Copom divulga decisão sobre Selic nesta quarta; mercado prevê taxa acima dos 10%

A taxa Selic sofreu sete aumentos consecutivos em 2021 e fechou o ano em 9,25%. Mercado agora espera um novo aumento de 1,5 p.p.

Júlia Ennes
Júlia Ennes

O Comitê de Política Monetária (Copom) anunciará nesta quarta-feira (2), a decisão sobre a taxa básica de juros da economia, a Selic. A expectativa no mercado é praticamente um consenso: é esperada uma alta de 1,5 ponto percentual, o que levaria os juros a 10,75% ao ano.

De acordo com o superintendente da Assessoria Econômica da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), Everton Pinheiro de Souza Gonçalves, a taxa deve subir 1,50 %. Em relação à inflação, a ABBC projeta que o IPCA ficará acima da meta, em 5,3% este ano. Já para 2023, a projeção é de 3,4%.

Continua após a publicidade

No comunicado divulgado após a última reunião, em dezembro do ano passado, o Copom já sinalizava um outro ajuste da mesma magnitude para a próxima reunião. O aumento da taxa Selic é uma tentativa do BC de conter a escalada na inflação, que fechou 2021 em 10,06% – o maior nível em seis anos.

Saiba mais sobre a taxa Selic

A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Desta forma, é com base nela que outras taxas são definidas, como as usadas para empréstimos, financiamentos e até os rendimentos de alguns investimentos. 

O cálculo da Selic é feito com base em inúmeros fatores econômicos. O responsável pelos ajustes da taxa é o Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM), que se reúne a cada 45 dias para fixar um valor para a Selic. Este número é denominado de Selic Meta ou Meta Selic e pode aumentar, diminuir ou se manter estável. 

A primeira reunião do Copom de 2022 aconteceu entre os dias 1 e 2 de fevereiro e a decisão deve ser divulgada em breve. 

Quer continuar acompanhando as notícias que impactam o seu bolso? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.