Após alta da gasolina, etanol aumenta 35% nas usinas do centro-sul do Brasil

O aumento do etanol está relacionado à economia no mercado doméstico. Substituto mais barato à gasolina, a demanda do biocombustível cresceu

Cindy Damasceno
Cindy Damasceno

O encarecimento da gasolina trouxe consequências para também para o valor dos biocombustíveis. O etanol teve aumento 35% nas usinas do centro-sul. No posto Paulínia, em São Paulo, que é base de armazenamento e distribuição da região, o preço subiu para R$ 2,973

Os dados são do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), vinculado à Universidade de São Paulo (USP). As informações são base para o cálculo do Indicador Diário da BM & FBovespa, a bolsa de valores brasileira.

Continua após a publicidade

Com a alta do petróleo no exterior — e o consequente reajuste da gasolina pela Petrobras — o etanol tornou- se mais atraente para os consumidores. Em algumas regiões do país, dependendo do veículo, é mais vantajoso utilizar o combustível derivado de cana caso o etanol custe até 75% do valor da gasolina. 

Por trás do aumento do etanol 

Por conta do período entressafras, que gera uma menor oferta do combustível, os preços sobem. Além disso, outros fatores podem contribuir para a alta nas próximas semanas. O desenvolvimento da cana foi prejudicado pelo clima no semestre passado. Por isso, parte das indústrias devem retardar a colheita, prevista para o mês de abril. 

A demanda do combustível derivado da cana no mercado doméstico não estaria restrita somente ao centro-sul, de acordo com dados recentes da da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo o levantamento realizado entre os dias 21 e 27 de fevereiro, o etanol hidratado subiu em todos os estados do país

Somente nos estados de Goiás e no Mato Grosso o biocombustível manteve competitividade em relação à gasolina. Mesmo com altas de 4,63% e 1,1%, respectivamente, o biocombustível ficou abaixo de 70% do valor da gasolina na semana. 

Esta matéria foi útil? Então, assine a newsletter do iDinheiro e se mantenha atualizado de todas as atualizações que importam para o seu dinheiro diretamente no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.