Latam leva multa de mais de R$ 10 mi pelo Procon por causa da Black Friday

A Black Friday da Latam virou dor de cabeça: a empresa foi multada por causa de reclamações de compras de passagens por preços promocionais.

Rodrigo Salgado
Rodrigo Salgado

A Black Friday da Latam virou motivo de dor de cabeça para a empresa. A companhia aérea foi multada em mais de R$ 10 milhões pelo Procon-SP em virtude de reclamações de compras de passagens por preços promocionais.

O caso ocorreu em 2018. Na época, a empresa anunciou a venda de passagens aéreas de R$ 9,99 a R$ 39,99. Muitos consumidores, no entanto, não conseguiram realizar a compra e entraram no Procon, alegando ser uma promoção falsa.

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Em virtude dessas reclamações, o Procon solicitou, em julho de 2019, que a companhia aérea encaminhasse a relação de consumidores que realizaram a compra dentro da promoção, com os comprovantes de venda das passagens por R$ 9,99 a R$ 39,99.

Além disso, o órgão pediu também a relação de consumidores que adquiriram os bilhetes para o percurso informado na promoção entre 22 e 23 de novembro de 2018.

A Latam, no entanto, não respondeu à solicitação do Procon. Por isso, o órgão aplicou multa de R$ 10.255.569,90. De acordo com o órgão, o valor foi estimado tendo como base o porte da empresa, a gravidade da infração e na vantagem obtida com ela – conforme prevê a legislação.

À imprensa, a Latam Airlines Brasil informou que não recebeu a notificação da multa e que se pronunciará nos autos do processo.

Black Friday da Latam 2020

Neste ano, entretanto, a Black Friday da Latam foi um pouco mais modesta. Assim como a concorrente Gol e outras companhias aéreas, a empresa ofereceu trechos por a partir de aproximadamente R$ 100.

A promoção, inclusive, se estendeu até na Cyber Monday, a segunda-feira seguinte, 30. Além disso, neste ano a Latam ainda realizou o Esquenta Black Friday, quando começou a vender passagens nacionais e internacionais por preços promocionais desde o início de novembro.

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