Entenda quais são as taxas para investir em renda variável

Entender quais são as taxas para investir em renda variável pode fazer a diferença no crescimento do patrimônio. Conheça quais são as principais.

Escrito por Karina Carneiro

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com o mercado crescendo e o ânimo dos investidores aumentando em relação a ganhos e rentabilidade, conhecer as taxas para investir em renda variável pode ser fundamental para otimizar o patrimônio. 

Além do imposto de renda, já conhecido pela maioria das pessoas que investem em ativos, algumas tarifas podem ser acrescidas aos valores, como as taxas de administração ou corretagem. 

Entretanto, já existem algumas corretoras de valores que trabalham com a isenção dessas taxas para o investidor pessoa física, justamente para atrair um público maior para esse mercado.

Conheça quais são as taxas para investir em renda variável antes de comprar um papel específico.

Com informações da revista Exame.

Quais as principais taxas para investir em renda variável?

Entre as principais e mais populares taxas para investir em renda variável, podemos listar algumas, como:

  • taxa de custódia;
  • corretagem;
  • imposto de renda;
  • entre outros.

1. Taxa de custódia para investir em renda variável

A taxa de custódia geralmente é cobrada pela corretora de valores ou outra instituição financeira para realizar a manutenção de títulos públicos ou de ações.

Atualmente, algumas corretoras como Clear e Rico, por exemplo, já estão isentando a cartela de clientes dessa cobrança específica. 

2. Corretagem

A corretagem pode ser cobrada por meio de um valor fixo ou sobre o percentual de uma negociação. 

Em cima dessa tarifa, também existe um tributo municipal de Imposto Sobre Serviço (ISS) que pode variar entre 2% a 5%, dependendo da cidade. 

Porém, a isenção da corretagem também já vem sendo praticada por algumas instituições financeiras. 

3. Imposto de Renda

Em relação ao Imposto de Renda, as taxas começam em 15% se o investidor realizar vendas acima de R$ 20 mil reais no mês e tiver ganhos de capital. Nesse caso, o valor específico será a base para a cobrança. 

Mas, se as vendas ficarem abaixo do valor ou se durante a negociação forem computados possíveis prejuízos, a cobrança do imposto não é realizada. 

Essa regra, inclusive, se aplica para ações, ETF’s e opções. 

Para conferir a matéria completa da Exame com taxas de investimentos de outros produtos, como fundos de investimentos ou renda fixa, clique aqui

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todos os conteúdos sobre o universo financeiro. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp