Como ganhar dinheiro com fotografia: O seu guia completo

A área da fotografia oferece diversas possibilidades interessantes para gerar renda. Veja como as principais delas funcionam, além de conferir dicas importantes.

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Saber como ganhar dinheiro com fotografia nos dias de hoje pode ser bastante interessante para quem deseja faturar uma boa renda extra.

Afinal, mesmo que a tecnologia atual crie celulares cada vez mais modernos que conseguem captar imagens de alta qualidade, muitas pessoas ainda não abrem mão de contratar profissionais para que os registros mais importantes sejam feitos pelas lentes de quem realmente entende sobre o assunto.

Sendo assim, pensando em ajudar você a aprender como ganhar dinheiro com fotografia, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre esse mercado, além das principais dicas para se destacar como um profissional da área. Confira!

Como ganhar dinheiro com fotografia dando aula?

Caso você já tenha experiência na área e possua conhecimentos avançados sobre fotografia, uma opção interessante para faturar uma renda extra pode ser dar aulas.

Você pode abrir turmas para dar aulas presenciais, criar um canal sobre fotografia no YouTube ou, se preferir, pode até mesmo elaborar um curso e vender em plataformas online, como a Udemy.

O importante é transmitir seus conhecimentos e paixão pela fotografia para os alunos interessados. Você pode ensinar coisas básicas da área, truques importantes, dicas e muito mais.

A Udemy, inclusive, também oferece cursos de profissionais capacitados na área para quem deseja se especializar ainda mais na fotografia.

Como ganhar dinheiro com fotografia na internet?

A internet possibilitou que muitas pessoas tenham imagens como inspiração para criar conteúdo. 

Mais do que isso, atualmente, também é possível utilizar o acervo pessoal de fotos para enriquecer ainda mais conteúdos digitais e trabalhos audiovisuais. 

Desta forma, a demanda de fotos na internet, certamente, nunca esteve tão em alta como nos últimos anos. 

Por isso, muitas plataformas surgiram durante este período. Nesse sentido, fotógrafos podem expor os seus trabalhos, enquanto pessoas que buscam por imagens encontram as melhores opções. Tudo isso em um só lugar!

Inclusive, esses sites e bancos de fotos costumam ser uma das melhores fontes de renda para quem quer aprender a como ganhar dinheiro com fotografia. Afinal, eles servem como uma vitrine para os profissionais e promovem maior visibilidade dos seus trabalhos. 

Sendo assim, para facilitar a sua procura de opções para vender suas fotos na internet, separamos os principais sites e bancos de fotos. 

Shutterstock

Uma das principais opções de sites para a venda e compra de fotos é o Shutterstock

Este é um dos mais tradicionais e populares, visto que é utilizado por pessoas do mundo inteiro. 

Sua versão brasileira segue as regras da Americana. Sendo assim, é cobrada uma comissão de 20% a 30% sobre o valor de venda de cada uma das imagens.

Além disso, para fazer o cadastro no Shutterstock é preciso enviar inicialmente pelo menos 10 fotos. Elas serão avaliadas por uma equipe da plataforma, e, após a aprovação, será possível realizar o download do conteúdo desejado. 

Photo Shelter

Um pouco diferente das demais opções do mercado, o Photo Shelter oferece ao usuário a possibilidade de criar a sua própria loja virtual de fotografias.

Basicamente, essa plataforma funciona como uma vitrine de divulgação e venda do trabalho. Esse site também possui outro diferencial que são os planos mensais. 

Eles possibilitam que os fotógrafos paguem entre 10 e 50 dólares por mês. Quanto mais completo o plano, menor será a taxa de comissão cobrada por cada uma das fotos. 

Dreamstime

Outra possibilidade é o banco de fotos Dreamstime. Aqui, o modelo de negócios costuma ser bastante interessante.

De forma resumida, o profissional que deseja saber como ganhar dinheiro com fotografia, e quiser utilizar este site como divulgador do seu trabalho, ganhará de comissão 10% a mais. Ela será efetivada caso uma venda de imagem exclusiva do site aconteça.

Porém, assim como o marketing de afiliados, você precisa estar participando do programa da plataforma, com um link fazendo o rastreio das suas vendas.

As comissões dos fotógrafos para as imagens baixadas na plataforma que também estão em outros bancos e sites, neste caso em específico, podem variar de 20% a 50%

Adobe Stock

Uma dos bancos de imagens mais famosos do mundo é o Adobe Stock

Sua popularidade está diretamente relacionada com a interface que permite que os fotógrafos importem imagens dos programas e aplicativos de edição do grupo Adobe. 

Entre um dos seus maiores diferenciais, podemos destacar a possibilidade de realizar uma conexão entre a plataforma e o Photoshop ou Lightroom, de maneira automática, por exemplo. 

Nesse banco de imagens, o fotógrafo costuma receber uma comissão de 33% por cada imagem vendida. 

E, devido a sua visibilidade, é comum que o sucesso das fotos seja em geral maiores do que o das outras opções do mercado. 

Como ganhar dinheiro com fotografia vendendo fotos para agências?

Além dos bancos de imagens e sites, uma outra alternativa de como ganhar dinheiro com fotografia é realizar a venda das suas fotos, diretamente para agências do segmento.

Normalmente, elas já possuem clientes fixos e conseguem destinar as imagens do banco para os interessados com maior facilidade. Inclusive, é comum que as agências de fotos tenham também cunho mais comercial.

Podendo assim, ser uma porta de entrada para vendas para empresas parceiras que utilizam frequentemente o serviço de compra de fotografias.

Por isso, também separamos algumas das opções mais interessantes deste universo para que você, realmente, conheça todas as possibilidades.:

Alamy

A Alamy é uma das maiores agências de fotos em operação no mundo.

 Presente em 173 países, a comissão paga para os fotógrafos pode chegar a até 50% do valor da venda. 

Para os estudantes, essa é uma das opções mais vantajosas, já que, nos dois primeiros anos de parceria, a empresa disponibiliza o valor integral das vendas para pessoas que ainda são alunas de cursos de fotografia da própria empresa.

123 RF

Outra opção de agência é a 123 RF. Esse negócio, costuma contar com mais de 100 mil colaboradores ao redor do mundo e oferece muitas dicas e tutoriais para contribuir para o desenvolvimento dos parceiros.

Além disso, se você quer saber como ganhar dinheiro com fotografia de maneira simplificada, utilizar o método de comissões também pode ser uma alternativa bem interessante. 

Isso porque além de estar vendendo parte dos direitos autorais, será possível escalar as vendas de maneira eficiente e lucrativa. 

Ganhe dinheiro como fotógrafo freelancer

Além dos bancos de imagens, também é possível estudar como ganhar dinheiro com fotografia atuando como freelancer. 

Nesse mercado existem diversas oportunidades com baixo investimento e ideias para pessoas que ainda não querem abrir o próprio negócio ou que, simplesmente, buscam uma renda extra.

Confira abaixo, algumas oportunidades de negócios para você atuar como fotógrafo autônomo.

Airbnb

O que muitas pessoas não sabem é que pelo site do Airbnb também é possível disponibilizar alguns serviços ligados ao setor de hotelaria.

E um deles, certamente, é o de fotografia. Através do site, os clientes podem procurar por profissionais da área de acordo com localização e comparar os preços. 

Para cidades turísticas, o serviço é ainda mais procurado. Por isso, essa pode ser uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro durante as férias ou feriados. 

Venda de quadros

Para a decoração de ambientes, é muito comum que as pessoas utilizem quadros com imagens. 

Sendo assim, é possível desenvolver técnicas de como ganhar dinheiro com fotografia oferecendo os produtos já emoldurados.

Concursos de fotografia

Atualmente, também é possível utilizar os concursos de fotografia como uma fonte de como ganhar dinheiro com fotografia.

Afinal, é comum que eles paguem prêmios interessantes e invistam na visibilidade dos fotógrafos e das melhores imagens. Inclusive, a Confederação Brasileira de Fotografia sempre divulga esses concursos em seu site.

Editor

Em plataformas como Workana e 99 Freelas é comum que existam projetos de pessoas que procuram profissionais que saibam editar fotos e imagens para terceirizar esse trabalho. 

Sendo assim, essa é uma ótima oportunidade para freelancers. 

Também é importante ressaltar que, apresentar um portfólio de trabalhos já realizado, pode ser um diferencial que leva a contratação dos serviços. 

Dicas para ganhar dinheiro como fotógrafo

O mundo da fotografia também dá espaço para pessoas que querem se tornar profissionais e terem este trabalho como principal fonte de renda. 

No entanto, é comum que essas oportunidades de profissionalização exijam um maior investimento inicial em câmeras e até mesmo estúdios. 

Confira abaixo, algumas dicas de como ganhar dinheiro como fotógrafo, trabalhando em diferentes segmentos.

Fotografe eventos

Registrar momentos importantes da nossa vida, faz parte da cultura de todas as pessoas, de modo geral. 

Por isso, se você decidir focar em como ganhar dinheiro como fotografia, se especializando nesta área, certamente poderá atuar em eventos como:

  • Casamentos;
  • Festas de aniversários;
  • Chás de bebês;
  • Pré wedding;
  • Ensaios externos;
  • Entre outros.

Para ser contratado para esse tipo de trabalho é fundamental apresentar portfólios atrativos e ter redes sociais para a divulgação e alcance de novos clientes. 

A marca e o nome do fotógrafo também podem ser um diferencial no momento da escolha. 

Fotos de estúdio

As fotos de estúdio também são muito procuradas, principalmente quando falamos sobre ensaios específicos que demandam certa técnica, como:

  • Newborn;
  • Sensual;
  • Temático;
  • Boudoir.

Perguntas frequentes

  1. Vale a pena aprender como ganhar dinheiro com fotografia?

    Sim, pois essa pode ser uma ótima forma de garantir uma renda extra no final do mês. Além disso, como foi possível ver ao longo deste artigo, este nicho de mercado possui um potencial muito grande de crescimento.

  2. O que mais dá dinheiro na fotografia?

    Todas as opções que listamos neste conteúdo permitem ter ganhos bem positivos. No entanto, pode-se dizer que a fotografia publicitária é um dos nichos mais rentáveis da área.

  3. Quanto cobrar pelo seu trabalho com fotografia?

    É fundamental que o valor cobrado seja baseado no quanto será gasto de material, caso tenha revelação ou envio digital por meio de pen-drives ou CDs. Além disso, também é preciso entender quantas horas o trabalho demandará. Uma excelente maneira de fazer isso é buscar calculadoras online que precificam o seu tempo de acordo com a demanda específica.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as novidades sobre como aumentar a renda de maneira efetiva. 

2 comentários

  1. Martins molhongo

    Quero divulgar e ganhar dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp