O processo é feito pelo menu “Investimentos”, selecionando a poupança e a opção “Resgatar“. Na sequência, basta indicar o valor para resgate e ele será transferido para a conta corrente.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o rendimento da poupança é contabilizado somente em sua data de aniversário, a cada 30 dias da aplicação. Se o investidor sacar antes desse intervalo, não receberá os juros.

Por exemplo, se você colocou R$ 100 no dia 10 de janeiro, receberá o retorno sempre no dia 10. Portanto, não importa o mês, o retorno é repassado nessa data.

Agora, imagine que você sacou R$ 100 antes mesmo de chegar o dia 10 de fevereiro (ou seja, com menos de 30 dias da aplicação original). Nesse caso, seu retorno será zero.

Porém, se você deixou o dinheiro de 10 de janeiro a 5 de agosto, você terá o rendimento pago entre 10 de fevereiro e 10 de julho. Existem apenas as exceções dos dias 29 a 31. Nesse caso, o aniversário sempre cai no dia 1.

Continua após a publicidade

Rendimento Banco Inter para a poupança

Além da regra de pagamento, também existe a de rentabilidade. Ela é válida para todas as poupanças do País. Por isso, não é exclusividade do Banco Inter.

Quanto rende a poupança do Inter?

O retorno financeiro da poupança do Inter depende da Selic, ou seja, da taxa básica de juros. Veja como fica:

  • quando a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% da taxa básica de juros;
  • quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o retorno é de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR), que é próxima a zero.

Esse percentual é aplicado sobre o saldo da poupança. Por isso, quanto mais você investir dinheiro, mais você tende a ganhar. Apesar disso, é bom reforçar que a rentabilidade da poupança não é superior a inflação, e existem outras aplicações financeiras. Portanto, vale a pena pesquisar sempre.

Como guardar dinheiro no Inter?

Além da poupança, que não tem o rendimento satisfatório, a conta digital tem outros investimentos que podem ser utilizados para guardar dinheiro no Inter, inclusive com a mesma característica que a poupança, renda fixa e conservadora.

Continua após a publicidade

Algumas opções para guardar dinheiro no Inter, são:

  • CDB;
  • LCI;
  • Tesouro Direto.

Como abrir poupança no Banco Inter?

Você pode abrir uma poupança do Banco Inter 100% online. Isso porque para aplicar na caderneta nessa instituição, basta abrir uma conta digital gratuita primeiro.

Ou seja, você vai abrir a conta digital, ter todos os serviços gratuitos disponíveis para movimentação, e também a opção de aplicar na poupança.

Conta Digital Inter

Conta Digital gratuita, com movimentação com TED, PIX, transferências e saques isentos de cobrança. Oferece plataforma de investimentos completa e linha de crédito com cartão de crédito sem anuidade, empréstimo com garantia de imóvel e consignados.

Taxa de manutenção: Gratuita
Saque: Gratuitos e ilimitados
TED/DOC: Gratuitos e ilimitados

  • Linha de Crédito
  • Investimento
  • Seguros
  • Consórcios
  • Pix
  • Câmbio
  • checkmark Financiamento de imóveis
  • checkmark Plataforma de investimentos completa
  • checkmark Planos de celular exclusivos
  • checkmark Não cobra saques ou transferências
  • checkmark Cartão de crédito Gold e Black com cashback
  • close Não oferece conta conjunta
Leia mais sobre Conta Digital Inter

Ou seja, para abrir conta poupança no Banco Inter, você precisa ser correntista da instituição financeira, lembrando que a conta digital na instituição é gratuita. Essa modalidade de investimento é totalmente livre de tarifas.

Abrir conta Inter

Assim que você abrir sua conta-corrente, a poupança está acessível. É só fazer um investimento. Veja como funciona:

  1. acesse o app do Banco Inter, disponível para Conta Digital Inter para Android e Conta Digital Inter para iOS ;
  2. clique em “Abrir uma conta gratuita”;
  3. preencha os dados;
  4. envie foto dos documentos de identificação solicitados;
  5. aguarde a aprovação.

Assim, você terá a conta digital e a poupança Banco Inter.

Perguntas frequentes sobre a poupança Banco Inter

  1. Poupança no Banco Inter vale a pena?

    Toda poupança funciona da mesma forma e tem o mesmo rendimento. Ainda existem aplicações financeiras mais rentáveis, principalmente se comparadas à inflação atual. No entanto, é uma opção para quem deseja começar a investir.

  2. A poupança do Banco Inter é segura?

    Sim. A aplicação na poupança Inter é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

  3. É preciso solicitar resgate para usar o saldo da poupança no Banco Inter?

    Você deve fazer o saque pelo aplicativo. O procedimento é feito pelo menu “Investir”. Então, o dinheiro fica disponível na sua conta digital Inter.

  4. Banco Inter é conta-corrente ou poupança?

    Ao fazer uma conta no Banco Inter, ela é corrente. Porém, você também tem acesso à poupança. Assim, basta fazer o seu depósito pelo menu “Investimentos”.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.