Cursos de inglês gratuitos: onde encontrar as melhores opções online?

Se você busca cursos de inglês gratuitos que te ajudem a dar os primeiros passos no idioma, o iDinheiro separou algumas dicas. Leia agora!

Cristina Boscolo
Cristina Boscolo

Cursos de inglês gratuitos: onde encontrar as melhores opções online?

 

Em tempos em que o distanciamento social tornou-se parte da rotina, aproveitar o tempo livre para desenvolver novas habilidades começou a fazer parte da rotina de muita gente.

E quando o assunto é aprender algo novo, falar inglês ganha destaque entre as atividades mais procuradas por pessoas de todas as idades.

Continua após a publicidade

Afinal, o idioma é o mais falado do mundo e seu domínio abre portas profissionais, amplia as possibilidades de turismo e derruba todo tipo de barreira de comunicação mundo afora.

Pensando nisso, se você ainda não fala inglês ou caso precise melhorar seu conhecimento no idioma, lembre-se de que nunca é tarde!

Continua após a publicidade

Atualmente, com uma ajudinha da tecnologia, é possível aperfeiçoar o vocabulário e tirar de vez do papel o sonho de falar outra língua.

Então, se você busca um curso de inglês online que te ajude a dar os primeiros passos nessa missão, o iDinheiro separou algumas dicas.

Continue lendo para conhecer cada uma delas!

É possível aprender inglês em casa?

Como já falamos anteriormente, a tecnologia tem o poder de facilitar o aprendizado de muitas habilidades no dia de hoje.

Visto que aplicativos, vídeos no YouTube e tutoriais estão a apenas alguns cliques de distância e é cada vez menos complicado ter acesso a esse tipo de material.

Continua após a publicidade

Ser autodidata, entretanto, pede por esforço e disciplina do aluno.

Vale lembrar que, quando não há um compromisso físico em que você precisa se deslocar até uma sala de aula ou nem mesmo cobranças por parte de um professor no dia a dia, fica mais difícil manter a dedicação e acompanhar todas as aulas, já que depende somente do estudante.

Ainda assim, caso você seja uma pessoa focada e que leva seus objetivos até o fim, é mais do que possível aprender inglês em casa por meio das mais variadas ferramentas.

Para isso, a dica é pré-determinar um dia e um horário para estudar semanalmente e, assim, não perder a frequência de estudos.

Onde os cursos de inglês gratuitos (e online) entram nessa história?

Se você decidiu aprender inglês sozinho em casa, precisa também escolher um método para fazer esse objetivo acontecer.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, buscar cursos de inglês online (e por vezes gratuitos) é uma ótima maneira de aprender o idioma de forma completa, já que estudar pela internet, afinal de contas, tem suas vantagens.

Nos cursos online, você acaba ganhando a oportunidade de ouvir pessoas nativas falando o idioma (praticando o listening), pode aproveitar para repetir essas palavras (desenvolvendo a fala) e, de quebra, entender melhor a gramática e as maneiras de escrever em inglês.

Cursos de inglês gratuitos: onde encontrar?

Graças à tecnologia, está cada vez mais fácil encontrar cursos de inglês online gratuitos tanto para acessar pelo computador, quanto para acessar pelo celular.

A seguir, selecionamos algumas ótimas opções.

BBC Learning English

Veículo de comunicação amplamente conhecido no mundo todo, a BBC tem uma seção especial em seu site para aqueles que querem aprender inglês.

Continua após a publicidade

No BBC Learning English, o aluno encontra textos, áudios, vídeos e cursos completos de forma gratuita.

British Council

O instituto cultural do British Council, instituição britânica bastante conhecida por difundir a cultura do país, oferece cursos online gratuitos para pais, alunos e professores dos mais diversos níveis.

Cambridge English

Ligada à famosa Universidade de Cambridge, a Cambridge English é uma instituição que oferece dezenas de materiais gratuitos como jogos, cursos, atividades e muito mais para que alunos e professores possam desenvolver suas habilidades no idioma inglês.

ESOL Courses

O ESOL Courses oferece materiais gratuitos de gramática, cultura americana, cultura britânica, músicas e inglês para trabalho. O conteúdo é voltado a alunos e professores e atende diversos níveis de conhecimento.

Continua após a publicidade

Aplicativos para celular 

Aprender inglês enquanto se desloca para o trabalho, no transporte público ou mesmo naquele tempo vago entre um compromisso e outro pode ser bastante prático para quem tem o dia a dia cheio.

Atualmente, existem muitos aplicativos para celular que possibilitam esse aprendizado. Conheça alguns deles:

Neste artigo do iDinheiro você encontra uma lista com 11 aplicativos com o mesmo objetivo. Não deixe de ler!

Bônus: outras formas de aprender inglês sem pagar nada

Quem quer aprender inglês de maneira gratuita pode (e deve!) aproveitar todas as oportunidades. Por isso, considere também buscar esse tipo de conteúdo em outras plataformas, como as que apontaremos a seguir.

Perfis no Instagram

Com certeza você tem o costume de navegar por horas a fio pelo Instagram.

Então, que tal tornar esse momento também produtivo? Por lá, também é possível encontrar alguns perfis que te ajudam a desenvolver suas habilidades em inglês. Veja alguns:

Continua após a publicidade

Canais no YouTube

Nos últimos anos, o YouTube tem se mostrado uma plataforma bastante eficiente quando o assunto é educação – já que assistir um vídeo pode ser uma ótima maneira de assimilar um novo conteúdo.

Conheça alguns canais que falam sobre aprender inglês.

Filmes e músicas

Assistir filmes e escutar músicas no idioma que você pretende aprender é sempre uma ótima maneira de se habituar com a pronúncia e ampliar o vocabulário.

No caso das músicas, procure montar uma playlist com músicas lentas no início, para que você consiga entender as palavras com calma e, assim, comece a entrar em contato com o idioma aos poucos.

Já no caso dos filmes, o ideal é assistir com áudio e legendas em inglês, para que você ouça e leia ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, uma boa dica para começar é, sem dúvidas, assistir a títulos que não tenham enredos muito elaborados, como por exemplo desenhos animados.

Assim, você consegue dar início com um vocabulário mais simples e sem palavras muito rebuscadas.

Conclusão

Aprender inglês nos dias de hoje está mesmo mais fácil do que nunca!

Por meio de materiais disponibilizados online, cursos gratuitos, aplicativos, músicas, séries e filmes, tornou-se cada vez mais possível assimilar o novo idioma e ampliar o vocabulário daqueles que já têm uma base na língua.

Vale lembrar que todas as dicas que demos por aqui também são válidas para manter o inglês em dia.

Isso quer dizer que, depois de aprender, é importante que você continue praticando para não perder o jeito e manter suas habilidades sempre frescas na memória!

Quer receber mais dicas como essa? Assine a newsletter do iDinheiro e não perca nenhum conteúdo novo!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.