Quer saber como funciona a poupança Banco Inter? Confira!

Quer abrir uma poupança Banco Inter? Entenda como funciona e veja se vale a pena investir seu dinheiro nessa modalidade.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Para quem deseja aplicar seu dinheiro, a poupança Banco Inter é uma alternativa interessante já que é um dos serviços disponíveis na conta digital gratuita do banco digital.

E, apesar de existirem outras aplicações financeiras com rentabilidade melhor, essa ainda é uma das mais procuradas. Por isso, muita gente ainda busca entender como ela funciona. Neste post, vamos apresentar mais detalhes sobre o assunto. Saiba mais.

Continua após a publicidade

Como funciona a poupança do Banco Inter?

poupança Banco Inter é uma caderneta disponível para todos os clientes da conta digital. Ela tem o funcionamento igual à aplicação financeira de outros bancos.

A vantagem do Banco Inter é ser um dos poucos bancos digitais a oferecerem essa opção. Isso porque é uma instituição financeira tradicional, mas que funciona de modo digital.

Continua após a publicidade

A conta poupança do Inter tem a mesma numeração da conta-corrente. No entanto, recebe um número complementar. Esse é o procedimento padrão em todas as instituições financeiras.

Aplicar dinheiro na poupança Inter

A partir do momento que você tem a sua conta poupança, basta transferir o dinheiro para ela. O procedimento é feito pelo app no menu “Investimentos”.

Depois, é só escolher “Aplicação” e, então, “Poupança”. Assim, o prazo de rendimento já estará contando.

Além disso, uma facilidade é poder resgatar a quantia a qualquer momento. Você faz isso diretamente pelo app do Banco Inter. O processo é feito pelo menu “Investir”.

Continua após a publicidade

No entanto, pode haver perda de rentabilidade nesse caso. Isso porque a poupança prevê que o rendimento é pago uma vez por mês. Ele ocorre sempre na chamada data de aniversário. Ou seja, no dia do mês em que você depositou o dinheiro.

Por exemplo, se você colocou R$ 100 no dia 10 de janeiro, receberá o retorno sempre no dia 10. Portanto, não importa o mês, o retorno é repassado nessa data.

Agora, imagine que você sacou R$ 100 antes mesmo de chegar o dia 10 de fevereiro (ou seja, com menos de 30 dias da aplicação original). Nesse caso, seu retorno será zero.

Porém, se você deixou o dinheiro de 10 de janeiro a 5 de agosto, você terá o rendimento pago entre 10 de fevereiro e 10 de julho. Existem apenas as exceções dos dias 29 a 31. Nesse caso, o aniversário sempre cai no dia 1.

Continua após a publicidade

É assim que funciona o pagamento do rendimento da poupança no Banco Inter. Porém, isso não é um problema da instituição financeira. Essa é a regra para todas as cadernetas.

Rendimento Banco Inter para a poupança

Além da regra de pagamento, também existe a de rentabilidade. Ela é válida para todas as poupanças do País. Por isso, não é exclusividade do Banco Inter.

O retorno financeiro depende da Selic, ou seja, da taxa básica de juros. Veja como fica:

  • quando a Selic estiver abaixo ou igual a 8,5% ao ano, o rendimento será de 70% da taxa básica de juros;
  • quando a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o retorno é de 0,5% ao mês mais Taxa Referencial (TR), que é próxima a zero.

Esse percentual é aplicado sobre o saldo da poupança. Por isso, quanto mais você investir dinheiro, mais você tende a ganhar.

Continua após a publicidade

Apesar disso, é bom reforçar que a rentabilidade da poupança não é superior a inflação, e existem outras aplicações financeiras. Portanto, vale a pena pesquisar sempre.

Como abrir poupança no Banco Inter?

A poupança do Banco Inter é uma das poucas opções que você pode abrir em um processo 100% digital. Isso porque para aplicar na caderneta nessa instituição, é preciso abrir uma conta digital gratuita primeiro.

Ou seja, você vai abrir a conta digital, ter todos os serviços gratuitos disponíveis para movimentação, e também a opção de aplicar na poupança.

Para abrir conta poupança no Banco Inter, você precisa ser correntista da instituição financeira, lembrando que a conta digital na instituição é gratuita. Essa modalidade de investimento é totalmente livre de tarifas.

Assim que você abrir sua conta-corrente, a poupança está acessível. É só fazer um investimento. Veja como funciona:

  1. acesse o app do Banco Inter, disponível para Android e iOS;
  2. clique no menu “Investimentos”;
  3. selecione “Aplicação – saldo conta-corrente”;
  4. escolha o item “Poupança” ao clicar sobre “Grupo”;
  5. insira o valor que deseja colocar;
  6. toque em “Aplicar”.

Assim, você já tem a sua poupança Banco Inter. Depois aguarde o rendimento na data de aniversário da aplicação.

Perguntas frequentes sobre a poupança Banco Inter

  1. Poupança no Banco Inter vale a pena?

    Toda poupança funciona da mesma forma e tem o mesmo rendimento. Ainda existem aplicações financeiras mais rentáveis, principalmente se comparadas à inflação atual. No entanto, é uma opção para quem deseja começar a investir.

  2. A poupança do Banco Inter é segura?

    Sim. A aplicação na poupança Inter é garantida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

  3. É preciso solicitar resgate para usar o saldo da poupança no Banco Inter?

    Você deve fazer o saque pelo aplicativo. O procedimento é feito pelo menu “Investir”. Então, o dinheiro fica disponível na sua conta digital Inter.

  4. Banco Inter é conta-corrente ou poupança?

    Ao fazer uma conta no Banco Inter, ela é corrente. Porém, você também tem acesso à poupança. Assim, basta fazer o seu depósito pelo menu “Investimentos”.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.