Novo smartphone da Xiaomi não terá carregador incluso na caixa

O CEO da empresa, Lei Jun, anuncionou que o novo smartphone da Xiaomi não incluirá carregador na caixa. Entenda a polêmica.

Escrito por Isabella Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


No último domingo, 27, o CEO da Xiaomi, Lei Jun, anunciou que o novo smartphone da empresa não incluirá carregador na caixa.

O lançamento oficial da linha Mi 11 ocorrerá nesta segunda-feira, 2, em um evento online divulgado nas redes sociais da empresa.

Os argumentos foram os mesmos dados pela Apple ao comunicar que não haveria carregador na caixa do iPhone 12: preocupações ambientais.

Lançamento do novo smartphone da Xiaomi e a polêmica

O CEO fez o anúncio por meio da rede social chinesa Weibo. Nela, afirmou que o fato das pessoas terem muitos carregadores impacta o meio ambiente. E, por esse motivo, a empresa decidiu cancelar o carregador do Mi 11.

No entanto, o que está chamando atenção sobre essa decisão é que, pouco tempo após o lançamento do iPhone 12, a Xiaomi tuitou que “não deixou nada fora da caixa” para seu Mi 10T Pro.

Além disso, a empresa adicionou ao tuíte um videoclipe que mostra uma caixa Mi 10T com o carregador incluso.

Procon-SP já se posicionou sobre ausência de carregador

No fim de outubro, o Procon-SP notificou a Apple para que a empresa justifique a venda dos aparelhos sem o carregador.

O órgão ressaltou que a Apple não garante que a utilização dos carregadores antigos não comprometerá a segurança e o carregamento e segurança do smartphone.

“Ao comprar um novo aparelho, o consumidor tem a expectativa de que não só o iPhone apresentará melhor performance, como também o adaptador de energia”, afirmou em nota.

Segundo as empresas, há um forte argumento ambiental para não incluir os carregadores, sobretudo se eles forem iguais aos que a maioria das pessoas já tem.

Entretanto, a impressão que fica é que, enquanto os fabricantes aumentam os preços dos novos dispositivos, menos é entregue aos consumidores (sem carregadores e fones de ouvido), ainda que sejam peças indispensáveis para o uso dos celulares de forma completa pelo usuário.

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas atualizações diretamente no seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp