Franquia Artwalk: veja o quanto custa e se vale a pena!

A franquia Artwalk é o tipo de empresa que vende a experiência para os clientes. Saiba mais sobre ela e veja se atende ao seu perfil.

Escrito por Vitor Braga

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Investimento inicialA partir de R$ 175 mil
Faturamento médio mensalEm torno de R$ 220 mil
Prazo de retorno28 a 36 meses
Nota no Reclame AquiAproximadamente 5.7/10 para as lojas físicas
VantagemPúblico-alvo bem definido, grande mix de produtos, não é necessário ter um espaço muito grande
DesvantagemNecessidade de investir em estoque próprio, tempo de retorno alto
Informações franquia Artwalk

A franquia Artwalk é uma boa opção de investimento para quem deseja empreender no nicho da moda com uma empresa já consolidada.

Baseado na venda dos sneakers, modelos mais estilizados e até mesmo personalizados de tênis, a Artwalk se mostra uma das principais lojas do segmento.

Esse nicho de mercado vem conquistando cada vez mais adeptos, principalmente ao considerar que, por trás de um apelo de vestuário, existe uma cultura envolvendo esses modelos.

Para quem cogita investir no nicho da moda, o segmento dos calçados pode ser um dos mais lucrativos, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). O grupo identificou que as franquias de sapatos foram um dos ramos de mercado que mais lucrou nos últimos dois anos, movimentando cerca de R$ 5 bilhões.

Assim, se esse é um segmento que te interessa, vale a pena conhecer alternativas que fazem parte desse nicho vantajoso, como a franquia Artwalk. 

Veja as vantagens que ela pode oferecer e outras informações relevantes no conteúdo especial que preparamos, e saiba se esse é um investimento que combina com o seu perfil.

Franquia Artwalk: veja a história dessa franquia de calçados, sneakers e acessórios!

A franquia Artwalk é especialista na venda de calçados sneakers e acessórios. Ela nasceu em 2006 e faz parte do grupo de empreendimentos Afeet.

O surgimento da Artwalk no Brasil veio de uma pesquisa de mercado que identificou a carência de uma empresa que trabalhasse diretamente com o nicho dessa cultura.

No entanto, o seu maior diferencial de marca vem do fato de que ela não oferece apenas sapatos.

O que torna a Artwalk um ícone da moda no Brasil é a sua oferta de estilo, identidade e atitude, compondo não apenas uma roupa, mas também um lifestyle.

Baseada na venda de sneakers e acessórios, a empresa investiu consideravelmente na criação de uma marca que levasse a jovialidade e o espírito rebelde, urbano e conceitual para os seus clientes.

Atualmente, já conta com mais de 35 lojas e está presente em 15 cidades de todo o Brasil. Além disso, a franquia Artwalk também possui representatividade no mercado digital.

A empresa conta com um grande mix de produtos, que engloba a proposta de lifestyle da marca. No entanto, o seu produto carro-chefe são os sneakers de diversas marcas, como:

  • Vans;
  • Adidas;
  • Puma;
  • Nike;
  • New Balance;
  • Converse;
  • Asics;
  • New Era.

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Quanto custa a franquia Artwalk?

Para se tornar dono de uma franquia Artwalk, é necessário investir no mínimo R$175 mil, valor que pode aumentar conforme a estrutura que pretenda criar.

Esse preço corresponde à criação de uma ambientação exclusiva da marca, que replica um espaço urbano e jovial e leva a sério a cultura sneaker.

Como são lojas que se adaptam principalmente aos grandes centros urbanos, galerias e shopping centers, as instalações também são responsáveis por grande parte do custo de implementação da franquia Artwalk.

Confira abaixo um panorama sobre os custos de investimento:

Custos de investimentoValor
Capital de giroEm torno de R$ 10 mil
Taxa de franquiaR$ 60 mil
Taxa de propaganda1,05% sobre o faturamento bruto
Royalties4% sobre o faturamento bruto
Custos de investimento da franquia Artwalk

É interessante verificar que o capital de giro indicado para a montagem de uma franquia Artwalk também é relativamente expressivo.

Isso porque a montagem do estoque é de responsabilidade do franqueado. E como são peças exclusivas, de marcas conhecidas e coleções especiais, isso exige um investimento significativo.

Além disso, como a revenda são de itens de marcas famosas no mercado, é essencial que sejam recolhidas taxas relacionadas aos royalties, custo já previsto quando se trabalha com franquias.

Qual o lucro médio mensal de um franqueado da Artwalk?

A lucratividade média que pode ser alcançada com uma franquia Artwalk gira em torno de R$ 220 mil mensais.

Esse saldo, que também é consideravelmente alto, pode ser compreendido por fatores como:

  • Fidelidade do público-alvo;
  • Ticket médio elevado dos produtos;
  • Mix de produtos disponíveis nas unidades, que envolve sneakers, camisetas, acessórios, entre outros.

Porém, para criar um portfólio que abrange o interesse dos clientes, é necessário efetuar um investimento significativo.

Assim, esses valores devem ser considerados pelos investidores, para ser possível dimensionar em quanto tempo poderão obter o retorno do investimento.

Isso também influencia em sua capacidade de manutenção do empreendimento, antes que ele possa ser, efetivamente, lucrativo.

Entretanto, como a franquia Artwalk trabalha com produtos que possuem um grande apelo de mercado, é possível compreender que o tempo de retorno possui mais chances de se cumprir dentro da expectativa.

Tempo de retorno da franquia Artwalk

A previsão de retorno do investimento em uma franquia Artwalk é de 28 a 36 meses, um prazo dentro da média, mas longo em comparação a outras companhias.

Por isso, esse detalhe também deve ser pensado com cautela por quem cogita investir em uma unidade da loja. Porque, é necessário considerar que, dentro desse período, será necessário adquirir novas coleções ou modelos atualizados que serão lançados.

Esses investimentos entram na conta do capital de giro, e precisam ser robustos o suficiente para subsidiar a operação antes do tempo de retorno.

Além disso, as instalações das franquias Artwalk costumeiramente são em locais onde o aluguel e o m² possuem um valor mais alto. Logo, esse custo também deve ser pensado no momento de avaliar o prazo de recuperação do investimento.

Apesar de lucrativa, a franquia Artwalk é, essencialmente, cara, sendo necessário ter um capital considerável para poder subsidiá-la até que seja autossuficiente na operação.

Como abrir uma franquia Artwalk?

Agora, você sabe como abrir uma franquia Artwalk? Bom, é um processo similar ao de associação a outros modelos de franchising.

No entanto, é importante reforçar que, como a empresa possui uma identidade de marca específica e bem delimitada, o perfil do investidor, nesse caso, é considerado com ênfase.

É por esse motivo que, no processo de associação, as entrevistas e o contato direto dos representantes Artwalk com os interessados é uma das etapas mais importantes.

Além disso, existem outros passos que vale a pena destacar para interessados na franquia Artwalk. Conheça os principais e seus detalhes abaixo:

1. Cadastro e Análise

Para se cadastrar como interessado na franquia Artwalk é necessário acessar a página da empresa e preencher o formulário de associação.

A partir dos meios indicados de telefone e e-mail, os representantes da marca entrarão em contato para marcar uma reunião de apresentação.

2. Reunião de Apresentação

A reunião de apresentação é o primeiro contato da equipe com o possível franqueado. Nela, são demonstrados os detalhes da franquia, incluindo a Circular de Oferta de Franquia (COF), que contém os valores e perspectivas do investimento.

Nessa reunião também ocorre a avaliação inicial do perfil do interessado, a partir de uma primeira análise. Caso esteja dentro dos padrões propostos e buscados pela marca, o pedido é aprovado e o processo segue.

3. Prospecção e Avaliação do Ponto

A próxima etapa da aquisição de uma franquia Artwalk é encontrar o local ideal para a instalação da loja. O modelo é mais voltado para shopping centers e galerias de lojas, com um espaço mínimo de 40 m².

Vale destacar que o local deve ser aprovado pela empresa Artwalk, que enviará técnicos responsáveis para avaliar a instalação proposta.

4. Documentação

Uma vez que a escolha do local ocorre, se inicia o processo de documentação da parceria. Nesse caso, é apresentado o contrato de franquia.

Após a assinatura dos documentos contratuais, eles são submetidos à avaliação do comitê empresarial.

5. Treinamento

Assim que o processo recebe validação por parte do comitê da Artwalk, iniciam-se os treinamentos com a equipe, a fim de desenvolver o franqueado na cultura da marca.

Ele também receberá um treinamento especial, a partir da imersão de 2 dias em uma loja ativa Artwalk, para acompanhar o dia a dia de uma franquia que já está em funcionamento.

6. Inauguração

Finalmente, ao encerrar o treinamento, ocorre a inauguração da loja. Nessa etapa, pode ocorrer a solicitação de algumas ações especiais, previstas pelo departamento de marketing da marca Artwalk.

Com isso, a loja já estará pronta para abrir as portas e iniciar as vendas.


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Perfil de um franqueado da Artwalk

Para se tornar um franqueado Artwalk, a empresa preza que o interessado tenha o seguinte perfil:

  • Possua experiência no varejo, principalmente no segmento de moda;
  • Tenha tempo disponível para se dedicar ao negócio e aprender mais sobre a cultura urbana dos sneakers, além de acompanhar as novidades desse mercado;
  • Residam próximo à unidade;
  • Não seja dono ou sócio de empresas do mesmo segmento, de concorrência direta ou com interesses conflitantes com a proposta da Artwalk;
  • Possua capital próprio para realizar o investimento inicial e para subsidiar a operação até a autossuficiência da franquia.

A franquia Artwalk faz parte de um nicho de mercado onde a representatividade possui importância. Isso porque, indo além da venda específica de calçados, roupas e acessórios, a empresa também trabalha com o pertencimento e a inserção a um grupo de pessoas que possuem a mesma cultura e lifestyle.

Por isso, a companhia investe nos encontros presenciais, a fim de identificar que o interessado em adquirir a franquia compreenda quais são os aprofundamentos da marca. Além disso, também desenvolve diversos treinamentos em equipe, com objetivo de mostrar a cultura da empresa.

Assim, será possível alcançar resultados mais significativos, criando um espaço de vendas que absorva a identidade Artwalk e consiga replicá-la na unidade que será montada.

Para o franqueado, é oferecida uma experiência de imersão em outra loja Artwalk, de forma a conhecer, na prática, como é o dia a dia da empresa.

Vantagens e desvantagens da franquia Artwalk

O público-alvo da franquia Artwalk é bem definido, o que ajuda a criar uma identidade de marca e na composição de um trabalho de marketing. Isso pode ser compreendido como uma vantagem do investimento em uma unidade desta empresa.

No entanto, além dessa questão, ainda é possível identificar mais alguns pontos positivos relevantes nessa decisão. Veja mais sobre os principais:

  • Ticket médio alto dos produtos que são vendidos;
  • Grande mix de ofertas para o público;
  • Não é necessário ter um espaço muito grande. A proposta varia de 40 a 80 m², com indicação ideal de 50 m², segundo o portal Exame;
  • A Artwalk oferece treinamento e suporte em determinados departamentos da empresa.

No entanto, apesar de ser, efetivamente, uma companhia interessante ideia investir, é importante conhecer, também, os pontos negativos dessa decisão. Nesse caso, podemos citar os seguintes detalhes:

  • Necessidade de investir em estoque próprio;
  • Tempo de retorno do investimento é alto;
  • O modelo da franquia é idealmente voltado para shopping centers e galerias, locais onde o aluguel costuma ser mais elevado;
  • É indicado trabalhar com uma equipe de 6 a 8 funcionários, gerando um custo significativo.

A franquia Artwalk vale a pena?

