1/4 dos brasileiros já foi vítima ou conhece alguém que caiu em golpe financeiro

A pesquisa faz um alerta para a faixa etária mais suscetível aos golpes financeiros: 51,61% são adultos com mais de 41 anos.

Escrito por Rafaela Souza

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A oferta digitalizada de serviços e produtos financeiros caminha a passos largos com o Open Finance, e o uso de aplicativos de mensagem na rotina do dia-a-dia dos brasileiros, também.

No entanto, essa mistura pode ser problemática para muitos usuários que, por pouca familiaridade com aplicativos ou inocência, acabam sendo vítimas de golpes financeiros. É o que mostra a pesquisa realizada em março com leitores do Portal iDinheiro. Algumas constatações:

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Um a cada 4 brasileiros já foram vítimas ou conhecem alguém que levou um golpe financeiro

Fazendo uma comparação com a população brasileira atual, a pesquisa mostra que um a cada 4 brasileiros já foi vítima, tem familiar ou conhecido que sofreu um golpe financeiro.

Segundo o Radar FEBRABAN 2022, os golpes mais comuns são: a clonagem ou troca de cartões de crédito, abordagem de uma central falsa do banco que pede senhas da conta bancária do usuário e bandidos que se passam por conhecidos via mensagem instantâneas solicitando transferência de valores urgentes.

Um a cada 4 brasileiros já foram vítimas ou conhecem alguém que levou um golpe financeiro, aponta pesquisa iDinheiro.
Segundo Radar Febraban 2022, clonagem ou troca de cartão de crédito é o golpe financeiro mais comum.

Indivíduos com 41 anos ou mais são as principais vítimas dos golpes financeiros

Dentre os respondentes que afirmaram ter sido vítimas de golpes financeiros, 51,7% têm 41 anos ou mais, o que indica que essa faixa geracional tende a ser mais frágil e foco dos golpistas.

Questões como a bancarização tardia, uso menos regular de aplicativos de mensagens instantâneas e até a condição familiar em que são responsáveis financeiramente por outros membros da família podem justificar essa maior incidência de vítimas nessa faixa etária.

Pesquisa mostra que a maior parte das pessoas que já foram vítimas de golpes financeiros têm mais de 31 anos.

Caí no golpe, e agora? 59,8% dos respondentes afirmam que não sabem como proceder

A falta de conhecimento sobre como proceder quando o indivíduo se dá conta de que caiu em um golpe também é importante: quase 60% das pessoas não sabem como agir, seja para tentar reaver seu dinheiro, seja para fazer o registro da ocorrência.

Dados do Radar Febraban indicam que os correntistas dos bancos afirmam receber orientações para não fragilizar a segurança de seus recursos e que acham que tais medidas de conscientização são importantes. Todavia, tais ações ainda não conseguiram frear o número de golpes sofridos.

59,8% das pessoas não sabem o que fazer se cair em algum golpes financeiro, aponta pesquisa iDinheiro 2023.

Especialista do Portal iDinheiro traz dicas para não cair em golpes ou maneiras para resolvê-los

Mesmo com as ações regulares das instituições financeiras, a recomendação é que os indivíduos, de forma geral, estejam atentos a qualquer situação que envolva suas finanças. A Supervisora de Conteúdos B2C (Business to Consumer) e especialista em temas bancários no Portal iDinheiro, Amanda Gusmão, aponta algumas dicas e cuidados importantes.

Quais cuidados podem ser tomados antes dos golpes?

Segundo a especialista, o principal ponto para evitar golpes financeiros é a conscientização. Nesse sentido, além de proteger-se, é importante que amigos e familiares também conscientizem pessoas mais suscetíveis a caírem em golpes financeiros. Algumas recomendações são:

  • sempre que usar o cartão de crédito em estabelecimentos, exija que toda transação seja realizada em sua presença. Isso dificultará a tentativa de clonagem ou troca de plásticos;
  • nunca passe senhas ou informações sensíveis da sua conta ao receber ligações suspeitas do banco;
  • não clique em links enviados por SMS, afinal de contas, eles podem ser um atalho para a clonagem do aparelho e acesso aos seus aplicativos financeiros;
  • ao receber mensagens de números desconhecidos em aplicativos como o Whatsapp, ignore os pedidos de transferência de recursos urgentes. Combine com seus familiares e amigos que esse canal não deve ser utilizado para esse tipo de ajuda, apenas presencialmente;
  • use sempre todos os recursos de segurança do aparelho e aplicativos, como é o caso da “Confirmação em duas etapas” para acessar o aparelho e redes sociais;
  • conhecer os principais golpes, como eles acontecem, seguir as orientações de prevenção das instituições financeiras e Polícia Civil também é muito importante.

O que fazer caso seja vítima de golpes?

No caso de quem já caiu em algum tipo de golpe financeiro, as soluções podem mudar conforme o tipo de fraude que foi aplicado. 

Celular clonado

Caso tenha o celular clonado após clicar em links maliciosos, as principais medidas, são:

  • Envie uma mensagem para o email do suporte do Whatsapp (support@whatsapp.com) solicitando desativação da conta, seguindo as orientações adicionais;
  • Informe amigos, parentes e contatos em geral para excluírem o número de celular clonado de registros e grupos de Whatsapp;
  • Com todas as informações, faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, presencial ou online.

Golpes de pedido de dinheiro no Whatsapp

Caso a vítima tenha feito uma transferência de valores para um golpista, as medidas a serem tomadas são:

  • Reunir o máximo de informações (número do celular que aplicou o golpe, dados da conta que recebeu o dinheiro, nome do titular da conta, etc), se possível fazendo a impressão das conversas;
  • Fazer o registro do Boletim de Ocorrência, presencial ou online, na Delegacia de Polícia;
  • Com o Boletim de Ocorrência, é necessário fazer um registro do caso também na instituição financeira em que aconteceu o fato. Uma análise pode ser feita para possível ressarcimento, mas não há garantias.

Caso alguém esteja pedindo dinheiro para os seus contatos usando uma foto sua, avise com a maior celeridade possível que trata-se de um golpe, evitando que as pessoas façam transferências de recursos.

Cartão de crédito roubado ou extraviado

Caso tenha o cartão de crédito trocado, roubado ou extraviado, avise a instituição financeira assim que perceber o acontecido. Inicialmente, um bloqueio de 24 horas poderá ser ativado.

Mas, para que ele seja mantido até a solução integral da situação, a instituição pode solicitar o envio do Boletim de Ocorrência. Por isso, faça o registro em uma Delegacia de Polícia ou online o quanto antes.

Vale lembrar que o registro de Boletins de Ocorrência na Polícia e nas instituições financeiras também ajuda a criar uma base estatística e histórica dos golpes que vão ajudar na criação de novas medidas de segurança.

Sobre o iDinheiro

iDinheiro é uma startup brasileira criada em 2020, que tem como objetivo auxiliar o público no processo de contratação de serviços financeiros como bancos, contas digitais, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e corretoras de investimentos. Além da produção de conteúdo escrito, a plataforma oferece a tecnologia de calculadoras, recomendadores e simuladores. Atualmente, o site conta com mais de 6 milhões de acessos mensais.

Em 2023 a editoria sobre Bancos no iDinheiro já ultrapassou 2,7 milhões de acessos de leitores buscando informações sobre os serviços das instituições, reviews e rankings sobre as melhores contas, carteiras e demais produtos bancários em oferta na atualidade.

Metodologia da pesquisa

Durante o mês de março de 2023, o Portal iDinheiro realizou uma pesquisa sobre golpes financeiros com os leitores das suas principais páginas sobre bancos e contas, coletando 461 respostas.

A margem de erro considerada para a pesquisa foi de 80%.

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