Saber como ganhar dinheiro com impressora 3D interessa não somente para quem pretende ter uma renda extra, mas também para aqueles que pensam em fazer desse negócio a sua fonte de renda principal.
Nos últimos anos, as impressoras 3D vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e provavelmente em pouco tempo, elas devem se tornar um acessório comum nos ambientes corporativos e até mesmo em nossas residências.
Hoje, já é possível encontrar produtos totalmente criados a partir da impressão 3D em empresas, casas e no comércio de um modo geral.
Esse tipo de impressão, também conhecido como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.
Essas prototipagens rápidas começaram a ter um papel muito importante em alguns setores industriais e com o passar do tempo foram ganhando terreno em muitas outras áreas que vão desde protótipos para arquitetura e engenharia até a parte de criação de miniaturas colecionáveis.
Existem diversos meios para aprender sobre impressão 3D, inclusive alguns gratuitos, como sites, blogs e canais do YouTube. Outros exigem algum investimento como os cursos especializados.
Melhores opções de como ganhar dinheiro com impressora 3D
1- Explore o mercado de personalizados;
2- Faça protótipos para arquitetura e engenharia;
3- Aproveite o mercado da moda;
4- Lucre com o mercado odontológico;
5- Crie miniaturas colecionáveis;
6- Fabrique acessórios para Nerf;
7- Explore o mercado gastronômico;
8- Venda acessórios para drones e aeromodelos;
9- Ofereça cursos de capacitação.
Gostou da ideia de ganhar dinheiro com impressora 3D? Então veja mais detalhes sobre cada uma dessas opções.
1- Explore o mercado de personalizados
O mercado de personalizados já vem se destacando há algum tempo como uma boa oportunidade de negócio.
E uma das grandes vantagens da impressão 3D é a capacidade que ela tem de personalizar produtos em comparação com outros processos de fabricação sem ter gastos extras com isso.
Por exemplo, na usinagem, para personalizar um produto é necessário levar em consideração o custo com ferramentas e tempo de produção, além de outros consumos.
Já na impressão 3D isso não é necessário, uma vez que basta somente ter o arquivo do modelo, onde alguns são facilmente encontrados gratuitamente na internet.
Diante disso, projetos originais e únicos são excelentes opções a serem exploradas. A Adidas e a Nike, por exemplo, já estão lançando tênis com partes impressas. Isso significa que as grandes marcas espalhadas pelo mundo já estão visando a possibilidade de personalizar seus produtos para os clientes.
2- Faça protótipos para arquitetura e engenharia
Os setores de arquitetura e engenharia são outras boas opções para você oferecer seus produtos ou serviços de impressão 3D. Protótipos impressos podem substituir peças que são feitas manualmente e que levam até mesmo dias para serem produzidas.
Por ainda ser um modelo de negócio considerado inovador esse tipo de serviço chama a atenção, e por esse motivo muitos engenheiros e arquitetos estão aderindo para apresentarem seus projetos com algo mais físico e tangível.
Como as maquetes no caso da arquitetura e os protótipos na engenharia, por exemplo, que certamente agregam valor aos projetos e podem fazer a diferença no momento da venda.
Uma coisa é certa, se você investir em uma boa estratégia de divulgação do seu negócio, logo os clientes aparecerão.
3- Aproveite o mercado da moda
O mercado da moda é outro que pode ser muito bem explorado pela tecnologia 3D. Ele chama a atenção pelo grande apelo na customização dos produtos que podem ser criados utilizando os recursos da impressora 3D.
Uma das características desse mercado e que pode valer muito dinheiro é a possibilidade do cliente ter um produto único e personalizado.
Cada vez mais a moda demanda um alto nível de customização nos seus produtos e os consumidores estão sempre antenados nesse sentido.
Da mesma forma que é possível decorar a sua casa com itens produzidos na impressora 3D, também é possível a produção por meio da manufatura aditiva de itens de moda como pulseiras, brincos, jóias, jaquetas, sapatos e bolsas.
O que é muito bom para os empreendedores desse mercado, uma vez que a tecnologia 3D é uma opção mais rápida e segura nesse sentido.
4- Lucre com o mercado odontológico
O mercado odontológico é outro que está aderindo às aplicações da impressão 3D. Com isso, a era dos modelos de gesso pode estar chegando ao fim, uma vez que é muito mais rápido, prático e interessante utilizar moldes impressos.
Ademais, os profissionais da área estão recorrendo cada vez mais a tecnologia para treinamento e preparação de cirurgias. Onde o cirurgião pode simular toda a intervenção cirúrgica antes do procedimento, por meio de uma réplica da região a ser operada no paciente.
O que certamente proporciona melhores tomadas de decisões e menos tempo, causando um desgaste menor ao paciente.
5- Crie miniaturas colecionáveis
O mercado de miniaturas colecionáveis vem crescendo no Brasil, inclusive existem pessoas dispostas a pagar bem para ter artigos exclusivos como action figures ou miniaturas de carros em sua prateleira.
A impressão 3D, além de possibilitar ajustes finos nesses itens, possui a grande vantagem de não ser necessário manter um estoque parado, uma vez que as impressões podem ser feitas de acordo com a demanda.
Uma outra maneira de agregar ainda mais valor nesse segmento é oferecer pinturas e acabamentos personalizados para as miniaturas.
6- Fabrique acessórios para Nerf
A Nerf é uma das empresas fabricantes de armas de brinquedo, aquelas mesmo que você brincava quando criança, lembra?
No entanto, acessórios para essas formas como miras e silenciadores estão em alta nesse mercado.
Para você ter uma ideia, um modelo completo dessas peças impresso em 3D pode custar até R$ 300, o que dá uma boa margem de lucro.
E o melhor de tudo, que para começar, você encontra facilmente diversos modelos prontos para fazer download em sites como o Thingiverse e outros similares.
7- Explore o mercado gastronômico
A gastronomia é outro nicho de mercado muito bom para ser explorado pelo proprietário de uma impressora 3D.
Prova disso é que há muitos empreendedores ganhando dinheiro imprimindo cortadores de biscoitos personalizados.
A impressão 3D na culinária é outro bom exemplo, onde ela consegue reunir criatividade e customização para produzir verdadeiras obras de arte. Como formas para bolos com design diferenciados, cortadores e outras ferramentas utilizadas na cozinha.
8- Venda acessórios para drones e aeromodelos
Uma outra ideia que vem dando certo para muita gente é a de impressão de acessórios como rodas, hélices e demais peças para drones e aeromodelos que podem precisar de reposição.
Os drones e aeromodelos são produtos que entraram de vez no mercado e estão fazendo um sucesso muito grande frente a um público que não para de crescer.
Este nicho, por estar em plena expansão, oferece alguns modelos prontos na internet como também a capacidade de criar e personalizar esses modelos 3D para os clientes.
9- Ofereça cursos de capacitação
Apesar das diversas opções existentes para ganhar dinheiro com impressora 3D, para criar ou somente imprimir seus modelos, será necessário ter algum conhecimento para embasar o trabalho.
E se você possui esse conhecimento, repassá-lo para outras pessoas e ainda ganhar dinheiro com isso pode ser uma opção interessante, não é mesmo?
A área de impressoras 3D vêm crescendo em muitos ramos do mercado, e com isso, os cursos de capacitação nessa área acabam sendo bem requisitados.
Seja por aqueles que estão entrando agora nesse mercado ou até mesmo para quem já está nesse ramo a um tempo e pretende apenas “se reciclar” para ficar por dentro das novidades.
Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com impressora 3D
- Como saber qual impressora 3D comprar?
Para saber qual impressora 3D é a melhor opção para o seu negócio, é preciso analisar quais serão os tipos de peças criadas, os materiais utilizados e as dimensões das impressões. Depois de fazer essa análise, opte por um modelo de uma marca referência no mercado e que ofereça um suporte especializado caso ocorra algum problema.
- Impressora 3D dá dinheiro?
Sim, se você trabalhar em um mercado que você já conheça, fizer pesquisas para entender o seu público e formular um bom plano de negócio, é possível ganhar uma boa renda trabalhando com impressora 3D.