Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Valor do saque extraordinário do FGTS não caiu na conta? Saiba o que fazer

Quase todos os trabalhadores já tiveram os recursos liberados. Saiba o que fazer caso o valor não tenha caído na sua conta.

Isabella Proença
Isabella Proença Conteúdo e Jornalismo

Na última quarta-feira, 08, a Caixa liberou o saque extraordinário do FGTS para os trabalhadores que fazem aniversário em novembro no valor de até R$ 1 mil. 

Os trabalhadores que fazem aniversário entre janeiro e outubro já tiveram os recursos liberados em datas anteriores. Já quem faz aniversário em dezembro terá o valor liberado a partir do dia 15 de junho.

Continua após a publicidade

A partir da data de liberação do pagamento, os trabalhadores terão até o dia 15 de dezembro para movimentar o montante. Se não o fizer, o dinheiro automaticamente voltará para a conta do FGTS.

Quem tem direito ao saque extraordinário do FGTS?

Todos os trabalhadores que possuem conta do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque extraordinário. O dinheiro é depositado automaticamente em nome do trabalhador, na conta do Caixa Tem.

Continua após a publicidade

No entanto, há casos em que os valores não foram depositados automaticamente na conta do trabalhador, sendo necessário solicitar a liberação dos recursos. Para isso, basta clicar no botão “Solicitar saque”, de cor laranja no app.

Na sequência, clique em “Confirmar” para autorizar a abertura da conta poupança social da Caixa em nome do titular (se não tiver). Essa é a única opção para receber os recursos do FGTS.

Aparecerá a seguinte mensagem: “A Caixa irá processar a solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta”.

Pronto! Basta aguardar a solicitação ser processada, acompanhar o app da Caixa Tem e caso haja qualquer alteração, o app enviará uma notificação. 

Continua após a publicidade

Segundo a Caixa, o bloqueio dos recursos pode acontecer devido a alguns fatores. Entre os principais podemos destacar:

  • determinação judicial;
  • garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário;
  • inconsistência nos dados;
  • e pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador.

No entanto, a Caixa Econômica Federal, destaca que o saque não será disponibilizado caso os valores estejam bloqueados na conta do fundo de garantia.

Como saber se eu tenho direito ao saque extraordinário do FGTS?

Para saber se tem direito ao saque extraordinário, bem como as datas de pagamento e valores, o trabalhador pode efetuar a consulta por meio site da Caixa, pelo aplicativo do FGTS, disponível para download no Google Play e na App Store e nas agências da Caixa Econômica Federal.

Na consulta por meio do site, é possível saber:

  • se o trabalhador tem direito ao saque extraordinário do FGTS;
  • consultar a data que o valor será creditado na conta poupança social digital.

Já efetuando a consulta pelas agências da Caixa ou pelo aplicativo do FGTS, além de saber se tem direito ao benefício e a data que o valor será creditado, também é possível:

Continua após a publicidade

  • consultar o valor a ser creditado;
  • informar que não tem interesse em receber o crédito do valor;
  • solicitar o retorno imediato do valor creditado para conta do FGTS;
  • alterar o cadastro para criar a conta poupança social digital.

Calendário de pagamento do saque extraordinário

De acordo com a Caixa, cerca de 42 milhões de trabalhadores têm direito ao saque, totalizando aproximadamente R$ 30 bilhões a serem liberados.

Confira a seguir o calendário completo do benefício, dividido de acordo com o mês de aniversário do trabalhador:

Mês de aniversárioData de recebimento
Janeiro20 de abril
Fevereiro30 de abril
Março04 de maio
Abril11 de maio
Maio14 de maio
Junho18 de maio
Julho21 de maio
Agosto25 de maio
Setembro28 de maio
Outubro01 de junho
Novembro08 de junho
Dezembro15 de junho

Vale ressaltar que não é necessário solicitar o saque. O valor será disponibilizado automaticamente na conta do Caixa Tem do trabalhador.

Além disso, o saque também não é obrigatório, se o trabalhador não tiver interesse, basta indicar que não deseja receber o saque extraordinário do FGTS.

Quer continuar acompanhando as notícias sobre o saque extraordinário do FGTS? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Continua após a publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.