Guia completo sobre as principais taxas do cartão de crédito

Se você está procurando informações sobre cartão de crédito, taxas e juros dessa modalidade, precisa entender a influência de suas categorias e funcionamento do seu fluxo de pagamento. Confira tudo aqui.

Escrito por Cris Landa

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Mas, será que existe, realmente, uma opção na modalidade de crédito rotativo sem nenhum custo para o titular e seus dependentes? Esse tipo de oferta sempre gera desconfiança, é natural.

De fato, é preciso saber interpretar essas ofertas de cartão de crédito para não aceitar qualquer condição.

Como funciona o cartão de crédito?

Para o comércio, o cartão de crédito é uma opção de pagamento, mas, para as instituições financeiras, ele é uma modalidade de empréstimo, parcelado ou não, com prazo de quitação de até 40 dias.

Seguindo essa lógica do empréstimo, quando você tem um cartão de crédito aprovado, recebe também um limite para a utilização de acordo com sua análise financeira.

Assim, ao realizar uma compra à vista no cartão, o valor será pago integralmente na próxima fatura e o limite será totalmente liberado.

Porém, se a compra é parcelada de duas ou mais vezes, o limite é comprometido pela somatória das parcelas e vai sendo liberado gradativamente com o pagamento das faturas.

Como funciona o fechamento e vencimento da fatura do cartão de crédito?

O cartão de crédito tem duas datas importantes: o dia do fechamento da fatura e o do pagamento.

É importante saber quais são essas duas datas, pois, a primeira ajuda no controle das compras, ou seja, o dia posterior ao fechamento da fatura é o mais vantajoso para quem deseja prolongar seu pagamento.

Já o vencimento da fatura é a data para seu pagamento e, se não for honrada no prazo, todo o valor pode ser financiado no crédito rotativo incidindo juros, um dos mais altos do mercado, inclusive.

Se você faz o uso correto do cartão, porém, aproveita a flexibilidade para compras e seus benefícios adicionais de acordo com seu tipo e ele vai ser muito vantajoso.

Quais são as taxas do cartão de crédito?

A instituição financeira que oferece o cartão de crédito não pode criar taxas além daquelas que são previstas pelo Banco Central e fiscalizadas pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

As fornecedoras dos cartões de crédito podem, porém, isentar algumas delas de acordo com suas estratégias comerciais. São elas:

  • taxa de anuidade;
  • cobrança para emissão de segunda via do cartão de crédito;
  • tarifa por realizar saque em dinheiro no caixa eletrônico da instituição ou banco 24h;
  • taxa pelo uso do cartão para realizar pagamento de boletos de cobranças ou faturas;
  • cobrança por avaliação emergencial para aumento de limite de crédito;
  • taxa para serviço diferenciado de mensagem de movimentação;

Quais os juros e cobranças extras do cartão de crédito?

Os juros e cobranças extras só são cobrados se a utilização do cartão de crédito exceder seu funcionamento básico e são muito altas, por isso, é fundamental ter um controle sobre o uso.

Observando a fatura do cartão de crédito, algumas cobranças extras e juros podem aparecer, entre eles:

  • Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que incide nas compras no exterior, saques em dinheiro, pagamento de contas, atrasos e financiamento integral ou parcial da fatura;
  • juros no saque com cartão de crédito, pagamento de contas, atraso e financiamento da fatura;
  • multas, no atraso do pagamento da fatura;

Ou seja, o esquecimento do pagamento da fatura em um dia, pode gerar, pelo menos, o pagamento do IOF e juros proporcional ao valor e tempo de atraso, além da multa se estiver prevista em contrato.

Se você usou o cartão para aproveitar um desconto imperdível em uma compra, por exemplo, pode perder todo ele ao atrasar o pagamento, não é mesmo?

É bom lembrar que todas as informações sobre as taxas e juros cobrados no cartão de crédito devem estar discriminadas no contrato do cliente e, normalmente, ganham uma página exclusivamente para elas, o CET.

O demonstrativo do Custo Efetivo Total (CET) é obrigatório estar discriminado em todas as operações de crédito, como é o caso do cartão de crédito.

Agora que você entendeu melhor o funcionamento do cartão de crédito, quais são seus principais tipos, taxas e cobranças, pode escolher qual deles vai trazer mais vantagens para sua gestão financeira, certo?

A oferta de cartão de crédito taxa zero pode até ser atraente mas, na prática, o que vale mesmo é o uso correto da modalidade.

Se você achou esse conteúdo válido para sua gestão financeira, aproveite esse momento e assine a newsletter do iDinheiro para receber toda semana conteúdos exclusivos sobre o que importa para o seu dinheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp