Volta às aulas: Comprar material escolar online é mais vantajoso do que em lojas físicas, segundo especialista

Só em 2022, houve um aumento de custo de mais de 15% nos itens escolares, de acordo com uma pesquisa do Procon-SP.

Escrito por Rafaela Souza

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Com o início de mais um ano letivo, as tradicionais listas de materiais escolares também chegam ao alcance dos pais e responsáveis. No entanto, esse momento também pode gerar certa preocupação, já que as compras de material escolar costumam ser feitas junto com outros gastos importantes, como IPVA, IPTU, por exemplo.

Nesse sentido, é importante ficar atento e realizar uma pesquisa de preço antes de realizar as compras. Segundo uma pesquisa realizada pelo Procon-SP, em 2022, houve um aumento de custo de mais de 15% nos itens escolares, em comparação com o ano anterior. Por isso, saber economizar nas compras dos artigos escolares em 2023 é essencial.

A principal dica para o consumidor é pesquisar bastante, pois esse tipo de produto costuma ter muita variação de preço”, recomenda Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções Digitais.

Além disso, o especialista também destaca que, para reduzir o volume de gastos extras nesse início de ano, a melhor alternativa é adquirir os produtos que os filhos usarão ao longo do ano letivo através de compras online.

Especialista dá dicas para comprar material escolar online

O primeiro ponto destacado por Rodrigo é a facilidade para realizar pesquisas de preços dos produtos, sem a necessidade de andar de loja em loja. Dessa forma, com apenas um clique, o cliente pode visualizar uma grande variedade de opções do mesmo produto, além de comparar os preços para encontrar o que melhor se encaixa no orçamento.

“Existem ferramentas que facilitam a comparação de valores, como o Google Shopping. Essa busca deve ser feita com pelo menos três outros portais, para que seja possível encontrar um bom negócio’’, afirma Garcia.

Fuja das papelarias lotadas

Outro benefício de realizar as compras de material escolar online é fugir de lojas lotadas, já que o mês de janeiro é o período do ano em que as lojas e papelarias recebem um maior fluxo de clientes.

‘’O ponto fonte dos marketplaces é a praticidade. Não precisar enfrentar filas e comércios lotados contribui com a experiência de compra do cliente, que pode escolher os itens com calma’’, explica.

Aproveite o custo benefício diferenciado

Para além disso, o especialista também destaca que, em algumas lojas online, é possível adquirir cupons de desconto através da quantidade de negociações que se realiza durante o ano. Com isso, o cliente pode utilizá-los para conseguir uma redução no valor final de suas compras.

“O Mercado Livre, por exemplo, possibilita desbloquear diversos benefícios a partir da quantidade de itens que adquire ao longo do tempo. Ganhar frete grátis ou um desconto no produto desejado é excelente, por isso, recomendo que se realize as negociações através da internet. Além de não precisar sair de casa e gastar com o transporte, o cliente consegue poupar seu tempo e economizar de várias maneiras”, aconselha o diretor-executivo.

Evite gastos desnecessários comprando o material escolar online

Por fim, o especialista destaca o cuidado com os gastos desnecessários, já que os filhos geralmente querem participar desse momento de escolha do material escolar.

No entanto, isso pode acabar comprometendo o orçamento, tendo em vista que os estabelecimentos sempre estão com diversas opções de um mesmo produto, o que acaba gerando vontade de adquirir o que é mais atrativo aos olhos das crianças, e não o que está mais em conta.

“Ao realizar as compras de material escolar online, você não gasta com coisas desnecessárias, compra somente o que é de fato necessário para o ano letivo. É possível filtrar no próprio aplicativo por itens mais baratos e que sejam indispensáveis”, finaliza.

Quer continuar acompanhando notícias como esta, sobre as principais dicas para comprar material escolar online? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações push. Se inscreva, também, no nosso canal do Telegram para receber todas as novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp