A oferta digitalizada de serviços e produtos financeiros caminha a passos largos com o Open Finance, e o uso de aplicativos de mensagem na rotina do dia-a-dia dos brasileiros, também.
No entanto, essa mistura pode ser problemática para muitos usuários que, por pouca familiaridade com aplicativos ou inocência, acabam sendo vítimas de golpes financeiros. É o que mostra a pesquisa realizada em março com leitores do Portal iDinheiro. Algumas constatações:
Um a cada 4 brasileiros já foram vítimas ou conhecem alguém que levou um golpe financeiro
Fazendo uma comparação com a população brasileira atual, a pesquisa mostra que um a cada 4 brasileiros já foi vítima, tem familiar ou conhecido que sofreu um golpe financeiro.
Segundo o Radar FEBRABAN 2022, os golpes mais comuns são: a clonagem ou troca de cartões de crédito, abordagem de uma central falsa do banco que pede senhas da conta bancária do usuário e bandidos que se passam por conhecidos via mensagem instantâneas solicitando transferência de valores urgentes.
Indivíduos com 41 anos ou mais são as principais vítimas dos golpes financeiros
Dentre os respondentes que afirmaram ter sido vítimas de golpes financeiros, 51,7% têm 41 anos ou mais, o que indica que essa faixa geracional tende a ser mais frágil e foco dos golpistas.
Questões como a bancarização tardia, uso menos regular de aplicativos de mensagens instantâneas e até a condição familiar em que são responsáveis financeiramente por outros membros da família podem justificar essa maior incidência de vítimas nessa faixa etária.
Caí no golpe, e agora? 59,8% dos respondentes afirmam que não sabem como proceder
A falta de conhecimento sobre como proceder quando o indivíduo se dá conta de que caiu em um golpe também é importante: quase 60% das pessoas não sabem como agir, seja para tentar reaver seu dinheiro, seja para fazer o registro da ocorrência.
Dados do Radar Febraban indicam que os correntistas dos bancos afirmam receber orientações para não fragilizar a segurança de seus recursos e que acham que tais medidas de conscientização são importantes. Todavia, tais ações ainda não conseguiram frear o número de golpes sofridos.
Especialista do Portal iDinheiro traz dicas para não cair em golpes ou maneiras para resolvê-los
Mesmo com as ações regulares das instituições financeiras, a recomendação é que os indivíduos, de forma geral, estejam atentos a qualquer situação que envolva suas finanças. A Supervisora de Conteúdos B2C (Business to Consumer) e especialista em temas bancários no Portal iDinheiro, Amanda Gusmão, aponta algumas dicas e cuidados importantes.
Quais cuidados podem ser tomados antes dos golpes?
Segundo a especialista, o principal ponto para evitar golpes financeiros é a conscientização. Nesse sentido, além de proteger-se, é importante que amigos e familiares também conscientizem pessoas mais suscetíveis a caírem em golpes financeiros. Algumas recomendações são:
- sempre que usar o cartão de crédito em estabelecimentos, exija que toda transação seja realizada em sua presença. Isso dificultará a tentativa de clonagem ou troca de plásticos;
- nunca passe senhas ou informações sensíveis da sua conta ao receber ligações suspeitas do banco;
- não clique em links enviados por SMS, afinal de contas, eles podem ser um atalho para a clonagem do aparelho e acesso aos seus aplicativos financeiros;
- ao receber mensagens de números desconhecidos em aplicativos como o Whatsapp, ignore os pedidos de transferência de recursos urgentes. Combine com seus familiares e amigos que esse canal não deve ser utilizado para esse tipo de ajuda, apenas presencialmente;
- use sempre todos os recursos de segurança do aparelho e aplicativos, como é o caso da “Confirmação em duas etapas” para acessar o aparelho e redes sociais;
- conhecer os principais golpes, como eles acontecem, seguir as orientações de prevenção das instituições financeiras e Polícia Civil também é muito importante.
O que fazer caso seja vítima de golpes?
No caso de quem já caiu em algum tipo de golpe financeiro, as soluções podem mudar conforme o tipo de fraude que foi aplicado.
Celular clonado
Caso tenha o celular clonado após clicar em links maliciosos, as principais medidas, são:
- Envie uma mensagem para o email do suporte do Whatsapp (support@whatsapp.com) solicitando desativação da conta, seguindo as orientações adicionais;
- Informe amigos, parentes e contatos em geral para excluírem o número de celular clonado de registros e grupos de Whatsapp;
- Com todas as informações, faça um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia, presencial ou online.
Golpes de pedido de dinheiro no Whatsapp
Caso a vítima tenha feito uma transferência de valores para um golpista, as medidas a serem tomadas são:
- Reunir o máximo de informações (número do celular que aplicou o golpe, dados da conta que recebeu o dinheiro, nome do titular da conta, etc), se possível fazendo a impressão das conversas;
- Fazer o registro do Boletim de Ocorrência, presencial ou online, na Delegacia de Polícia;
- Com o Boletim de Ocorrência, é necessário fazer um registro do caso também na instituição financeira em que aconteceu o fato. Uma análise pode ser feita para possível ressarcimento, mas não há garantias.
Caso alguém esteja pedindo dinheiro para os seus contatos usando uma foto sua, avise com a maior celeridade possível que trata-se de um golpe, evitando que as pessoas façam transferências de recursos.
Cartão de crédito roubado ou extraviado
Caso tenha o cartão de crédito trocado, roubado ou extraviado, avise a instituição financeira assim que perceber o acontecido. Inicialmente, um bloqueio de 24 horas poderá ser ativado.
Mas, para que ele seja mantido até a solução integral da situação, a instituição pode solicitar o envio do Boletim de Ocorrência. Por isso, faça o registro em uma Delegacia de Polícia ou online o quanto antes.
Vale lembrar que o registro de Boletins de Ocorrência na Polícia e nas instituições financeiras também ajuda a criar uma base estatística e histórica dos golpes que vão ajudar na criação de novas medidas de segurança.
Sobre o iDinheiro
iDinheiro é uma startup brasileira criada em 2020, que tem como objetivo auxiliar o público no processo de contratação de serviços financeiros como bancos, contas digitais, cartões de crédito, empréstimos, financiamentos e corretoras de investimentos. Além da produção de conteúdo escrito, a plataforma oferece a tecnologia de calculadoras, recomendadores e simuladores. Atualmente, o site conta com mais de 6 milhões de acessos mensais.
Em 2023 a editoria sobre Bancos no iDinheiro já ultrapassou 2,7 milhões de acessos de leitores buscando informações sobre os serviços das instituições, reviews e rankings sobre as melhores contas, carteiras e demais produtos bancários em oferta na atualidade.
Metodologia da pesquisa
Durante o mês de março de 2023, o Portal iDinheiro realizou uma pesquisa sobre golpes financeiros com os leitores das suas principais páginas sobre bancos e contas, coletando 461 respostas.
A margem de erro considerada para a pesquisa foi de 80%.