Vale a pena conhecer a franquia Artwalk, uma vez que o seu foco está em um nicho de mercado que possui alta procura e um público fidelizado.

Isso significa que o consumidor dará preferência por consumir os produtos originais, em empresas que compreendam e elevem a cultura urbana e de lifestyle.

Sendo assim, é um tipo de investimento que pode ter maior retorno. Por outro lado, o fato de exigir um aporte significativamente alto faz com que o prazo para recuperar o dinheiro investido seja maior.

Por isso, se estiver ponderando adquirir uma unidade de franquia Artwalk, tenha em mente que deverá lidar com os custos iniciais e com o período de desenvolvimento do negócio, que pode chegar a 36 meses.


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Artwalk no Reclame Aqui

Para oferecer uma visão mais concreta sobre a viabilidade do investimento em uma franquia Artwalk, é importante consultar o índice de satisfação que a empresa tem no portal Reclame Aqui.

Esse site é popular por reunir as avaliações de clientes, com reclamações e opiniões sobre casos e motivos que influenciaram sua experiência para com a empresa em questão. Logo, essas avaliações não se referem ao suporte do franqueador ao franqueado e não refletem a qualidade da franquia em si, mas é importante analisá-las.

No Reclame Aqui, a reputação da Artwalk se divide, com um perfil especificamente voltado para as lojas físicas da marca e outro para a loja online. 

Atualmente, as lojas físicas Artwalk possuem nota de aproximadamente 5.7/10, classificada como ruim no ranking da plataforma. As principais reclamações dos clientes estão relacionadas com o atendimento e com a qualidade do serviço prestado, ou seja, isso é particular de cada unidade franqueada.

Enquanto isso, a loja online da Artwalk possui nota de aproximadamente 5.9/10. As reclamações do e-commerce da marca incluem insatisfação com os itens adquiridos, julgando a qualidade dos sneakers.

Franquia Artwalk: Conclusão

A franquia Artwalk é uma escolha interessante para quem deseja trabalhar com moda, especificamente em um segmento que vem se tornando cada vez mais representativo.

O streetwear oferecido pela marca é, hoje, um dos segmentos mais rentáveis dentro desse nicho, com um público fidelizado e produtos com alto ticket médio.

Por isso, é uma boa opção para considerar se procurar um investimento como esse. No entanto, vale reforçar que, para se tornar dono de uma franquia Artwalk, é necessário realizar um aporte significativamente alto.

Assim, verifique se essa é uma possibilidade em sua realidade financeira e se atende ao perfil buscado pela marca. Caso se adéque aos padrões propostos e se tiver interesse em investir nesse segmento, essa pode ser uma boa oportunidade de negócio.

Para finalizar, que tal conferir alguns dos nossos outros artigos sobre franquias? Talvez você encontre algum post que possa lhe interessar!

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Perguntas Frequentes (FAQ)

  1. Quem é o dono da Artwalk?

    A Artwalk faz parte do Grupo Afeet, do qual também fazem parte das empresas MagicFeet, Tennis Express e Authentic Feet. Esse grupo pertence ao empresário Salomão Salum.

  2. Quanto custa a franquia Artwalk?

    Para se tornar dono de uma franquia Artwalk é necessário investir, no mínimo, R$ 175 mil. Porém, o valor previsto para a criação de uma loja completa, considerando as instalações, estoque e capital de giro pode chegar a R$ 800 mil.

  3. Qual o lucro da franquia Artwalk?

    A média prevista de lucro mensal em uma franquia Artwalk é de R$ 220 mil. O valor é consideravelmente alto, logo o tempo de retorno do investimento também longo, sendo de 28 a 36 meses.

Referências do artigo
    1. Artwalk. “Seja um franqueado”. Link.
    2. Reclame Aqui. “Artwalk – Loja Física”. Link.
    3. Reclame Aqui. “Artwalk – Loja Online”. Link.
    4. Portal EXAME. “Franquia de sapatos Artwalk custa R$500 mil”. Link.
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