Consorciado: entenda o que significa e como se tornar um

Você sabe o que é ser um consorciado? Veja a definição sobre o que significa esse termo do consórcio.

Escrito por Eduarda Fernandes

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O que é um consorciado?

Um consorciado é como se chama o indivíduo que faz parte de um de um consórcio, que é um sistema de compra em grupo em que as pessoas se reúnem para adquirir um bem em comum, como uma casa ou um carro, e depositam mensalmente uma quantia no fundo comum.

A cada mês, algum membro desse grupo, será contemplado com o bem através de um sorteio ou de um lance. Em resumo: o consorciado é quem faz parte e contribui para um consórcio mensalmente. 

Como se tornar um consorciado?

O primeiro passo para ser um consorciado é saber qual bem deseja adquirir e procurar por uma administradora confiável que atenda às suas necessidades. Existem administradoras que oferecem consórcios para carros, motos, caminhões, casas e até produtos eletrônicos. Escolhendo a administradora, ela irá te explicar as condições do contrato e o valor da carta de crédito de acordo com a sua escolha. 

Veja a seguir uma lista com diferentes modalidades de consórcio:

Como são formados os grupos entre consorciados?

Os grupos entre consorciados são formados através das administradoras. Essas empresas são especializadas nessa forma de compra, que é legalizada pelo Banco Central e 100% segura se estiver dentro dos parâmetros legais. 

Como mencionamos acima, existem consórcios para diversos fins, então a empresa irá reunir um grupo que tenha interesses comuns, como, por exemplo, pessoas que desejam comprar um apartamento no valor de R$200.00,00, e assim, a administradora irá reunir esse grupo específico, cuidando da gestão financeira, realizando os sorteios e lances e prestando suporte aos consorciados. 

Como acontece a contemplação do consorciado?

A contemplação é o momento no qual um dos consorciados é escolhido para obter a carta de crédito necessária para a compra do bem. Ela pode ser feita de 2 maneiras: por sorteio ou lance.

O sorteio é feito nas assembleias de consórcio, escolhendo um dos membros aleatoriamente, já os lances funcionam da mesma maneira que um leilão: o membro que oferecer o maior lance leva a carta de crédito e antecipa sua contemplação. 

Termos relacionados

  • administradora
  • assembleia
  • contemplação
  • cota
  • lance
  • sorteio
  • taxa de administração

Perguntas frequentes sobre consorciado

  1. Quem é o devedor consorciado?

    O participante que paga as parcelas e um consórcio mensalmente.

  2. Quem é o credor consorciado?

    O credor é a empresa que está recebendo e cuidando dos fundos do consórcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp